21 setembro, 2007

Boas noticias para as producoes locais

Os profissionais de rádio e televisão esperam ansiosos por uma abertura na grade nacional para as produções locais, fundamental para os profissionais que estão e que chegarão no mercado.


Globo defende cotas regionais em rádio e TV

Evandro Guimarães diz em comissão do Senado que é preciso considerar diferenças locais

Alexandra Bicca

14/09 - 12:56

O vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães, afirmou na quinta-feira, 13, durante audiência pública na Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social da Comissão de Educação do Senado, que a definição de reserva de espaço nas programações das emissoras para conteúdo regional é de extrema importância, dadas as características do Brasil. Guimarães disse ainda que o projeto de Lei 59/03 da Câmara, que estabelece percentuais mínimos para veiculação de conteúdos regionais na programação de emissoras de rádio e televisão, precisa ter o debate aprimorado para se chegar a uma fórmula ideal de programação nacional com conteúdos regionalizados.

Para Guimarães, a decisão sobre os percentuais deverá levar em conta as características específicas de cada região, e não pode haver uma regra uniforme sem levar em conta essas particularidades. Segundo ele, nem todas as regiões têm condições econômicas para essas produções devido à falta de um mercado publicitário forte que financie essa programação regionalizada. Guimarães disse que algumas regiões metropolitanas têm mais condições de financiar essas produções locais, pois têm condições mercadológicas mais sólidas.

De acordo com ele, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da qual é conselheiro, vem contribuindo nessa discussão e acredita que a participação será fundamental para que os parlamentares possam estabelecer os percentuais. "Os parlamentares devem pensar que a decisão vá indicar o mínimo necessário para que os mercados locais tenham serviços prestados com características locais", disse.