08 abril, 2008

Menor que o MP3 !!!!

O que era pequeno, vai ficar menor...
____________________________________

Tecnologia reduz música para arquivo mil vezes menor que mp3

da Folha Online

Pesquisadores da Universidade de Rochester (EUA) estão desenvolvendo uma nova tecnologia para músicas digitais que promete ser mil vezes menor que o tamanho dos atuais arquivos em mp3.

Como uma amostra de que a nova tecnologia é possível, os pesquisadores reproduziram em um evento em Las Vegas na semana passada um solo de clarinete de 20 segundos cujo arquivo possuía apenas 1 kb.

Para tornar possível a supercompressão, a tecnologia recria no computador aspectos físicos do instrumento e da própria música, fazendo com que o arquivo funcione apenas como uma espécie de "guia" para a reprodução do som, explicam os pesquisadores.

"É quase como reproduzir música como um ser humano", afirma em comunicado o professor Mark Bocko, um dos criadores da tecnologia.

Ao tocar a música, o computador literalmente reproduz tudo que é conhecido sobre clarinetes e sobre como o instrumento é tocado. O estudo analisa até aspectos como a pressão que o músico faz com a sua boca no instrumento para conseguir determinadas notas.

O resultado, afirmam os pesquisadores, ainda não é perfeito, mas é uma representação bastante próxima do som original.

O professor Bocko diz acreditar que a qualidade dos resultados ainda serão mais reais na medida que os estudos avançarem. Segundo ele, o resultado pode representar a máxima compressão dos arquivos de música conhecidas até hoje.