Sistema vai explorar publicidade a partir de palavras selecionadas em textos de sites na internet
João Paulo Nucci
31/07 - 11:53
A Pixcomm Comunicação Interativa, recém-criada por quatro jovens empresários ligados ao marketing e à tecnologia, criou um sistema para explorar publicidade a partir de palavras selecionadas em textos de sites na internet. Chamado HotWords, funciona da mesma maneira que os links patrocinados - os anúncios são exibidos de acordo com o interesse do visitante da página. Contudo, em vez de serem dispostos ao lado ou acima da informação principal, ficam ocultos sob determinados termos-chave e só aparecem quando o usuário coloca o cursor sobre eles. Para o leitor do site que participa do sistema, a única diferença é que as palavras escolhidas pelos anunciantes aparecem grifadas em vermelho.
O modelo do negócio também segue o padrão dos links patrocinados, que em poucos anos conquistaram inúmeros adeptos, desde pequenas empresas até grandes corporações (nos Estados Unidos, perto de 50% do bolo publicitário virtual é absorvido dessa maneira). O anunciante só paga pelo anúncio após a confirmação do clique. A Pixcomm vende cotas de no mínimo R$ 100, e até 1o de outubro manterá o preço do clique congelado em R$ 0,25. Durante esse período promocional, o cliente que selecionar primeiro algum termo terá exclusividade sobre ele. Daí em diante, as palavras passarão a ser leiloadas entre os interessados.
Companhias como Motorola, GM, SafeNet (do ramo de segurança de sistemas de informática) e NetShoes (varejista eletrônico de sapatos), segundo a empresa, já aderiram ao sistema, além de cerca de cem sites. Entre eles estão Cineminha, Gazeta Esportiva.Net, W.News, TodaTeen e InteligWeb. Existem negociações para implantar a tecnologia em um grande portal. A receita obtida com os anúncios é dividida entre a Pixcomm e os sites participantes - os percentuais que cabem a cada um não foram revelados. O anunciante pode definir em quais segmentos, ou especificamente em quais sites, quer ver as suas peças. A adesão pode ser feita através do site da empresa.
A Pixcomm, que declara ter investido R$ 800 mil na criação do HotWords, protocolou a tecnologia no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), em busca da patente. A empresa reconhece que existem sistemas similares no mundo, desenvolvidos recentemente. "A patente pode nos servir como barreira para eventuais competidores", diz Gustavo Morale, um dos quatro sócios do negócio, que antes de iniciar a empreitada tocava sua própria agência de marketing interativo, a White Cat (que foi fechada).
Antes de começar a desenvolver o HotWords, a Pixcomm dedicou-se a trazer para o Brasil um painel eletrônico inteligente chamado Think Pix. Trata-se de uma televisão de plasma de 42 polegadas, posicionada verticalmente, que contém um sensor de presença. Assim que alguém se aproxima do equipamento, uma animação ou um comercial pode ser acionado. A idéia da Pixcomm é instalar esses painéis preferencialmente em aeroportos, cinemas e shopping centers - o Grupo Sonae acaba de adquirir 58 unidades do produto para suas lojas.