24 junho, 2008

Audiência na Web???

Bom, ainda discordo do uso da palavra audiência como forma de medir os acessos e comportamentos dos usuários na web, pois a palavra "audiência" tem em sua origem a aplicação em numero de pessoas que "ouvem" dentro de um determinado ambiente. É claro que seu significado se estendeu para número de pessoas que não apenas ouvem mas veêm e ouvem em um mesmo momento (ampliando a noção de lugar). No entanto a Google esta lançando uma nova ferramenta de medição... de audiência. Confira abaixo a notícia da revista Info...
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Google terá nova ferramenta de audiência
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

SÃO PAULO - Google prepara ferramenta para medir a audiência na web, o que o fará competir a comScore, diz WSJ.

O Wall Street Journal publicou, nesta terça (24), que o Google está próximo de revelar uma nova ferramenta para medir a audiência de portais e o comportamento dos usuários online.

Segundo o WSJ, a ferramenta é bem mais completa que as atualmente disponíveis, como o Google Analytics e o Google Trends.

Este último passou a exibir informações sobre o histórico de audiência dos portais e onde se localizam os visitantes dos sites pesquisados.

A idéia do Google, diz o jornal, é apresentar um mecanismo poderoso que possa orientar melhor os investimentos de agências de publicidade na internet.

Para entender o comportamento do usuário online, Nielsen e comScore usam estimativas feitas em painéis e pesquisas com os internautas, diz o jornal.

A idéia do Google é fazer a mesma análise, porém baseada em amplo banco de dados, com informações coletadas diretamente dos servidores dos sites analisados, diz o jornal.

O resultado do esforço do Google seria uma ferramenta capaz de oferecer informações mais profundas e detalhadas de como os usuários chegam num site, onde clicam, por quais motivos saem de determinada página, para onde vão, etc.

A ferramenta seria oferecida gratuitamente para agências de publicidade. A notícia fez os papéis da comScore se desvalorizarem mais de 6% nesta terça (24).