28 abril, 2008

Festival de Filmes em Celular

As Faculdades Jorge amado irá promover o primeiro festival de filme para celular - o Micromínima. Idealizado pelos Prof. Cláudio Manoel e Macello Medeiros, os filmes são produzidos na disciplina "Produção em Novas Mídias I" do Curso de Comunicação Social.
_________________________

MICROMÍNIMA

1º. Festival FJA de filmes-celular


14 e 15 de maio de 2008



Realização: Coordenação do Curso de Comunica Social

Proponentes/Organização: Prof. MS Macello Medeiros e Prof. MS. Cláudio Manoel Duarte



APRESENTAÇÃO

As mídias chamadas de pós-massivas são hoje ferramentas de produção autônoma da informação. Já não se necessita do aval dos MCM para a informação de interesse público circular. Blogs, sites, msn, chats, fóruns, filmes e fotos em sistemas on line asseguram a livre circulação da informação por parte de qualquer emissor. Es o resultado do que chamamos de liberação do pólo de emissão, um das leis da Cibercultura, eleita pelo teórico André Lemos. O modelo Todos-Todos assegura a qualquer usuário de tecnologias emissivas a possibilidade de usá-la como mídia, numa contraposição ao modelo ultrapassado das mídias tradicionais, que se apóiam, ainda, no modelo Um-Todos.

Os aparelhos celulares, hoje mais do que um telefone móvel, tornam-se cada vez mais centrais de produção (som, imagem, texto) configurando-se como mídias pessoais e pós-massivas.

Apostando nesse cenário de novos comportamentos de produção e consumo da informação propomos o evento MICROMÍNIMA - Festival FJA de filmes-celular, onde alunos das disciplinas de Novas Mídias I e II produzirão e difundirão suas produções de microfilmes gerados a partir de celular, com duração de 1 minuto a 1 minuto e 15 segundos, com linguagem e tema variados.

O evento, embora autônomo, aconteceria como programação cultural do Ciber.Comunica.