26 setembro, 2007

My Space no Celular !!!!

A "toda poderosa" FOX está querendo colocar o My Space no Celular. Em uma versão adaptada, a idéia é permitir que o susuário do my space possa potencializar sua rede de contatos em qualquer lugar a partir do seu celular. Está atitude visa acompanhar a tendência cerscente de acesso à internet pelo celular.

Bom, agora um questionamento: imaginem que todas as operadoras de telefonia celular estào de olho nesse acesso à internet pelo celular (WAP) e, além disso, algumas possibilitam o acesso à internet via telefonia celular a partir de um notebook (Vivo ZAP / ) utilizando um dispositivo como uma placa PCMCIA ou um modem USB, será que terá utilidade uma cidade coberta por uma rede wifi via hostspots? Claro, que esta questão está voltada apenas à questão de acessibilidade, existem outras questões como por exemplo a cobertura da operadora, a velocidade de conexão, etc.

Legal ter acesso à internet e seus aplivativos pelo celular, mas a velha telinha... me incomoda...

21 setembro, 2007

Boas noticias para as producoes locais

Os profissionais de rádio e televisão esperam ansiosos por uma abertura na grade nacional para as produções locais, fundamental para os profissionais que estão e que chegarão no mercado.


Globo defende cotas regionais em rádio e TV

Evandro Guimarães diz em comissão do Senado que é preciso considerar diferenças locais

Alexandra Bicca

14/09 - 12:56

O vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães, afirmou na quinta-feira, 13, durante audiência pública na Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social da Comissão de Educação do Senado, que a definição de reserva de espaço nas programações das emissoras para conteúdo regional é de extrema importância, dadas as características do Brasil. Guimarães disse ainda que o projeto de Lei 59/03 da Câmara, que estabelece percentuais mínimos para veiculação de conteúdos regionais na programação de emissoras de rádio e televisão, precisa ter o debate aprimorado para se chegar a uma fórmula ideal de programação nacional com conteúdos regionalizados.

Para Guimarães, a decisão sobre os percentuais deverá levar em conta as características específicas de cada região, e não pode haver uma regra uniforme sem levar em conta essas particularidades. Segundo ele, nem todas as regiões têm condições econômicas para essas produções devido à falta de um mercado publicitário forte que financie essa programação regionalizada. Guimarães disse que algumas regiões metropolitanas têm mais condições de financiar essas produções locais, pois têm condições mercadológicas mais sólidas.

De acordo com ele, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da qual é conselheiro, vem contribuindo nessa discussão e acredita que a participação será fundamental para que os parlamentares possam estabelecer os percentuais. "Os parlamentares devem pensar que a decisão vá indicar o mínimo necessário para que os mercados locais tenham serviços prestados com características locais", disse.

No Futuro... Novas Leis!!!!!

As mudanças tecnológicas são seguidas tmbém por mudanças nas legislações. Em breve, teremos novas leis nas telecomunicações...


Telecomunicação esperará por nova legislação

Ministro Hélio Costa afirma que matérias como estas precisam ser amplamente debatidas entre empresários da radiodifusão, setor de telefonia e parlamentares

Alexandra Bicca, de Brasília

18/09 - 12:45

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta segunda-feira, 17, durante a abertura da Conferência Nacional Preparatória de Comunicações que acontece em Brasília até quarta-feira, 19, que o setor de telecomunicações terá que esperar mais um ano por uma nova legislação.

Costa afirmou que matérias como essas precisam ser amplamente debatidas entre empresários da radiodifusão, setor de telefonia, parlamentares e tudo isso com a participação da sociedade, a exemplo do que aconteceu nos Ministérios das Cidades e Meio Ambiente com a realização das conferências nacionais das Cidades e do Meio Ambiente, respectivamente.

O ministro quer também fóruns como esses para ampliar o debate da atualização dos marcos regulatórios da comunicação. Ele afirmou que a partir desta discussão será possível encaminhar projetos de consenso para votação no Congresso. "O Congresso dá o caminho para que as leis sejam feitas e cumpridas, por isso deve ser feito o debate com a sociedade para auxiliar o país na construção de propostas para enfrentar a revolução que ocorrerá nos próximos meses", disse o ministro.

A idéia, segundo ele, é realizar conferências estaduais e municipais para que cada região discuta com todos os setores envolvidos estas temáticas. Este debate pode ajudar os estados a encontrar mecanismos para ampliar o acesso da população à internet e também à telefonia. Costa até brincou dizendo que, quem, sabe, a partir desta discussão alíquotas de impostos sobre os serviços de telecomunicações possam ser reduzidas e com a conseqüente redução dos custos de operação às empresas possam oferecer preços acessíveis nas ligações telefônicas, fazendo com que a população possa telefonar mais e não apenas receber chamadas deixando de ter um aparelho "pai de santo: só recebe chamadas".

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, disse que a conferência deve auxiliar na elaboração de proposta para realização de uma reforma geral nos marcos regulatórios das telecomunicações. Já o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Júlio Semeghini (PSDB-SP), afirmou que a proposta dos parlamentares é tocar o mais rápido possível todas as matérias que dizem respeitos ao setor de telecomunicações. Ele, porém, reconhece que o tema é polêmico e precisa ser debatido, mas evita das datas para apreciação de matérias e dá a entender que os projetos podem sim ficar para o próximo ano.

"Não há uma data para quando é que essas coisas vão acabar", afirmou Semeghini. A Conferência Nacional Preparatória de Comunicações é uma promoção do Ministério das Comunicações, as Comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado e a Anatel.

Mes de Comemoracoes para o radio no Brasil

Mais uma festinha !!!!!

Entidades mineiras celebram 85 anos do rádio (do Meio e Mensagem)

Comemorações contam com campanha em mídia, sessão solene na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e realização da sétima edição do Prêmio Força do Rádio

Fernando Murad

20/09 - 18:48

O Grupo dos Profissionais do Rádio de Minas Gerais (GPR-MG), o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Minas Gerais e a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) lançaram uma campanha comemorativa pelos 85 anos da primeira transmissão de rádio no País. A ação conta com um spot de 45 segundos, criado pela Ancarc Comunicação, que está sendo veiculado nas principais emissoras do estado.

O dia do rádio é comemorado 25 de setembro, data escolhida como homenagem ao nascimento de um dos precursores da mídia no País, Edgard Roquette-Pinto. Na segunda-feira, 24, a celebração do aniversário contará com uma Sessão Solene da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, da qual participarão as entidades, profissionais de comunicação e autoridades.

Um dia depois será a vez da festa de entrega dos troféus da sétima edição do Prêmio Força do Rádio, iniciativa do GPR que destaca os melhores spots e jingles produzidos no estado. O prêmio tem o apoio da Amirt e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Minas Gerais.

Serão laureadas as melhores peças nas categorias governo, institucional, varejo, serviço e indústria. Este ano 27 agências se inscreveram, totalizando 160 peças. A premiação ainda contempla o melhor profissional de atendimento de rádio e a melhor peça produzida por universitários.

Internet pode... Radio Pirata nao pode ?!?!?!

Acesso wireless dentro do avião está sendo testado... quer dizer, para atacar as Rádios Piratas vale tudo, até culpar por um "possível" acidente aéreo. Para acessar a internet sem fio (via radiofrequência) tá liberado, cadê a coerência ?!?!?!?! (Caros, isto é apenas uma provocação !!!)


Tue Sep 18, 7:21 PM ET
Alaska Airlines said Tuesday it will be the first U.S. carrier to test a satellite-based in-flight wireless Internet service next year and may equip its entire fleet.

There have been several moves across the industry to offer passengers Internet access while they're traveling.

Seattle-based Alaska plans to install Westlake Village, Calif.-based Row 44 Inc.'s broadband service on one Boeing 737 jet next spring.

Row 44's system is designed to work over water and across international borders. Alaska Airlines said the service is intended to work on all its routes, which include flights within the lower 48 states and to Alaska, Hawaii, Canada and Mexico.

If it works, Alaska may add the service to all 114 of its aircraft.

Customers with Wi-Fi-enabled devices, such as laptops or smart phones, will connect to the system through wireless hotspots in the aircraft cabin. A dome-shaped device mounted on top of the plane will house the antenna that receives and transmits satellite signals.

Alaska Airlines, the nation's ninth-largest carrier, is researching various pricing options, spokeswoman Amanda Tobin Bielawski said.

AMR Corp.'s American Airlines announced last month that it would test a high-speed air-to-ground Internet service on some of its Boeing 767 jets. For that system, AirCell LLC said it would build cellular towers throughout the continental United States to transmit the broadband signals.

AirCell said American will charge a fee, and that details on pricing would not be announced until the service is ready to roll out.

About a year ago, Boeing Co. pulled the plug on a planned in-flight Internet service after it failed to sign on enough airlines. Called Connexion by Boeing, it offered high-speed in-flight Internet hookups via satellite that cost $10 for the first hour and $27 for 24 hours.

First announced in April 2000, Connexion suffered a major setback with potential U.S. airlines after the 2001 terrorist attacks triggered an industrywide downturn.

Boeing had deals with major international carriers such as Germany's Lufthansa AG, Japan Airlines Corp., Korean Air Co., and Singapore Airlines, but large U.S. carriers were reluctant to invest in the service.

Praia WiFi !!!!!

Pra quem frequenta a Rua da Praia em São Sebastião, agora pode tb surfar (ou navegar) na Internet (posso estar comtendo uma garfe pois nào sei se nessa praia rola onda ?!?!?!?!?!)

No litoral de SP, São Sebastião tem rede sem fio gratuita (da Folha de S.Paulo)

A prefeitura da cidade litorânea de São Sebastião instalou pontos de acesso sem fio à internet na rua da Praia. O serviço pode ser usado por qualquer pessoa que possua equipamento com acesso wireless.

A prefeitura diz que pretende levar o acesso sem fio a toda a cidade. Hoje, os locais com sinal mais forte são apontados com uma placa.

Indicacao ao Premio Freitas Nobre - INTERCOM


Recentemente recebi a excelente notícia que o trabalho que apresentei este ano na INTERCOM (Santos/SP) foi indicado pelo Núcleo de Rádio e Mídia Sonora ao Prêmio Freitas Nobre oferecido pela mesma intituição. Agradeço ao Prof. Luiz Ferrareto e o grupo de mídia sonora. Em breve, o texto estará disponível para download no site da Intercom.

08 setembro, 2007

Apple lança iPod turbinado e reduz preço de iPhone

Um iPhone que não faz chamadas e um iPhone mais em conta. São as novidades apresentadas esta semana pelo "Senhor Trabalho" !!!!

da Associated Press, em San Francisco
com Folha Online
A Apple trouxe nesta quarta-feira novidades para seus dois grandes sucessos recentes: o iPod e o iPhone. O tocador de música digital ganhou nova versão (o iPod Touch) e o telefone celular sofreu uma redução de preço de US$ 200, além de ter sua versão de menor capacidade retirada de linha.

O anúncio foi feito por Steve Jobs, diretor-executivo da empresa, hoje em San Francisco, Califórnia (oeste dos EUA). "É uma das sete maravilhas do mundo, simplesmente incrível", alardeou Jobs sobre o novo tocador.

Justin Sullivan/AFP

Steve Jobs anunciou as novidades da Apple nesta quarta-feira
O iPod chega agora com conexão sem fio à internet (mas ainda sem funções de telefone) e tela sensível ao toque. Com o iPod Touch, os usuários poderão baixar músicas com a tecnologia wi-fi. Quem for a uma loja da rede Starbucks nos Estados Unidos poderá ainda fazer download utilizando a conexão wireless da loja, caso esteja disponível.

O novo aparelho tem menos de 1 cm de espessura e pode armazenar fotos, músicas, vídeos e outros arquivos digitais. A tela, de 3,5 polegadas, é sensível ao toque como a do iPhone.

Entre as ferramentas disponíveis estão o navegador Safari, com os buscadores Google e Yahoo! e fácil acesso aos vídeos do YouTube.

O iPod Touch será vendido por US$ 299 (8 Gbytes) e US$ 399 (16 Gbytes) e estará disponível em todo o mundo a partir do fim de setembro.

iPod Nano e iPhone

Jobs apresentou também outras versões do iPod, como um novo Nano com tela de 2,5 polegadas para filmes e games --a versão atual tem tela de 2 polegadas e não permite vídeo. Ele estará à venda a partir deste fim de semana nos Estados Unidos em duas versões: 4 Gbytes (US$ 149) e 8 Gbytes (US$ 199).

Já o iPhone de 8 Gbytes será vendido nos Estados Unidos por US$ 399 (contra os US$ 599 iniciais). O de 4 Gbytes não será mais produzido.

Microsoft

Também nesta quarta-feira, a Microsoft cortou em US$ 50 o preço de seu tocador de música digital, o Zune. O aparelho de 30 Gbytes custa agora US$ 199.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Nova York ganhará rede sem fio WiMax a partir de 2008

Mais uma cidade sem fio... e Salvador/BA ainda sem metrô !!!!!!!!

da Folha de S.Paulo

Nova York vai ganhar uma rede de internet sem fio rápida WiMax no ano que vem. A operadora de celular norte-americana Sprint e a Samsung serão responsáveis pela implementação da tecnologia.

A Sprint está planejando lançar redes do tipo em 2008 em várias cidades dos Estados Unidos, como Washington, Baltimore e Boston, mas Nova York será a maior metrópole a ter a rede sem fio em território norte-americano.

O lançamento comercial do serviço de WiMax da Sprint será em Washington, em abril de 2008, diz a operadora. A rede de Nova York deve começar a funcionar no final do ano que vem. Segundo a operadora, 100 milhões de norte-americanos terão acesso ao WiMax até o final de 2008.

A Samsung vai ser responsável pela implantação da infra-estrutura necessária para o funcionamento do WiMax nessas cidades.

"Nova York é um marco importante para a Samsung enquanto continuamos a expandir a presença da tecnologia WiMax ao redor do mundo", disse Choi Gee-sung, presidente da área de redes de telecomunicação da empresa.

O WiMax é um tipo de rede sem fio de alta velocidade similar ao Wi-Fi, com alcance superior e mais adaptada à mobilidade. Por isso, funciona melhor para cobrir grandes áreas com internet sem fio.

No futuro, portáteis devem começar a vir com WiMax embutido, como acontece hoje com o Wi-Fi, presente em aparelhos que vão de notebooks a consoles de videogame.

Assim, a rede WiMax poderá ser usada para acesso móvel à internet não só por celular mas também por computadores portáteis, tocadores de mídia e outros aparelhos.

O WiMax é hoje mais usado por operadoras de celular na Ásia. A rede WiBro sul-coreana, por exemplo, é um tipo de rede WiMax.

Há ainda operadoras que utilizam o WiMax como "backbone", ou seja, para levar a conexão de banda larga de um local a outro, mas não até o consumidor, que recebe a internet por outro tipo de conexão.


Investimento

A Sprint disse que gastará cerca de US$ 5 bilhões até 2010 para implantar a rede WiMax nos Estados Unidos.

A operadora prevê que a venda do serviço gere receitas de entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões ao longo dos próximos três anos.

Com agências internacionais

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Google planeja lançar telefone celular em 2008, diz site

Vem aí mais uma novidade... será um concorrente do iPhone?????

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo
A onda de especulações se alastra também para o Google, que estaria planejando o lançamento de um celular.

Na semana passada, o site de notícias Download Squad (www.downloadsquad.com) afirmou que o desenvolvimento do produto tinha sido confirmado por um funcionário da fabricante de portáteis HTC.

Se for mesmo verdade, o Gphone, como vem sendo chamado, deve chegar ao mercado no primeiro trimestre do ano que vem.

Segundo o site, a equipe do Google vem analisando os 20 modelos da HTC para criar o design do seu portátil.

O aparelho vai ter uma versão do Google Maps que oferecerá compatibilidade com GPS, sistema de posicionamento global. O Google Talk, programa de conversa instantânea, poderá ser usado com um sistema de VoIP.

O programa de e-mails Gmail e o organizador Google Calendar também estão entre as funções aguardadas.

Quanto ao sistema operacional, há quem diga que será o Windows Mobile 6 e quem aposte em um sistema baseado em Linux. O preço do Gphone deve ficar em torno de US$ 100 e é bem provável que ele não fique vinculado a uma única operadora, como ocorreu com o iPhone e a AT&T, que monopolizou a venda de planos para o celular da Apple.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Mobile phone technology turns 20

Mais um aniversário... agora de um jovem que ainda vai dar muito no que falar... gravar, ouvir, localizar, etc...



The technology behind the mobile phone is celebrating its 20th anniversary.

On 7 September 1987, 15 phone firms signed an agreement to build mobile networks based on the Global System for Mobile (GSM) Communications.

According to the GSM Association there are more than 2.5 billion accounts that use this mobile phone technology.

Adoption of the technology shows no signs of slowing down with many developing nations becoming keen users of mobile handsets.


Future phones

Robert Conway, head of the GSM Association, said the memorandum of understanding signed in 1987 is widely seen as the moment when the global mobile industry got under way.

Although work on the GSM technical specifications began earlier, the agreement signed in 1987 committed those operators to building networks based upon it.


GSM FACTS

China has 445 million GSM customers
There are 2.5 billion GSM connections worldwide
64% of mobile users are in emerging markets
About seven billion text messages are sent every day
Source: GSM Association


"There's no doubt that at the time of the agreement in 1987 no one had an idea of the explosive capabilities in terms of growth that would happen after the GSM standard was agreed," he said.
Since then, he said, the numbers of people using GSM mobiles has always outstripped the predictions.

Once the preserve of the well off, mobiles were now "the everyday gadget that's essential to people's lives," he said.

In the UK there are now more mobiles than people according to Ofcom statistics which reveal that, at the end of 2006, for every 100 Britons there are 116.6 mobile connections.

Figures from the GSM Association show it took 12 years for the first billion mobile connections to be made but only 30 months for the figure to reach two billion.

"In the developing world they are becoming absolutely indispensable," said Mr Conway.

This was because handsets were now cheap and mobile networks much less expensive to set up than the fixed alternatives.

But getting mobiles in to the hands of billions of people was just the start, said Mr Conway.

"The technology is a gravitational force that brings in to its orbit a huge amount of innovators," he said.

In the future, he suggested, high-speed networks would be ubiquitous adding the intelligence of mobiles to anything and everything.

"The technology will be in the fabric of your clothing, your shoes, in appliances, in your car," he said.

For instance, he said, the ubiquity of mobile technology could revolutionise healthcare and see people wearing monitors that gather and transmit information about vital signs.

Phones too could change radically in the future.

"You'll pull them out of your pocket and they'll look like a map but unfold like a screen," said Mr Conway. "We're now on the verge of another wave and that's going to be stimulated by mobile broadband."

Story from BBC NEWS:
http://news.bbc.co.uk/go/pr/fr/-/2/hi/technology/6983869.stm

Published: 2007/09/07 23:55:25 GMT

© BBC MMVII

07 setembro, 2007

INTERCOM 2007

Bom, estive na Intercom 2007 e apresentei um trabalho no NP de Rádio e Mídia Sonora. O conteúdo do trabalho foi um resumo da minha dissertação de mestrado defendida no início do ano. Agradeço a todos os presentes no dia (a sala estava cheia !!!) e em especial ao Prof. Luiz Arthur Ferrareto, uma referência pra mim e atual coordenador do Núcleo de Mídia Sonora, que conduziu brilhantemente o debate que se deu no dia. Em breve, o texto estará disponível para download no site da intercom.

iTune Tagging Unveiled

Uma etiqueta de compra digital....

September 7, 2007
By Reuters

LOS ANGELES—Apple, iBiquity Digital, a developer of high-definition radio technology, and major radio companies said on Sept. 9 they are offering a new, free service called "iTunes Tagging."

ADVERTISEMENT
The service lets listeners with HD Radio receivers containing a special tag button, to "tag" songs they hear on the FM dial for subsequent purchase via Apple's iTunes.


"iTunes tagging takes music discovery on the radio to the next level," said Greg Joswiak, Apple's vice president of iPod Product Marketing, in a statement.

iBiquity said various broadcasters, including radio market leader Clear Channel Communications, came together quickly for the initial launch across hundreds of stations.

The tagging button will be available on HD radios made by Harman International Industries' JBL unit and Polk Audio, recently purchased by Directed Electronics.

A spokeswoman for iBiquity said "several hundred thousand" HD radio receivers have been sold since their launch in 2004.

U.S. radio operators are working to promote HD Radio, which receives over-the-air terrestrial stations with CD-quality sound and multiple new-program formats, in an effort to better compete with ever increasing digital music options. The industry has pledged to spend $250 million on marketing through the HD Digital Radio Alliance.

Um Velhinho Antenado

Parabéns, ao rádio brasileiro que hoje completa 85 anos. Após sua primeira transmissão oficial naquele sete de setembro de 1922, o rádio brasileiro vem passando por grandes transformações. Hoje, pode ser considerado um velhinho antenado com os dias atuais ao flertar com a internet e os artefatos móveis, como os celulares. Esse é o rádio, apesar de tudo continuará sendo nosso veículo veículo de comunicação sonora massiva. (Ouvem-se aplausos !!!)