Título da minha Tese de Doutorado defendida em março de 2011 que apresenta o conceito de Comunicação Locativa (Locative Communication)
27 setembro, 2010
FACOM realiza Seminário para discutir os lugares e a Sociabilidade
Lugares da Sociabilidade. I Seminário dos Grupos de Pesquisa em Cibercidades (GPC) e
em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS)
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA
Palestra de abertura (Keynote Speaker). Prof. Dr. Vinicius Neto (UFF) – “Prática, Comunicação e Espaço. Uma reflexão sobre a materialidade das estruturas sociais”.
Coordenação – André Lemos (GPC) e José Carlos Ribeiro (GITS).
Objetivo: promover um espaço de discussão sobre os diversos temas relacionados às pesquisas efetuadas pelos discentes da linha cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA, vinculados ao Grupo de Pesquisa em Cibercidades – GPC e ao Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade – GITS. Os temas a serem abordados agrupam-se em mesas temáticas sobre: Cartografia colaborativa; Game Studies; Dispositivos Móveis e Redes Sociais; Jornalismo Móvel e Mídia Locativa; Interação e Redes Sociais; e Dispositivos Móveis e Jornalismo Digital.
Onde: Auditório da FACOM/UFBA, Campus de Ondina.
Quando: 13 a 15 de outubro de 2010 (quarta a sexta), das 18.00h às 22h
PESQUISADORES GPC
Doutorando: Fernando Firmino da Silva
Título: JORNALISMO E MOBILIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS DIGITAIS NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA COM TRÊS ESTUDOS DE CASO – PORTAIS JC ONLINE, A TARDE ONLINE E EXTRA ONLINE
Resumo: Esta tese busca compreender e analisar as implicações da introdução das tecnologias móveis digitais e das conexões sem fio na produção jornalística contemporânea. Partindo do conceito de jornalismo, mobilidade e seus desdobramentos por jornalismo móvel, jornalismo locativo e jornalismo em redes sociais móveis, a pesquisa explora os aspectos constitutivos das reconfigurações da prática jornalística diante de um território informacional formatado por redes Wi-Fi, WiMax, 3G, bluetooth, infra-vermelho e de tecnologias móveis digitais como celulares, smartphones, netbooks, câmeras digitais, tablets e similares. A mobilidade expandida, a portabilidade e a ubiqüidade e a convergência jornalística, atreladas a esta nova estrutura de produção, distribuição e consumo de informação, inserem novas práticas comunicacionais e reconfigurações das rotinas produtivas. A partir de reflexões teóricas e pesquisa empírica, a tese
analisa essas reconfigurações tendo como base exploratória três estudos de caso: JC Online, A Tarde Online e Extra Online.
Doutorando: Luiz Adolfo de Paiva Andrade
Título: ALTERNATE REALITY GAMES E ESPACIALIZAÇÃO: JOGOS ELETRÔNICOS E MOBILIDADE NA ERA DA COMPUTAÇÃO UBÍQUA
Resumo: A pesquisa consiste em um exame da convergência entre design de jogos eletrônicos e computação ubíqua, com foco na espacialização operada pela categoria lúdica que chamamos de jogos computacionais ubíquos ou jogos pervasivos. Como o próprio nome sugere, estes games utilizam tecnologias de computação ubíqua para se relacionar com o público, penetrando e se expandindo pelo mundo humano de um modo original. Nossa hipótese sustenta que a espacialização operada pelos jogos pervasivos tende a criar lugares temporários no espaço urbano a partir da articulação entre elemento lúdico, mobilidade e tecnologia de computação ubíqua. A análise aqui proposta é conduzida pela experiência disponível nos Alternate Reality Games (ARGS), o gênero mais popular de jogo pervasivo.
Doutorando: Macello Medeiros
Título: COMUNICAÇÃO LOCATIVA EM ZONAS BLUETOOTH: UM ESTUDO DO LUGAR NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Resumo: A pesquisa propõe um estudo do lugar na comunicação contemporânea com base na análise de quatro formas de comunicação: a comunicação local, a comunicação situada, a comunicação global e a comunicação locativa. Para tanto são utilizados três critérios de análise: o tipo de interação, a relação entre os contextos de produção e recepção de informação e os dispositivos técnicos representativos de cada forma de comunicação. O objetivo da pesquisa é perceber como as zonas bluetooth estão criando uma forma de comunicação diferenciada na qual o lugar assume o papel de maior relevância em decorrência da especificidade dos conteúdos enviados diretamente para artefatos digitais móveis que adentram estas áreas de cobertura da conexão bluetooth.
Doutoranda: Renata Baldanza
Título: CELULARES E PRÁTICAS COMUNICATIVAS CONTEMPORÂNEAS: USOS E APROPRIAÇÕES NAS REDES E MAXIMIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL
Resumo: Dado o seu caráter inovador, os telefones celulares, que surgem há bem pouco tempo se analisarmos comparativamente aos outros meios de comunicação, ocupam hoje um lugar de destaque na sociedade. Este artefato reúne diversas tecnologias que permitem ao usuário concretizar práticas comunicativas e de interação que vão muito além da simples comunicação por voz: eles captam imagens estáticas, sons e vídeos, auxiliam nas dinâmicas de localização, fazem streaming e muitas outras funções a depender no modelo que se adquire. Todavia, até os mais simples dos aparelhos permite hoje que seu usuário ao menos utilize-o como câmera fotográfica, gravação de voz e envio de mensagens SMS. A partir daí, acreditamos que tal artefato auxilia no sustento das redes sociais e maximiza o capital social a medida que sua multifuncionalidade aliada à sua capacidade de mobilidade, colabora para a alimentação dessas redes de algum modo, e consequentemente afetam suas práticas e dinâmicas. Assim, este estudo vislumbra entender como e em que medida os telefones celulares, dado o se caráter multifuncional aliado à mobilidade afetam, dão suporte e potencializam o capital social através de redes sociais bem como os reflexos disso na sociedade contemporânea.
Doutorando: André Fabrício da Cunha Holanda
Título: NEWSTABLET – CONVERGÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DO CONTEÚDO JORNALÍSTICO NOS TABLETS E OUTROS DISPOSITIVOS PORTÁTEIS
Resumo: Este trabalho busca mapear as transformações do jornalismo multimídia provocadas pela adequação do seu conteúdo aos dispositivos móveis de leitura e navegação na internet, a exemplo de tablets, leitores de e-books e smartphones. Uma complexa rede de produtores, dispositivos, aplicativos e consumidores começa a criar modelos comercialmente viáveis de jornalismo multimídia, que revivem características tradicionais dos veículos impressos como edições autônomas, pagas e diagramadas individualmente. Este formato parecia enfraquecido pelas tendências dominantes da Web: a distribuição gratuita e o imperativo da atualização contínua que exigia a padronização do design através de templates. Com o apoio da Teoria Ator-Rede, esta pesquisa recusa-se a estudar as “esferas” da produção, distribuição e consumo isoladamente; muito pelo contrário, visamos traçar a complexa rede de transformações que as unem de forma a constituir, de acordo com nossa hipótese, o exemplo mais avançado de convergência entre os modelos impresso, audiovisual e on-line.
Mestrando: Leonardo Branco
Título: OS MAPAS COLABORATIVOS COMO OBJETO DA GEOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO
Resumo: A produção e o uso de mapas, por dispositivos presentes na internet, estão inseridos em um contexto de renovação da cartografia. No mapeamento colaborativo, qualquer pessoa pode construir e personalizar um mapa com seus roteiros e lugares de preferência, além de poder inserir vídeos, fotografias e textos nos mapas. A pesquisa, com ênfase na relação entre as novas tecnologias e a cartografia, busca entender os processos de produção e consumo de mapas colaborativos no ambiente da internet.
Mestrando: Diego Brotas
Título: MÚSICA E MOBILIDADE: APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Resumo: A partir do surgimento de novos dispositivos eletrônicos e de redes infocomunicacionais sem fio, eclode dentro dos estudos da cibercultura um novo foco de estudos e pesquisas, as mídias locativas. Por meio delas, o estudo da comunicação se volta mais uma vez para as interações em espaços urbanos. Este projeto tem como foco principal a análise de novas estéticas de produção de sons, mapeamentos sonoros localizados, além da interação e consumo de músicas baseados na espacialização.
Mestrando: Paulo Victor B. de Sousa
Título: MAPAS COLABORATIVOS: VIGILÂNCIA DISTRIBUÍDA E REESCRITAS DA CIDADE
Resumo: Esta pesquisa contempla atualmente uma investigação sobre o fenômeno dos mapas colaborativos, compreendidas como ferramentas de anotação espacial abertas à participação pública. Em geral, os mapas colaborativos se utilizam de bases cartográficas prontas (Google, Flickr, Bing, dentre outros), sobre as quais os usuários podem inserir informações espaciais diversas. Toma-se, dessa forma, o objeto a partir de suas possibilidades de construção de subjetividade e transformação dos sentidos territoriais.
O corpo teórico tem avançado especialmente quanto às discussões sobre as implicações das mídias locativas em relação o lugar e quanto à catalogação de numerosos exemplos de mapas dispostos à colaboração, além de trazer conceitos e questões diversas do saber cartográfico.
PESQUISADORES GITS
Doutorando: Thiago Pereira Falcão
Título: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO EM MUNDOS VIRTUAIS
Resumo: Partindo de uma abordagem que harmoniza a relação entre regras e ficção em um jogo, e condicionando esta ao aspecto social inerente aos ambientes conhecidos como mundos virtuais, o trabalho almeja delinear que padrões são responsáveis pela criação de estruturas de significado que emergem do contato entre usuários e tais estruturas.
Mestrando: Vitor José Braga Mota Gomes
Título: COMPARTILHAMENTO DE FOTOGRAFIAS NA WEB: ESTUDO DOS USUÁRIOS DO SITE FLICKR
Resumo: A pesquisa objetiva identificar interações proporcionadas pela cibercultura de compartilhamento de fotografias. Investiga-se de que forma a fotografia é incorporada pelos usuários nas redes sociais na internet, tendo como enfoque usuários do site Flickr. O trabalho parte da premissa de que se trata de um meio através do qual usuários utilizam dos recursos provenientes do Flickr com o intuito criar representações de si e interagir baseados em seus interesses no ambiente mediado.
Mestrando: Ruan Carlos Brito
Título: COMUNIDADES VIRTUAIS E SITES DE REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS COMUNITÁRIAS NO ORKUT
Resumo: A dissertação busca compreender e caracterizar interações sociais mantidas em Comunidades do Site Orkut, observando se elementos conceituais relacionados à Comunidade Virtual estão presentes no Site de Redes Sociais em questão. Serão analisadas Comunidades do Orkut dedicadas a candidatos à Presidência da República nas eleições brasileiras de 2010: uma dedicada à candidata Dilma Rousseff / PT, uma dedicada ao candidato José Serra / PSDB e outra dedicada à candidata Marina Silva / PV. A Pesquisa será desenvolvida por meio de entrevistas com membros das Comunidades; bem como por análise do conteúdo postado nos tópicos das Comunidades.
Mestranda: Luciana Gomes Ferreira
Título: PRODUÇÃO LABORATORIAL NOS CURSOS DE JORNALISMO: PROPOSTA PARA UM ESTUDO DAS TENDÊNCIAS E MUDANÇAS PARA A COMUNICAÇÃO DIGITAL
Resumo: A dissertação de mestrado trata sobre o ensino do jornalismo na era da convergência e tem como meta analisar o ensino do jornalismo após a introdução dos componentes digitais nos programas de ensino. Um dos objetivos gerais é analisar se esses elementos promoveram mudanças no modelo curricular do jornalismo, na sua forma de ensino empregando a cultura do digital de forma transversal em todo o programa. O recorte para estabelecer este estudo foram os produtos laboratoriais digitais dos cursos de jornalismo em Salvador (BA) e a partir desse componente teórico-prático dos programas disciplinares analisar se as tecnologias digitais favoreceram o ensino do jornalismo para a era da convergência
Mestrando: Tarcizio da Silva
Título: A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E USO DE ARTEFATOS COMUNICACIONAIS DIGITAIS: O CASO DOS APLICATIVOS SOCIAIS
Resumo: A pesquisa tem como foco entender a relação entre uso e desenvolvimento de aplicativos sociais, tomados como uma manifestação das mudanças nas relações entre usuários, desenvolvedores e organizações. Projetados para alcançar os objetivos comerciais de seus produtores, os aplicativos sociais buscam levar os usuários a acessar anúncios ou comprar serviços específicos do aplicativo dentro da plataforma dos sites de redes sociais. Pretende-se observar a dinâmica de desenvolvimento contínuo de alguns aplicativos sociais, disponíveis nos sites Facebook e Orkut, como manifestações das tendências de consumo e produção de informação e ferramentas de interação dos usuários destes sites.
Mestranda: Maria Alessandra Calheira
Título: MICROBLOGS E OS ASPECTOS COMUNICACIONAIS ENTRE ORGANIZAÇÕES E PESSOAS NO TWITTER
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é analisar as relações mantidas pelas empresas Dell, Camiseteria e Livraria Saraiva e os seus seguidores no Twitter. A problematização enfoca a segmentação das mensagens, as apropriações feitas pelos seguidores de atores organizacionais, as formas de uso e estruturas destas redes e a sua colaboração para o aumento do capital social das organizações neste ambiente.
PROGRAMAÇÃO
Apresentações – 14 espaços de 30 min
Abertura – 10 min
Conferência de abertura – 1h
Perguntas – 20 min
Encerramento – 15 min
13.10.10 – quarta-feira
17:30 – Credenciamento
18:00 – Abertura: Prof. Dr. André Lemos (UFBA), Prof. Dr. José Carlos Ribeiro (UFBA) e Profa. Dra. Carmen Jacob (UFBA)
18:10 – Conferência de abertura: Prof. Dr. Vinicius Netto (UFF)
Cartografia colaborativa:
19:20 – Leonardo Branco
19:50 – Paulo Víctor Sousa
20:20 – Perguntas
20:35 – Intervalo
Game Studies:
20:45 – Luiz Adolfo Andrade
21:15 – Thiago Falcão
21:45 – Perguntas
14.10.10 – quinta-feira
Dispositivos Móveis e Redes Sociais:
18:30 – Diego Brotas
19:00 – Maria Alessandra Calheira
19:30 – Renata Baldanza
20:00 – Perguntas
20:15 – Intervalo
Jornalismo Móvel e Mídia Locativa:
20:30 – Fernando Firmino
21:00 – Macello Medeiros
21:30 – Perguntas
15.10.10 – sexta-feira
Interação e Redes Sociais:
18:30 – Ruan Carlos Brito
19:00 – Tarcízio Silva
19:30 – Vitor Braga
20:00 – Perguntas
20:15 – Intervalo
Dispositivos Móveis e Jornalismo Digital:
20:30 – André Holanda
21:00 – Luciana Ferreira
21:30 – Perguntas
21:45 – Encerramento