10 julho, 2008

Bluetooth como uma característica necessária do celular

Uma pesquisa realizada pela ABI research aponta a conexão bluetooth como uma das três características essenciais no momento da compra dos aparelhos celulares. Veja o post do site UCEL
____________________________________

Quais As Principais Características Que Um Celular Deve Ter?

Segundo uma pesquisa divulgada pela ABI Research feita com mais de 1400 usuários em sete paises, as três características essenciais nos próximos aparelhos a serem adquiridos pelos usuários são câmera, bluetooth e funções de rádio e música. O principal desejo é o de telefones com câmera de 2 ou mais megapixels com 47% dos votos, seguido por Bluetooth com 34% e funcionalidades de música/rádio FM com 32%. Atualmente as três características mais comuns nos aparelhos dos entrevistados são: jogos (64%), acesso à Internet (61%), e câmeras com mais de 2 megapixels (58%).

Segundo um dos executivos, "o estudo identificou alguns resultados surpreendentes de diferenças entre os mercados. Telefones com câmera, por exemplo, foram duas vezes mais importantes para os consumidores em Taiwan contra os consumidores dos EUA. Do mesmo modo Bluetooth é considerado essencial pelos assinantes da Europa Ocidental e de Taiwan, mas nem tanto no Japão e na Coréia do Sul."

A pesquisa ainda revelou que os consumidores de todos os mercados maduros escolhem a sua operadora baseados no "básico", o preço, amigos/familiares na mesma rede, e a cobertura da rede. O interesante é que características como jogos e acesso à Internet também estão no topo da lista das funcionalidades que os assinantes têm em seus aparelhos, mas nunca no topo da lista de funcionalidades utilizadas. As características tidas como menos fundamentais em um aparelho foram Wi-fi e TV no celular.