Segundo comunicado anunciado nesta quinta-feira em Londres pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), as vendas de música pela internet e telefone celular em todo o mundo em 2005 chegaram a 1,1 bilhão de dólares, o que representa um aumento de 300%. Deste total, 60% são da comercialização de músicas on line e 40% pela telefonia celular.
A cifra representa 6% do mercado musical atual, que nos último anos se queixa na queda das vendas dos CDs por causa da pirataria e, principalmente, por causa do mp3. No entanto, recentemente as gravadoras começaram a perceber que a música digital também poderia ser um mercado rentável, e o resultado é o crescimento visualizado no setor no ano passado. Foram baixadas cerca de 420 milhões de faixas na internet, uma quantidade 20 vezes maior do que em 2003.
E procurando se adequar aos consumidores, além do download legal, as gravadoras estão investindo em novas mídias, como o DualDisc, um disco modificado que combina a tecnologia de DVD e CD numa única unidade. Ele é produzido nos EUA desde 2004, mas no Brasil ainda está engatinhando, devido seu alto custo. No entanto, neste mês a Sony DADC anuncia que produzirá o formato com preços mais competitivos. Isso se deve a aquisição dos benefícios da Suframa - órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - para a fabricação da mídia no país. O DualDisc pode ser reproduzido em tocadores de CD e DVD comuns e em computadores
Para saber mais sobre o DualDisc, acesse www.sonydadc.com.br