04 agosto, 2007

Google e Microsoft pedem mudança em alerta de direitos autorais

da Associated Press, em Washington

Um grupo de companhias de tecnologia que inclui o Google e a Microsoft pediu às agências reguladoras federais que mudem os alertas de direitos autorais.

Segundo a Associação das Indústrias de Comunicação e Computação, os alertas sobre direitos autorais que aparecem no início da maioria dos DVDs e das transmissões de esportes e filmes desencorajam o uso legal do conteúdo.

A reclamação registrada FTC (Federal Trade Commission, o equivalente ao Cade --Conselho Administrativo de Defesa Econômica) protesta contra os anúncios divulgados na Major League Baseball (MLB, a principal liga de beisebol norte-americana), na National Football League (liga de futebol nacional dos EUA) e nas animações da Dreamworks e da NBC, entre outras.

A reclamação pede que as companhias parem de usar uma linguagem de alerta sobre os direitos autorais e comecem uma campanha de marketing que informe os consumidores dos seus direitos para uso legal do conteúdo.

Questões relacionadas a direitos autorais têm sido fundamentais para companhias de mídia digital porque elas poderiam atrasar o crescimento de sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube, que o Google comprou no ano passado por US$ 1,6 bilhão.