Como um lugar passa a ser um territorio? Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro nas semanas passadas durante o confronto entre policiais e traficantes no Morro do Alemão.
Até então, o Complexo do Alemão era um lugar formado por 13 favelas que abrigam quase 20 mil domicílios onde habitam mais de 65 mil pessoas numa área de quase 3 km². Este lugar é conhecido como uma das regiões mais perigosas e violentas do Rio de Janeiro e concentra quase 40% dos crimes cometidos na cidade. A operação militar que se estabeleceu no final de 2010 para livrar os moradores do tráfico, diminuindo a violência neste lugar, transformou-o em território quando deram início as ações de cerco quando os traficantes começaram a estabelecer fronteiras através de carros atravessados nas ruas, pneus incendiados criando cortinas de fumaça, no intuito de limitar o avanço daqueles que estão prontos para invadir aquele lugar. Os depoimentos dos responsáveis pela operação deixam claro essa mudança de lugar para território, quando afirmam no final da operação que “a missão foi cumprida pela tomada daquele território”.
Portanto, podemos afirmar que este lugar, o Morro do Alemão com suas 13 favelas, onde as pessoas habitam e por ele criam um sentimento de pertencimento, constatado quando vemos as cenas na televisão durante a operação de moradores estendendo panos brancos nas janelas das casas como pedido de paz, ou aqueles que se recusavam a abandonar suas casas com medo de perder o seu lugar, passa, então, a ser um território quando se estabelece um conflito e, rapidamente, dois lados passam a se posicionar permitindo um confronto direto entre eles. Este embate fica tão evidente que em alguns momentos deixam de existir os moradores do lugar para apenas fazer parte do cenário, os bandidos e os mocinhos. Ou seja, como vimos anteriormente, o significado da palavra “território” tem uma relação com o “terror”, essa sensação que criar medos e estabelecer fronteiras para que seja então possível o seu controle, um território controlado. Só assim, depois do controle do território por aqueles que fazem parte do “lado do bem”, a vida volta ao normal revelando aqueles moradores do lugar que não eram percebidos durante a operação, mas que agora percebem o estrago de serem confundidos com os bandidos daquele lugar.