Uma entrevista com os idealizadores do Podcast Putzgrilo aprovado recenteente pelo Ministério da Cultura:
Aprovado em abril deste ano pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o Putzgrilo - Podcast Cultural, projeto idealizado por três alunos do curso de Produção Cultural da UFBA, depende de um incentivador fiscal para enfim entrar no ar. A idéia é montar uma página na internet para abrigar informações sobre o cenário cultural baiano com divulgação de entrevistas com professores, produtores culturais e patrocinadores da cultura, além de veiculação da agenda cultural semanal, conteúdo que pode ser acompanhado também com uma boa programação musical. Tudo isso disponibilizado no formato de Podcast. O Putzgrilo - Podcast Cultural é formado por Marcus Ferreira e Iali Moradilo, do curso de produção cultural, e Gabriel Pondé, do curso de Jornalismo.
Explique melhor o que é o Putzgrilo?
Marcus - A idéia do projeto surgiu na sala de aula. Macello de Medeiros, um orientando do professor André Lemos, deu uma aula sobre "Podcast". Eu não conhecia e achei uma ferramenta maravilhosa. Imaginei que poderia criar um projeto para criação de um "podcast" abordando a cultura na Bahia de um modo geral. Então o fiz! Enviei para o Ministério da Cultura e foi aprovado. Agora estamos tentando realizá-lo fazendo a captação de recursos. Ainda não fizemos nenhuma edição. Porém, acho que vamos fazer algumas edições mesmo sem patrocínio, por conta própria.
O que é cultura da Bahia ou, ao menos, o que cultura baiana no Putzgrilo?
Iali - Xii Danilo, isso dá certa polêmica, mas a idéia do projeto é divulgar a produção cultural do estado, o que está acontecendo, ser um canal pra manter a população informada e também os produtores.
Marcus - Quando falamos em valorizar a cultura da Bahia é divulgar aquele samba de roda de Cachoeira que só é olhado pela mídia em geral ou pelas rádios uma ou duas vezes ao ano, tocar a música daquele artista que não tem dinheiro para pagar "jabá", divulgar a exposição de um artista plástico desconhecido, gerar informação aos produtores culturais...
E vocês acham que a mídia baiana valoriza a cultura baiana?
Marcus - Ano passado esteve em minha sala uma senhora do grupo Gapa (cuida dos portadores de HIV). Ela disse que no dia mundial de combate à Aids, todos os jornais, tvs, rádios da Bahia procuravam ela para dar entrevista. E ela não os atendia, pois só era procurada uma vez ao ano. O que isso tem haver com a cultura? Eu acredito que nós damos valor a cultura uma ou duas vezes ao anos. Exemplo disso é o dia do samba, no final do ano. Acho que todos os dias do anos têm que ser do samba.
Iali - É, quando trata-se de um artista conhecido ele tem espaço, senão é mais dificil.
O valor total do projeto está orçado em R$63 mil. Em que vocês vão gastar esse dinheiro?
Marcus - Esse dinheiro é basicamente pagamento da equipe de produção formada por um produtor cultural (eu), um jornalista (gabriel Pondé) e uma estagiária de produção (iali moradilo), além da locação de um escritório e dos computadores para trabalharmos. O projeto tem duração de um ano.
Iali - Pois é, quando sair do papel eu nãoo serei mais a estagiária. Mas depois re-configuramos isso.
Marcus - Eu viro o estagiário, Iali. Rs.
Iali - O que acontece é que em um projeto de lei de incentivo temos que prever todos os gastos, tornar um projeto profissional.
Marcus - Isso! inclusive os impostos.
Expliquem como vocês pretendem conseguir o dinheiro.
Marcus - Já demos um grande passo que foi a aprovação no Ministério da Cultura, através da Lei do Audiovisual. Através dessa aprovação temos que conseguir um patrocinador que banque 20% do valor total do projeto do próprio bolso, e 80% restate o mesmo patrocinador deixa de pagar o Governo Federal para viabilizar o projeto. Estamos tentando viabilizar através de grandes empresas como Gerdau, Chesf, Microsoft, IBM, Suzano Celulose, Petrobrás, dentre outras.
Iali - Como é um projeto enquadrado na Lei Rouanet, estamos tentando captar recurso nas empresas, conseguir um patrocinador.
O que vocês acham da Lei Rouanet? É mesmo um tipo de mecenato ou uma forma do governo pagar pelo investimento cultural de algumas empresas?
Marcus - O problema todo é que as empresas ficaram "viciadas" em patrocinar através das leis de incentivos. Mesmo assim, ainda é muito difícil captar esses recursos. As empresas têm que ter uma melhor política de investimento de cultura, não resta mais dúvida que a cultura em geral trás retornos positivos à sociedade.
Iali - E é na hora da captação que o governo "larga de mao" o produtor.
Marcus - Vou citar um exemplo para se ter uma noção de como o patrocínio cultural agrega valor à marca de uma empresa. Estou cursando uma matéria na Facom de nome análise de públicos e mercado. Nela nós entrevistando o público de diversos espaços culturais em Salvador, e dentre as perguntas, tem uma que questiona os patrocinadores do espaço. A Petrobrás, muitas vezes nem patrocina o espaço e leva a fama. Porque? Porque é a maior investidora de cultura no Brasil. Logicamente, ela tem muito dinheiro. Mas temos empresas de grande porte que poderiam investir mais na nossa área. Isso esta melhorando aos poucos, veremos daqui a 15 anos como estará o cenário.
Poxa, a gente poderia ter feito dessa entrevista um podcast
Iali - Rsrs..É mesmo, fazer a entrevista em podcast seria legal.
Marcus - É sim cara, com certeza!