24 junho, 2008

3G: Precisa de lugar e hora certa !

O início da tecnologia digital nos celulares não foi diferente; era difícil "pegar" um sinal digital e o aparelho vivia em uma eterna comutação entre analógico e digital. Com a tecnologia 3G não está sendo diferente. É o que diz a matéria do Folha On Line...
_________________________



Boa experiência com rede 3G depende de condições especiais
RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Para aproveitar o que de melhor o 3G tem a oferecer, é preciso estar no lugar certo na hora certa. É essa a conclusão a que chegou a Folha ao testar os serviços das operadoras Claro e TIM com celulares das marcas HTC, LG, Nokia, Samsung e Sony Ericsson.

A reportagem percorreu as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e central da cidade de São Paulo e constatou que a cobertura da Claro é bem superior à da TIM, ainda parcial ou inexistente em alguns bairros.

Em áreas com boa cobertura 3G, a exibição de sites e o download de arquivos foram rápidos. Fora dessas condições, porém, muitas páginas demoraram até três minutos para ser exibidas ou simplesmente não abriram --mensagens acusando "falha na conexão" foram freqüentes. Até estar dentro de um prédio muito fechado pode mudar a velocidade da conexão.

Outro inconveniente é que, em alguns celulares, o usuário é obrigado a esperar a página inicial do portal da operadora carregar antes de poder navegar em sites de sua preferência.

A experiência de acesso à internet varia bastante de acordo com o aparelho usado. Alguns celulares têm telas pequenas demais e com baixa resolução, o que torna a navegação desconfortável.

Quando o site visitado não tem uma versão adaptada para as diminutas telinhas dos aparelhos, as informações ficam dispostas de forma confusa --culpa de alguns navegadores instalados nos celulares, que deixam a desejar.

Uma boa opção é instalar o browser gratuito Opera Mini (www.operamini.com), que exibe a página de forma quase igual à que ela aparece em um PC --depois de carregado o site, basta escolher uma área da página a ser ampliada.

Vídeo

O YouTube funcionou bem em celulares de ambas as operadoras, com ligeira vantagem para a Claro. Foi possível assistir a vídeos mesmo em áreas sem 3G, mas, nesse caso, ocorreram mais travamentos. Videochamadas só foram bem-sucedidas em condições ideais: de TIM para TIM e de Claro para Claro, e somente quando ambos os usuários estavam em áreas com 3G.

Em tese, é possível fazer videochamadas entre usuários de operadoras diferentes. As tentativas da Folha, porém, foram frustradas: a pessoa com aparelho da TIM conseguiu transmitir sua imagem para o usuário da Claro, mas a recíproca não foi verdadeira. Se um dos interlocutores da videochamada não estiver em uma área com cobertura 3G, não é possível nem completar a ligação.

Bill Gates de Pijamas !!!

É, chegou a hora dele dizer adeus. Juntamente com Paul Allen criou o que viria a ser um dos maiores impérios da informática. Agora, Bill só quer vestir seu pijama e cuidar da sua fundação. Dizem que com sua aposentadoria, ele aposenta tb a "Era do Desktop". Mas vejam o que ele fez até hoje nessa cronologia do IDGNow...
_________________________

Bill Gates abandonou a Universidade de Harvard em 1975 para investir seu tempo na Microsoft. Em 2007, comandava um império de 51,12 bilhões de dólares. Após anos de dedicação e ganhos extremamente satisfatórios, em 2006 o executivo anunciou sua saída da gestão diária da Microsoft a em 30 de junho de 2008.

Acompanhe a trajetória do executivo nesta linha do tempo, que traz os fatos mais marcantes da história de Bill Gates e da Microsoft.

1955 - No dia 28 de outubro, William Henry Gates nasce em Seattle, nos Estados Unidos. Foi na Lakeside School que surgiu interesse por computadores - ele começou a criar softwares aos 13 anos de idade.

1973 - Gates entra na Universidade de Harvard, onde conheceu Paul Allen e Steve Ballmer, atual Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft.

1975 - Enquanto estava em Harvard, Gates e Allen desenvolveram uma versão em Basic para o primeiro computador pessoal, o Altair 8800. Naquele ano, o código foi vendido por 3 mil dólares - mais royalties - à fabricante MITS. E para se dedicar totalmente à recém-fundada Microsoft, Gates deixa Harvard.

1976 - Gates e Allen registram a marca Microsoft, após desistirem do nome Allen & Gates Inc. e Micro-Soft.

1978 - As vendas da Microsoft ultrapassam 1 milhão de dólares.

1981 - IBM e Gates fecham um contrato de desenvolvimento de software. Em seguida, o executivo compra um sistema chamado QDOS, por 50 mil dólares, o renomeia como DOS, e o vende para a IBM, que lança um PC com o sistema operacional MS-DOS 1.0.

1983 - O Windows é lançado. O sistema operacional é parecido com o DOS, mas conta com a Graphical User Interface (GUI).

1986 - A Microsoft faz sua primeira oferta pública de ações - a 21 dólares por ação.

1989 - Chega ao mercado a primeira versão do Microsoft Office.

1990 - A Microsoft lança o Windows 3.0.

1994 - Bill Gates casa-se com Melinda French Gates. O casal tem, hoje, 3 filhos.

1995 - O sistema operacional Windows 95 chega ao mercado.

1998 - Lançamento do Windows 98. A Microsoft também sofre um processo antitruste, nos Estados Unidos, por incluir o navegador Internet Explorer em seus sistemas operacionais.

2000 - Em janeiro, Gates deixa o cargo de CEO, tornando-se Chief Software Architect, e passa o trono para Steve Ballmer. O ano marca o lançamento do Windows 2000 e o anúncio da plataforma .Net. Além disso, Gates e Melinda fundam a Bill & Melinda Gates Foundation.

Em junho, o caso antitruste de 98 continuou. O juiz Thomas Penfield Jackson ordenou que a empresa se dividisse em duas companhias: uma voltada à venda de sistemas operacionais e outra destinada à oferta de aplicações.

2001 - Microsoft Office XP e Windows XP são lançados. Ainda este ano, a corte de apelação dos Estados Unidos derruba a decisão de Thomas Penfield Jackson - e a empresa se mantém unificada.

2002 - Em conjunto com parceiros, a empresa apresenta o Tablet PC.

2003 - A Microsoft anuncia o Windows Server 2003 e o Office 2003.

2004 - A empresa revela que distribuirá mais de 75 bilhões de dólares em dividendos para acionistas. Neste ano, o processo antitruste da União Européia contra a Microsoft resulta em uma multa de 627 milhões de dólares e um pedido para que a empresa desvincule o Windows Media Player do sistema operacional.

2006 - Bill Gates conta que deixará o cotidiano da empresa em julho de 2008. Ray Ozzie assume o cargo de Chief Software Architect, trabalhando e aprendendo com Gates.

2007 - Lançamento mundial do Windows Vista e do Office 2007.


2008 - Em maio, a Microsoft recorreu da multa de 1,3 bilhão de dólares imposta pela União Européia por não cumprir o acordo antitruste de 2004. O valor é referente à falta de interoperabilidade entre seus produtos e desenvolvedores externos.

Após 13 anos no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo, Gates cai para o 3º lugar - com uma fortuna de 58 bilhões de dólares. Em 30 de junho, Gates deixa o dia-a-dia da empresa para se dedicar mais à Bill & Melinda Gates Foundation.

Audiência na Web???

Bom, ainda discordo do uso da palavra audiência como forma de medir os acessos e comportamentos dos usuários na web, pois a palavra "audiência" tem em sua origem a aplicação em numero de pessoas que "ouvem" dentro de um determinado ambiente. É claro que seu significado se estendeu para número de pessoas que não apenas ouvem mas veêm e ouvem em um mesmo momento (ampliando a noção de lugar). No entanto a Google esta lançando uma nova ferramenta de medição... de audiência. Confira abaixo a notícia da revista Info...
_________________________

Google terá nova ferramenta de audiência
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

SÃO PAULO - Google prepara ferramenta para medir a audiência na web, o que o fará competir a comScore, diz WSJ.

O Wall Street Journal publicou, nesta terça (24), que o Google está próximo de revelar uma nova ferramenta para medir a audiência de portais e o comportamento dos usuários online.

Segundo o WSJ, a ferramenta é bem mais completa que as atualmente disponíveis, como o Google Analytics e o Google Trends.

Este último passou a exibir informações sobre o histórico de audiência dos portais e onde se localizam os visitantes dos sites pesquisados.

A idéia do Google, diz o jornal, é apresentar um mecanismo poderoso que possa orientar melhor os investimentos de agências de publicidade na internet.

Para entender o comportamento do usuário online, Nielsen e comScore usam estimativas feitas em painéis e pesquisas com os internautas, diz o jornal.

A idéia do Google é fazer a mesma análise, porém baseada em amplo banco de dados, com informações coletadas diretamente dos servidores dos sites analisados, diz o jornal.

O resultado do esforço do Google seria uma ferramenta capaz de oferecer informações mais profundas e detalhadas de como os usuários chegam num site, onde clicam, por quais motivos saem de determinada página, para onde vão, etc.

A ferramenta seria oferecida gratuitamente para agências de publicidade. A notícia fez os papéis da comScore se desvalorizarem mais de 6% nesta terça (24).