Ontem em uma conversa com a responsável pela ação de Bluetooth Marketing realizada pelo Grupo A Tarde no Carnaval 2009 de Salvador, pude constatar mais uma evidência dessa forma de comunicação que tenho divulgado aqui no blog. Segundo ela, a ação não surtiu efeito, já que não houve nenhum comentário (feedback) por parte dos foliões que circularam pela Bluetooth Zone instalada na Barra (próximo à concentração dos blocos).
Bom, fazendo uma análise da situação e aplicando o conceito da Comunicação Locativa de Nicho podemos sugerir justificativas do insucesso da ação. Primeiramente, sem levar em conta a questão de segurança em relação a utilização dos aparelhos de celular no circuito do carnaval (apesar de outras ações utilizando este dispositivo tenho surtido efeito comprovando que alguns foliões ainda se arriscaram em levar os aparelhos), a insucesso pode ter sido ocasionado pela questão "locativa". A Bluetooth Zone foi implantada em um espaço híbrido descaracterizado uma vez que serve de passagem para foliões, trios, curiosos, etc. ou seja, não é um "lugar" estabelecido. Da mesma forma que o "público" que se encontrava nesse espaço não estava disposto a receber notícias, já que não havia um "contexto" para tal. O conceito de nicho também é afetado uma vez que temos uma massa de foliões e não propriamente um nicho. O carnaval já é por si só é um evento de caráter massivo. Apesar de algumas experiências em lugares "massivos" como em estádios, por exemplo, tenham surtido efeito desejado por que o conteúdo enviado era de interesse do "grande público" torcedor.
Talvez essa mesma justificativa sirva para o insucesso da primeira experiência (digo insucesso, porque não me chegou informações de outras ações do mesmo tipo) do Bluetooth Marketing através do Outdoor Interage, já que as pessoas que passavam pelo Outdoor recebia uma informação descontextualizada, ou seja, o local da ação era inadequado.
Por enquanto são apenas elocubrações para chegar em alguma conclusão daqui a dois anos quando encerra meu prazo de doutoramento.