26 abril, 2006

CBS alerta para "invasão" do espaço das TVs

Eliane Pereira, de Las Vegas

[25/04 - 16:19] Novos equipamentos funcionando em altíssimas frequências causam interferência e podem "roubar" parte do espectro dos radiodifusores

A ameaça de interferência de dispositivos operando em UWB (ultra wideband, ou banda ultralarga) no sinal transmitido por emissoras de rádio e TV é uma das principais preocupações, hoje, dos radiodifusores norte-americanos. A advertência sobre os perigos para a própria sobrevivência das emissoras foi feita na manhã desta terça-feira, dia 25, por John Flaherty, vice-presidente de engenharia e tecnologia da rede de TV CBS. O executivo participou do SET e Trinta, evento organizado pela SET durante a feira e convenção da associação norte americana de radiodifusores - NAB 2006 - que prossegue até quinta-feira, em Las Vegas (EUA).

Segundo Flaherty, a faixa do espectro usada pelas emissoras está ameaçada pela proliferação de aparelhos que funcionam em UWB e em PLT (Poer Line Transmission). Essas transmissões, por sua potência, podem interferir na recepção dos sinais de rádio e TV, prejudicando a audiência. E o problema, nos Estados Unidos, é que a FCC (Federal Communications Comission, órgão regulador da radiodifusão, equivalente a Anatel) autorizou o uso de UWB e PLT.

A preocupação dos radiodifusores locais é que essas transmissões acabem por inundar toda a faixa do espectro a eles reservada, inviabilizando o negócio. Por isso, as entidades de classe locais estão se mobilizando para derrubar essa regulamentação. "O espectro é tão importante para o radiodifusor quanto respirar para o ser humano. Defendê-lo a qualquer custo e questão de vida ou morte", afirmou Flaherty.