20 novembro, 2007

Vigilancia via Celular: se essa moda pega ...

Algumas empresas já aderiram à vigilância via celular com trafego de imagens em tempo real. Lembro uma vez há algum tempo que me perguntaram se isso era possível, eu repondi "Ainda não... mas vai ser !!!".
___________________________________

Em nome da segurança, empresas monitoram até pelo celular

da Folha de S.Paulo

O "Big Brother" sai da televisão e toma as empresas, em uma tentativa de monitorar ambientes e funcionários em nome da segurança. O investimento em serviços inclui alarmes e câmeras e chegam até os celulares, habilitados para receber imagens em tempo real.

Uma das principais soluções de monitoramento utilizada por empresas é a câmera IP, que transmite áudio e vídeo para um computador ou diretamente para a internet. Por meio de softwares, os equipamentos monitoram telas ao vivo e detectam quando há movimento fora do normal.

"Esse tipo de câmera funciona para qualquer tipo de aplicação que envolva segurança profissional, de escolas a escritórios", diz Fernando Guerra, gerente de Vendas da Crockett International, empresa que fornece monitoramento com câmeras IP da Pelco.

Imagens capturadas por câmeras IP também podem chegar até o celular, como a iniciativa da empresa Bycon, que lança no mercado uma central de monitoramento que utiliza o sistema remoto de vigilância VPON --caracterizado por imagens de alta qualidade e pelo baixo consumo de banda e de disco rígido, o que facilita a transmissão por telefone.

"São gravadores digitais de áudio e vídeo que capturam as imagens de câmeras de circuito fechado de TV", explica Edvaldo Pereira, diretor de tecnologia da Bycon.

"As imagens das câmeras são capturadas em "digital video recorder" [gravadores de vídeo digital] e transformadas em dados, que são transmitidos pela internet ou pelo celular."