Eliane Pereira, de Las Vegas
[25/04 - 09:47] Na abertura da feira anual da entidade, David Rehr ainda conclamou os radiodifusores a adotarem uma postura mais ofensiva em relação aos seus interesses
O novo presidente da National Association of Broadcasters (NAB, a associação norte-americana de emissoras de rádio e TV) David K. Rehr, abriu, em Las Vegas (Estados Unidos) a feira e convenção anual da entidade, maior evento do mundo na área de equipamentos para o setor, que termina nesta quinta-feira, dia 27.
Falando num momento em que a radiodifusão nos Estados Unidos se vê às voltas com novos concorrentes, como as empresas de telefonia (com a IPTV) e novas tecnologias como o iPod Video, Rehr conclamou os radiodifusores a adotar uma postura mais ofensiva na defesa de seus interesses.
Num discurso bastante afinado com o dos radiodifusores brasileiros, o presidente da NAB afirmou que é responsabilidade das empresas do setor (nos EUA) educar a população sobre as vantagens da TV digital terrestre aberta e gratuita. "Não podemos deixar as empresas de TV a cabo obrigar os consumidores a pagar tarifas desnecessárias para ter as vantagens da HDTV", afirmou.
Para tanto, a NAB vai lançar um grande programa para educar os consumidores sobre TV digital. Por seu lado, as emissoras de rádio estão desenvolvendo uma grande campanha para falar das vantagens do radio digital, voltada para ouvintes, montadoras de veículos e anunciantes.