A partir de hoje, 22/07, os usuários de dispositivos móveis com conexão wifi poderão acessar à internet em plena praia de copacabana. O acesso, por enquanto, somente numa faixa da orla, até o final do ano que vem, segundo a secretaria de ciência e tecnologia, em todo o estado. Leia post do Folha On Line:
Praia de Copacabana estréia rede de internet sem fio
da Folha Online
O Rio inaugura nesta terça-feira (22) o sistema de internet sem fio na praia de Copacabana. Por enquanto, a rede estará disponível em uma parte da praia, mas o governo do Estado promete que até o fim de agosto toda a orla receba o sinal, com cobertura na avenida Atlântica, podendo alcançar trechos de algumas ruas transversais.
Com o serviço, quem tiver um computador habilitado para receber esse tipo de conexão poderá acessar a internet banda larga gratuitamente nessas regiões. Copacabana será o primeiro local no Rio a receber a rede Wi-Fi. A expectativa é que todo o Estado tenha cobertura sem-fio até o fim do ano que vem.
Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio, a decisão de dividir a implantação do projeto em duas partes foi tomada para verificar a demanda pelo serviço na primeira etapa. Conforme o tráfego registrado, serão feitos ajustes e correções. O projeto foi financiado por meio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Copacabana foi escolhida para o início do projeto em razão de seu potencial turístico e também pela necessidade de aumento da segurança --com o uso da rede, segundo o governo do Estado, será possível melhorar o monitoramento da região.
"A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20%", afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, em nota.