04 dezembro, 2007

Pós-Massividade...

Ainda não falei aqui dessa característica da comunicação contemporânea, mas tenho compartilhado da idéia do Prof. André Lemos em relação à "função massiva" de alguma mídias. O post abaixo é uma demonstraçao dessa pos-massividade na comunicação. No Japão, as novelas em texto (folhetins) são criadas para o celular e depois de alcançar um relativo sucesso é publicada, ou seja, primeiro é disseminada e consumida de forma descentralizada, individualizada, segmentada; depois passa a ser veiculada massivamente.
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Histórias para celular fazem sucesso no Japão

SÃO PAULO – Histórias escritas pelo celular fazem sucesso no Japão, na tela do aparelho e em formato de livro.

Muito se fala sobre o Kindle, o e-book lançado pela Amazon no mês passado. Mas, no Japão, o livro eletrônico já funciona, na tela do celular.

No primeiro semestre de 2007, cinco livros (de papel) da lista dos 10 mais vendidos de ficção foram produzidas no teclado do celular, segundo a distribuidora de publicações Nippan.

A novela “Moshimo Kimiga”, segunda colocada da lista de ficção do primeiro semestre divulgada pela Nippan, foi publicada em janeiro como um livro de 142 páginas. Trata-se de um romance adolescente que já vendeu 400 mil cópias.

Outra novela criada para celular que ganhou formato do livro foi “Koizora” (Blue Sky, em inglês), vai virar filme.Foi lançado em papel em outubro e vendeu 1,2 milhões de cópias.

Um dos sites especializados em novelas para celulares, o Maho i-rando, já reúne mais de 1 milhão de trabalhos, desde que foi inaugurado, há sete anos.

Os autores digitam o texto usando o teclado do aparelho. Geralmente, são escritores de primeira viagem, que usam pseudônimos. Quando o título faz sucesso, é editado em papel. Segundo os especialistas do setor editorial, a audiência geralmente é de mulheres colegiais e na faixa dos 20 anos.