29 fevereiro, 2008

Metrô News !!!

Esse sistema de envio de informação de forma descentralizada é muito parecido com o Projeto Bluetooth News que iremos implantar em breve através do Centro de Excelência em Informação (CEI) parceria das Faculdades Jorge Amado com o Grupo A Tarde. Resumidamente, este serviço irá enviar diversas informações personalizadas para os usuários do metrô. A diferença é que no Bluetooth News não é necessário estar cadastrado para receber as informações.
____________________________________

Usuários do Metrô de SP poderão receber informações por e-mail e celular

da Folha Online
O Metrô de São Paulo enviou nesta quinta-feira (28) um questionário por e-mail para seus mais de 35 mil usuários cadastrados a fim de saber que tipo de informações eles querem receber.

Os usuários podem optar em receber novidades sobre cultura, obras de expansão, turismo, lazer, negócios, além de últimas notícias sobre a situação do sistema de transporte metropolitano, que inclui o Metrô, a CPTM e a EMTU.

De acordo com o Metrô, o serviço tem como um dos principais objetivos facilitar a vida dos usuários, informando sobre ocorrências como interrupções de linhas e trens quebrados.

O novo serviço da empresa, chamado Dirigente de Plantão, por enquanto enviará as informações apenas por e-mail, mas o serviço também será estendido para mensagens de celular a partir de junho.

Os usuários que não receberem o questionário podem se cadastrar no site da companhia, que também terá as informações enviadas por mensagens eletrônicas.

19 fevereiro, 2008

Telona > Telinha > Te...

A grande sensação no Mobile World Congress na Espanha foram os celulares prontos para receber o sinal da TV Digital. O cinema é a telona, a TV é a telinha e o celular? Esta lançado o concuso para dar nome à "telinha" do celular... uma teleca? uma telezinha?...
____________________________________



Motorola, Nokia, LG e Samsung apresentam celulares com TV digital na Espanha

RODOLFO LUCENA

Enviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona

Há algum tempo, carregar no bolso um televisor era uma impossibilidade física. Mas já é uma coisa relativamente comum em países da Europa e da Ásia onde se dissemina a transmissão digital para dispositivos móveis, denominação que engloba várias linhas de produto, mas tem endereço certo: o celular.

Trata-se de um mercado em construção e ninguém quer ficar fora dele, a julgar pelo que está sendo apresentado em Barcelona, no Mobile World Congress --maior evento internacional de telefonia do mundo, de que participam cerca de 1.400 empresas.

A Motorola, que recentemente anunciou sua disposição de se desfazer de sua unidade de celulares --vender, talvez--, parece não pretender ficar fora desse mercado. Mostrou uma TV digital portátil, sem telefone, que também armazena vídeo e ainda funciona como navegador GPS.

Celular chinês é apresentado na estande CMMB (China Mobile Multimedia Broadcasting), em Barcelona, na Espanha
Mas não vai servir para os brasileiros, pois o aparelhinho capta a TV digital do padrão DVB-H, utilizado por países europeus e asiáticos --mas não pelo Japão, cuja tecnologia é empregada na sistema brasileiro de TV digital.

É o mesmo caso de outros aparelhos demonstrados na feira, como o N96, da Nokia. A empresa nem usa o nome telefone para designar o dispositivo, preferindo chamá-lo de computador multimídia.

Ele tem, como outros modelos com painel deslizante, um tecladinho alfanumérico. Mas também desliza para baixo, deixando à mostra, do outro lado, os botões para navegar pela TV digital, trocando canais e executando outras funções. Para completar a aura televisiva, tem um suporte embutido, permitindo que você o coloque de ladinho na mesa.

A Samsung, por seu lado, também demonstrou seu aparelho para a TV digital européia, o P960, que funciona no padrão DVB-H e deve chegar ao mercado em abril próximo.

Brasil

O lançamento do P960 virá, provavelmente, depois da entrada no mercado brasileiro do celular com TV --pois a empresa está prometendo o dispositivo para o mês que vem.

Aliás, a Samsung já está usando um modelo de celular-TV vendido no Japão para demonstrar a capacidade de sintonia e qualidade de padrão que o portátil pode oferecer.

A gigante coreana não vai ficar sozinha por muito tempo no mercado brasileiro, pois sua concorrente e compatriota LG é uma das que pretendem mostrar sua TV de bolso com capacidade de fazer telefonemas.

China

Enquanto isso, do outro lado do mundo, a China não pára em sua febre de construir infra-estrutura antes dos Jogos Olímpicos; não é diferente na televisão móvel.

No estande da CMMB (China Mobile Multimedia Broadcasting), era demonstrada, em diferentes celulares, ao vivo a TV digital móvel que está em testes no país.

A experiência abrange hoje oito cidades da China. O cronograma é ambicioso: o objetivo é dar condições para que antes da Olimpíada, o serviço comercial entre no ar e esteja em todo o país.

Ítens Obrigatórios para Celular em 2008

alguns ítens opcionais nos celulares serão obrigatórios (ou quase) nos celulares em 2008. Os smartphones conquistam cadavez mais usuários que não são empresários e administradores. O Estadão destacou cinco desses itens obrigatórios...
____________________________________

Cinco coisas que seu celular terá em 2008

Com o World Mobile Congress, aparelhos se estabelecem como pontos de internet

A impressão final passada pela feira de celulares World Mobile Congress, que ocorreu durante esta semana em Barcelona, na Espanha, foi resumida desta forma em reportagem do jornal El País: os smartphones, capazes de ler e-mails e acessar a internet, deixarão de ser privilégio de executivos.

A edição deste ano do evento foi a mais convergente da história, com temas como internet e Wi-Fi superando os lançamentos de equipamentos. O Google, por exemplo, uma empresa tipicamente de internet, foi uma das estrelas, com o software livre para celulares Android.

O jornal espanhol listou cinco coisas que qualquer telefone celular é capaz de ter em 2008 - e que mudam a perspectiva da comunicação interpessoal. Veja:

1 - Equipamento multimídia de bolso
É comum hoje um celular reproduzir arquivos de música em MP3, mas se tornará comum a exibição e armazenamento de vídeos em altíssima resolução/qualidade de som. Praticamente um reprodutor Hi-Fi de bolso.

2 - Internet rápida e (quase) de graça
Qualquer telefone do World Mobile Congress tinha conexão HSDPA, equivalente à banda larga dos computadores. Mas está se tornando comum a habilitação de tecnologia Wi-Fi (sem fio) nos celulares para acessar a web. Assim, será possível se conectar a partir de Hotspots (pontos de conexão wireless) sem pagar nada por isso, direto com um celular. É uma ferramenta comum nos laptops.

3 - Messenger, Orkut ou Flickr pelo celular
Fabricantes de celular estão focando a usabilidade e desenho dos modelos na aceitação de serviços prestados originalmente na web, como redes sociais. A própria Nokia arrisca sua entrada no mundo online com portal própria de conteúdo e serviços. Participar da vida digital não terá mais a dependência de um terminal de computador.

4 - Se perder nunca mais
GPS integrado ao telefone é tendência que vem se popularizando, apesar de ainda reservada para modelos mais avançados. Apesar disso, serviços via web como o Google Maps ficam mais acessíveis com conexões de alta velocidade, como a 3G. Por isso, o celular tende a se transformar também em guia pessoal.

5. Telas sensíveis ao toque
As interfaces táteis deixaram de ser exclusividade da Apple ou HTC. Agora já estão por todas as partes, tamanhos e preços. O futuro aponta pra o fim do teclado convencional e a relação de contato entre o celular e o dono, o que significa mais usabilidade, velocidade de digitação e edição, além de ser mais amigável.

11 fevereiro, 2008

Cresce Atualizações via Celular

Direto do Jornalismo Móvel: Através de uma pesquisa encomendada pela Nokia, verificou-se que um grande número de brasileiros atualizam sites, blogs e microblogs a partir dos seus celulares. Isso comprova uma tendência de, segundo Prof. Fernando Firmino, uma "difusão e produção de conteúdo no celular".
____________________________________

Houve um tempo em que o computador era o centro do universo da tecnologia. Não mais. Com a evolução da banda larga sem fio, os celulares se tornam cada vez mais ferramentas para enviar texto, fotos e vídeo para a internet. Uma pesquisa feita pelo The Future Laboratory para a Nokia, fabricante de celulares, ouviu criadores de tendências em 17 países, incluindo o Brasil. Ela mostrou que 42% dos entrevistados brasileiros com idade entre 18 e 34 anos publicam conteúdo na internet pelo celular. Dezoito por cento atualizam seu blog via celular.

O blogueiro profissional Alexandre Fugita, de 31 anos, tem três blogs - Techbits, CinemaLido e Meta.blog -, que eventualmente atualiza pelo celular, um Treo, da Palm. “Já postei muitas coisas via celular, principalmente quando estava em eventos”, disse. O aparelho que ele usa tem teclado alfanumérico. Ele afirmou que consegue escrever nele quase tão rápido quanto num computador.

Lu Monte (foto), de 28 anos, criou os blogs Dia de Folga e Todo Dia uma Imagem. Esse último ela atualiza exclusivamente pelo celular. Além disso, Lu participa de três outros sites - Deusário, Balela.Info e Nossa Opinião - e usa o Twitter. Ela mora em Brasília e trabalha como assessora jurídica. Comprou um N70, da Nokia, em novembro passado, antes de uma viagem para São Paulo e para Belo Horizonte, para atualizar os blogs enquanto estivesse fora.

“Substituir 100% um computador ele não substitui”, afirmou Lu. “A navegação às vezes é complicada, pois a maioria das páginas não está preparada para ser vista no celular.” Mas ela não acha complicado editar fotos no celular. “O mais complicado são textos longos.” Como seu aparelho tem somente teclado numérico, ela carrega um teclado portátil na bolsa, com conexão sem fio por tecnologia Bluetooth.

08 fevereiro, 2008

Celular para abrir porta !!!

Do Geek : Celular agora abre também portas de banheiros públicos. Na tentativa de diminuir os ataques a banheiros públicos, a Finlândia cria um sistema para abrir portas via mensagem SMS...
____________________________________

Finlândia aposta em SMS contra vandalismo

Na tentativa de diminuir o vandalismo em dependências públicas, o governo finlandês implantou um sistema que exige que o usuário peça autorização via mensagem de texto (SMS) de seu celular para utilizar um banheiro público.

De acordo com o site The Register, o sistema chamado de SMS Lock System foi implantando em banheiros dispostos na estrada Highway One no início de fevereiro.

As portas de diversas dependências foram travadas e agora exibem uma mensagem que solicita ao usuário o envio de uma mensagem com a palavra OPEN (abrir) para um determinado número. A ligação custa o envio de uma mensagem SMS normal e, em poucos segundos, a porta do banheiro é aberta.

Com isto, os administradores da rodovia passam a ter um controle mais forte, com hora e número de telefone, dos usuários de seus banheiros, o que coíbe o vandalismo e permite identificar os responsáveis.

Embora esta seja o primeiro serviço do gênero, não é o primeiro uso de mensagens SMS relacionados a banheiros. Em 2007 foi lançado, em Londres, um serviço que permite aos moradores e visitantes da cidade localizar os banheiros públicos mais próximos enviando a palavra "toilet" para determinado número.

07 fevereiro, 2008

Mais uma com Bluetooth: Burka Bluetooth !

Esse vem do Carnet de Notes Em um desfile de roupas da Seamless uma burka emitia a foto da modelo através da conexão Bluetooth !!!! O questionamento feito por André Lemos é: estaria dessa forma ferindo as leis do Corão? Segundo o artista não, mas é questionável realmente. Uma saída é saber como as leis agem sobre a divulgação de fotos em outros "meios". É proibida a veiculação de fotos de rostos de mulheres em outros meios????
____________________________________



During Seamless: Computational Couture," the "Charming Burka" was introduced to the public. This burka sends out a self-defined picture of the wearing person via Bluetooth.

A model presented the Charming Burka on the catwalk while the audience could receive the portrait of the model on their mobile phones.

After the catwalk visitors came around to discuss the idea or pick up the picture, if they did not do this before.

The Charming Burka deals with Freud‘s idea that all clothes can be positioned between appeal and shame.

The Burka was chosen, because it is often perceived in the west as a symbol of repression. A digital layer was added so that women can decide for themselves where they want to position themselves virtually.

The Burka sends an image, chosen by the wearer, via Bluetooth technology. Every person next to her can receive her picture via mobile phone and see the women's self-determined identity.

According to the artist Markus Kison the laws of the Koran are not broken, so the Charming Burka allows the possibility of living a more Western life, should a women so desire.

06 fevereiro, 2008

Metrô WiFi

Bem que o futuro metrô de salvador poderia já vir equipado com esse recurso...
____________________________________

San Francisco Subway Tests Wi-Fi

Stephen Lawson, IDG News Service

A startup says it can give subway riders wireless Internet access that's faster than most home broadband in the U.S.

Tests at stations and on a special stretch of track in the Bay Area Rapid Transit (BART) system around San Francisco showed that Wi-Fi Rail's patent-pending technology delivered more than 15M bps (bits per second) of wireless throughput to riders and people waiting for trains, the company said. Wi-Fi Rail hopes to roll out such networks on rail systems around the world and charge commuters for access.

Commuter rail, with thousands of daily riders, could represent a rich opportunity for public wireless Internet access. Wi-Fi hotspots in airports and coffee shops have drawn some paying users, but the hotspots are useful more for occasional than for regular use. And citywide public Wi-Fi networks, often planned out with local governments, have run into political and business problems.

Wi-Fi Rail, founded in 2006 and based near Sacramento, would build two kinds of Wi-Fi networks: one in the cars and one around the tracks, said Michael Cromar, Wi-Fi Rail's chief financial officer. Passengers would log in to access points on each car, and each car's network would lock on to one access point after another along the rail system. The trackside access points, in turn, would feed traffic onto fiber-optic lines. Roaming would be handled by the in-car network and be transparent to users, Cromar said.

Even better than typical home broadband, the network can deliver its average 15M bps speed both upstream and downstream, according to Wi-Fi Rail. Passengers would share that link, but in tests, there was no noticeable slowdown between one passenger and eight passengers using the network, Cromar said. The system worked with the trains moving at speeds as high as 65 miles per hour.

The company tested its technology in both underground and above-ground parts of the BART system. Above ground, Wi-Fi Rail used standard outdoor access points with line-of-sight antennas to form a link from trains as they went by. In an underground test, the company used "leaky" coaxial cable, a technology some rail systems already use for exchanging operational data with cars, according to Cromar. The leaky cable is deliberately unshielded so signals traveling along it can be picked up all through a tunnel.

In-car tests took place on a 2.6-mile BART test track last month, as well as on a stretch of tunnel in San Francisco. Another part of the test proved such a service can draw customers, Cromar said. Wi-Fi Rail set up regular access points in four underground stations in downtown San Francisco and let people waiting for trains register and use the network for free. Without any publicity, more than 6,400 people signed up in less than six months, he said.

Although BART hosted the tests, it hasn't made a deal to have such a network deployed, Cromar said. But Wi-Fi Rail has talked with one interested transit system in the U.S. and is working with a partner to approach a rail system in another country, he said. The company said its technology is ready to go and could be used for anything that follows a predetermined path, including highways.

Celular no combate à inflação !!!!

Mais uma utilitário ferramental no celular para economizar na hora de abastecer... o problema é saber se a combustível não é adulterado... uma sugestão: colocar comentários dos usuários referente ao posto !!!!
____________________________________

Sistema permite comparar preços de combustível pelo celular em SP

da Folha Online

O sistema de mapas com dicas para celular U.find oferecerá um serviço de comparação de preços de combustível na cidade de São Paulo. De acordo com o local em que o usuário estiver, a plataforma vai mostrar os preços de gasolina, álcool, diesel e GNV dos postos da região.

O programa entra no ar nesta sexta-feira (25) e será gratuito. O usuário paga apenas a conexão de internet pelo celular, de acordo com os preços praticados por cada operadora.

A idéia é facilitar a escolha do posto e do combustível mais indicado para cada usuário --processo que se tornou mais importante com a popularização dos carros com motor bicombustível (flex).

Para utilizar o sistema, os usuários devem fazer o download da nova versão do U.find pelo site www.ufind.com.br (pela rede Wap do celular ou em um computador). É preciso ter um aparelho que suporte a tecnologia Java.

Depois de instalar o programa, é necessário especificar a localização do usuário e o tipo de combustível que se deseja comparar. O sistema vai mostrar, então, em ordem crescente de preços, os postos da região.

Os preços dos combustíveis terão como base a tabela da ANP (Agência Nacional do Petróleo), que é atualizada semanalmente.

01 fevereiro, 2008

Baixada Digital

Esse é o nome do projeto anunciado pelo governo do Rio que irá democratizar o acesso à internet sem fio em toda baixada fluminense.Inicialmente serão interligados orgãos públicos, prefeitura, hospitais, escolas e praças em alguns municípios da baixada. Para isso serão utilizadas as tecnologias WiFi, WiMax e WiMash. O invetimento segundo secretário de tecnologia é de 42 milhões de reais com o primeiro teste realizado após o carnaval.

Uso do Bluetooth na Medicina

Mil e uma maneiras de usar o bluetooth... agora na implantação de próteses !
__________________________________________

Double amputee walks again due to Bluetooth

Story Highlights

2 wounded Iraq veterans are using prosthetics outfitted with Bluetooth
Their artificial legs communicate via Bluetooth to coordinate movements
Both vets are testing the legs for what could become more widespread use

From Larry Shaughnessy
CNN

WASHINGTON (CNN) -- Marine Lance Cpl. Joshua Bleill lost both his legs above the knees when a bomb exploded under his Humvee while on patrol in Iraq on October 15, 2006. He has 32 pins in his hip and a 6-inch screw holding his pelvis together.

Now, he's starting to walk again with the help of prosthetic legs outfitted with Bluetooth technology more commonly associated with hands-free cell phones.

"They're the latest and greatest," Bleill said, referring to his groundbreaking artificial legs.

Bleill, 30, is one of two Iraq war veterans, both double leg amputees, to use the Bluetooth prosthetics. Computer chips in each leg send signals to motors in the artificial joints so the knees and ankles move in a coordinated fashion.

Bleill's set of prosthetics have Bluetooth receivers strapped to the ankle area. The Bluetooth device on each leg tells the other leg what it's doing, how it's moving, whether walking, standing or climbing steps, for example.

"They mimic each other, so for stride length, for amount of force coming up, going uphill, downhill and such, they can vary speed and then to stop them again," Bleill told CNN from Walter Reed Army Medical Center, where he's undergoing rehab.

"I will put resistance with my own thigh muscles to slow them down, so I can stop walking, which is always nice." Watch Bleill demonstrate his legs »

Bluetooth is the name for short-range wireless technology that can connect computers to printers, MP3 players to speakers and -- perhaps the most well-known use -- cell phones to ear pieces.

Older models of computer-controlled legs have to be "programmed" via wire by laptop computers before the amputee can use them. Those legs required more movement from the amputee's remaining thigh muscle to generate motion in the prosthetic leg.

Because of built-in motors, the Bluetooth legs allow Bleill to walk longer before he tires.

"We've compared walking several laps in both sets of legs and one, your legs come out burning and tired and these, you know, you sometimes are not even breaking a sweat yet."

Bleill says the technology also means he spends less time in a wheelchair. The Marine uses canes to walk with them. He's hoping to get to the point where he can use one cane regularly, and eventually lose the cane altogether.

"I can walk without canes, but it's not real pretty," he said.

This new generation of prosthetic technology was originally conceived to help amputees who had lost only one leg. But it's working for Bleill and Army Lt.Col. Gregory Gadson, who is also using the Bluetooth devices in his legs.

What they are experiencing will help future amputees.

"We are the first ever to try this, so it's learning day-to-day. The [prosthetics] company comes down on a regular basis and checks in with us," Bleill said.

Gadson, a former linebacker at West Point, said they are breaking new ground for amputees. "I think we are kind of pioneering and hopefully blazing a trail for others to try the technology also," he said.

But the technology is not without some problems.

"It's only going to react to how I move," Bleill said. "Unfortunately, sometimes I don't know those reactions, I don't know what I'm doing to make it react. So sometimes the leg kicks harder than I want it to, or farther, and then I start perpetuating, and I start moving faster than I really want to."

Aside from the Bluetooth technology, Bleill's legs have one other thing in common with a cell phone. They need to be charged overnight. Currently, there are no spare batteries available.

What are his long-range plans?

He just wants to make it back to his home state of Indiana and work for a charity or even help the NFL's Indianapolis Colts.

"They do a lot for the community," he said.

He added he simply wants "to give back."

"To, you know, just carry on a normal life. Go home, see my girlfriend, see my family."