Congresso do setor contará, pela primeira vez, com a participação de executivos das empresas de telefonia para falar de convergência
Eliane Pereira
26/07 - 15:17
A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) promove na próxima terça, quarta e quinta-feiras (dias 01, 02 e 03 de agosto) a 14ª feira e congresso do setor, no centro de exposições ITM Expo, em São Paulo.
A principal novidade este ano será a presença de executivos das maiores empresas de telefonia fixa e móvel, com o objetivo de discutir a entrada das teles no ramo da distribuição de vídeo e possíveis parcerias com as operadoras de TV paga - que, por sua vez, já começaram a oferecer serviços de telefonia e avançam a passos rápidos na conquista de clientes de banda larga.
De acordo com o Levantamento Setorial Operadoras, realizado pela ABTA em parceria com o Sindicato das Empresas de TV por Assinatura, o número de clientes de banda larga do setor aumentou 25% entre dezembro de 2005 e março de 2006, chegando ao final do primeiro trimestre na casa dos 789 mil assinantes.
Já o serviço de pay TV fechou o primeiro trimestre de 2006 com 4,22 milhões de assinantes (crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado). Se o ritmo de crescimento econômico do país continuar na casa dos 3,5% a 4%, a previsão é de que, em cinco anos, o número de assinantes de TV paga no Brasil chegue a 6,5 milhões.
O setor projeta ainda que chegará ao final do ano com faturamento total de R$ 6 bilhões - no primeiro trimestre esse número ficou em R$ 1,3 bilhão. A maior parte das receitas advém da venda de assinaturas.
Apesar do crescimento expressivo (23% em 2005, de acordo com o Projeto Inter-Meios), a verba publicitária ainda representa apenas cerca de 5% do faturamento da TV por assinatura. No ano passado esse valor foi de R$ 374 milhões, o que representa 2,3% do total investido em mídia no país.