22 outubro, 2008

Filtragem por Conteúdo Locativo



Um post muito interessante, que (ao meu ver) está muito relacionado com a discussão que ocorreu no GPC no último dia 15/10 sobre os usos e práticas da tecnologia bluetooth na comunicação contemporânea, vem do blog/fonte de pesquisa do Prof. André Lemos, o Carnet de Notes. O autor do post Vicente Maher traz um conceito chamado "Locative Content Filtering" que se aproxima muito do conceito que apresentei cha,ado de Comunicação Locativa de Nicho, nos quais o local define (ou filtra) o conteúdo que circula naquele ambiente:

"Place and time are two of the most important pieces of meta-data associated with content because they directly relate to relevance, before personal interest and taste. As an example, someone may not be generally interested in crime news, except when it happens next door to them. They may not be interested in restaurant reviews, unless the restaurant is nearby."

Outras questòes também começam a surgir, principalmente, quando tratamos desta relação entre tempo e espaço aliada à mobilidade. Ampliando o conceito que foi aplicado ao jornalismo, vejam este projeto da universidade de michigan chamado Talking Points (foto) que utiliza a conexão bluetooth para enviar informações sobre bares, restaurantes, etc. naquela rua, por exemplo. Vejam o vídeo abaixo:



Ok, muto trabalho pela frente... eis a pesquisa !!!!