04 abril, 2008

Rumo à Web Semântica!

Uma ferramenta que será disponibilizada pelo Yahoo! para busca nos celulares baseia-se na web semântica irá utilizar a voz. Seria um caminho para a tão sonhada "interface zero"?
___________________________________



Yahoo! acrescenta comandos de voz em buscas de celulares

da Reuters, em Las Vegas

O Yahoo! anunciou na quarta-feira (2) um novo recurso que facilitará as buscas na internet feitas por meio dos celulares. A empresa vai permitir que os usuários utilizem comando de voz para realizar as pesquisas na web.

Marco Boerries, que comanda a divisão de celulares do Yahoo!, afirma que o objetivo de sua companhia é tornar milhões de links mais acessíveis via celular, aprofundando mais a navegação nos sites e permitindo que os usuários utilizem a própria voz para realizar as buscas.

Aplicativo para celular Yahoo! Go; empresa acrescentou comando de voz em buscas
"Trata-se realmente de uma mudança fundamental. Não estamos mais falando de simples links de web", disse Boerries, vice-presidente executivo da divisão Connected Life, do Yahoo!.

A empresa fechou acordo com dezenas de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo para oferecer serviços de internet móvel a cerca de 600 milhões de usuários de celulares.

O portal de internet também planeja firmar novos acordos que elevariam esse total a 750 milhões de usuários. Uma das mais recentes parcerias, por exemplo, foi fechado com a operadora brasileira Vivo.

Web semântica

A intenção do Yahoo! é ampliar a maneira pela qual exibe resultados de busca ao permitir que provedores forneçam informações altamente categorizadas. Os resultados dão mais controle sobre o conteúdo que chega aos usuários e sobre a forma pela qual eles são apresentados.

A abordagem aberta que a empresa está propondo representa, em termos técnicos, uma forma de busca semântica na Web, o que significa que computadores reconhecem e categorizam as informações que aparecem em uma página da web.

O sistema estará pronto para que as operadoras de telefonia móvel o ofereçam aos seus assinantes ainda neste trimestre, disse Boerries.