18 dezembro, 2007

Medição da Audiência (da TV Digital) em celulares

Uma das principais características da comunicação massiva é a audiêncioa medidad no momento em que o aparelho está conectado em um determinado programa de um determinado canal. Isso vai poder ser feito, segundo o IBOPE, para medir a audiência da TV Digital acessada via celular... porém continua sendo o mesmo veículo de massa já que neste caso só muda o suporte de recepção.

_____________________________________________________

Ibope vai medir audiência em celulares

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007 - 15h27

SÃO PAULO – O Ibope vai medir a audiência em novas mídias, além dos aparelhos de TV.

Com a estréia da TV digital, o instituto pretende adaptar sua metodologia para incluir na conta da audiência também os programas que são gravados no HD de TVs e conversores.

O Ibope pretende ainda medir a audiência dos canais de TV em celulares que sintonizam TV, minitelevisores ou mesmo programas assistidos no computador.

Segundo o Ibope, o método ainda está sendo desenvolvido e o instituto vai observar o comportamento dos consumidores com o surgimento de dispositivos móveis no varejo para assistir TV antes de estrear o serviço. Uma dos recursos do Ibope é disponibilizar um aplicativo, o Dib-6, capaz de rodar em celulares e enviar dados ao instituto.

Os primeiros celulares que podem captar TV digital devem chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2008.