Novidade é uma iniciativa do Grupo Meio & Mensagem e da empresa Podcasting Brasil, especializada nesse novo tipo de mídia
Além de ser transmitido via satélite para cerca de 20 cidades em várias regiões do Brasil, o MaxiMídia 2005 poderá também ser ouvido em qualquer parte do mundo através do recurso do podcast. A novidade é uma iniciativa do Grupo Meio & Mensagem, que promove o principal evento do setor na América Latina, e da empresa Podcasting Brasil, especializada nesse novo tipo de mídia.
Batizado de MaxiPod, trata-se da introdução do sistema de radio on demand, uma nova forma de ouvir rádio que permitirá a qualquer pessoa conectada à internet acompanhar a feira, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro no World Trade Center, em São Paulo. Os ouvintes terão acesso a entrevistas, mesas-redondas, notícias e bate-papo.
O material é produzido pela equipe da Podcasting Brasil, que também vai selecionar os melhores momentos das palestras e dos debates durante o seminário. "Esse tipo de ação pereniza o evento, pois o material fica disponível indefinidamente na web e pode ser acessado por quem não pôde comparecer", explica Raul Medici Ferreira, um dos sócios da empresa.
A iniciativa começou a tomar forma em junho e até agora já foram "cobertos" pela Podcasting três eventos: o Fórum Mundial de Estratégia e Marketing e o Fórum Mundial de Negociação, ambos organizados pela HSM, e o Fitness Brasil (encontro profissional de atividade física). Os resultados são animadores: avisados pela HSM via newsletter eletrônica de que o áudio em podcast dos fóruns já estava disponível, 66% dos internautas contactados fizeram download do material.
O acesso do público é totalmente gratuito; quem banca os projetos são os patrocinadores. No caso do MaxiPod, o patrocínio é de Rain Network, revista Veja, Rede Record, DM9DDB e Yahoo. Por enquanto o trabalho ainda é bastante baseado nas técnicas do rádio, mas com o tempo o podcast deve criar seus próprios métodos de desenvolvimento de conteúdo.
Até a abertura do seminário, a equipe da Podcasting Brasil disponibilizará em seu site uma série de entrevistas e materiais sobre o evento. O MaxiMídia 2005 tem o patrocínio do Grupo Bandeirantes de Comunicação.