22 dezembro, 2010

1° Blitz Bluetooth UPF é sucesso entre estudantes de Passo Fundo

Uma ação bem interessante semelhante a ideia do Bluetooth Car que sugeri a um amigo de uma gravadora no Rio para substituir a entrega de panfletos/flyers/filipetas nos bares e restaurantes.
______________________________________________
1° Blitz Bluetooth UPF é sucesso entre estudantes de Passo Fundo 

Transferir dados com informações sobre o Vestibular de Verão 2011 da Universidade de Passo Fundo (UPF) para os alunos de ensino médio de Passo Fundo e comunidade regional. Esse foi o objetivo da caravana Bluetooth UPF, que passou por várias escolas e espaços nesta semana.
Aqueles que estavam conectados concorreram a prêmios como pen drives, fones de ouvido, mouses, livros, camisetas, locações de filmes e até horários no Kart Clube. Os prêmios foram sorteados através das mensagens enviadas. Os promotores que lá estavam distribuíram os brindes para os contemplados, que receberam a ação com entusiasmo e surpresa.

A caravana da Blitz Bluetooth teve início na segunda-feira (8), no Colégio Marista Conceição. Na quarta-feira (10), foi a vez do EENAV e na quinta-feira (11), a galera do Blitz fez parada obrigatória em frente à escola Fagundes dos Reis. Na sexta-feira, os alunos do Cecy Leite Costa receberam a Blitz Bluetooth UPF. Em todos os colégios, a ação contou com participação expressiva de alunos interagindo com a galera da Blitz. Na sexta-feira (12), a caravana marcou presença na 25ª Mostra de Pequenos Animais em shows e no centro da cidade.

A programação da Blitz Bluetooth prossegue na próxima semana. Confira:
Na terça-feira (16), no fim da manhã, a Blitz estará na Escola Menino Deus e, no final da tarde, no Ensino Médio Integrado UPF. Os registros fotográficos feitos durante essa semana nas escolas podem ser encontrados nas comunidades do Vestibular UPF no Orkut e Facebook.

04 dezembro, 2010

Wim Wenders e o Lugar


Estive no MASP semana passada e pude conferir uma exposição de fotografias do Cineasta Alemão Wim Wenders denominado: Lugares estranhos e quietos. Na entrada tinha um texto belíssimo sobre a ideia de lugar que Wim Wenders tem quando sai pelo mundo viajando e tirando fotos. Numa passagem (estou tentando achar o texto completo) ele diz que o melhor lugar para ele é na direção contrária que as pessoas indicam: "Vá por ali!" e ele faz o contrário para achar outros lugares mais interessantes !!

Olhando as fotos da exposição pude fazer várias associações com o conceito que estou tentando trabalhar na minha tese. O lugar como ponto fixado por coisas construídas, aberto aos diversos fluxos, que fazem sentido ou podem apenas significar algo para quem por eles passam ou ficam...

Lugar e Território


Como um lugar passa a ser um territorio? Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro nas semanas passadas durante o confronto entre policiais e traficantes no Morro do Alemão.  

Até então, o Complexo do Alemão era um lugar formado por 13 favelas que abrigam quase 20 mil domicílios onde habitam mais de 65 mil pessoas numa área de quase 3 km². Este lugar é conhecido como uma das regiões mais perigosas e violentas do Rio de Janeiro e concentra quase 40% dos crimes cometidos na cidade. A operação militar que se estabeleceu no final de 2010 para livrar os moradores do tráfico, diminuindo a violência neste lugar, transformou-o em território quando deram início as ações de cerco quando os traficantes começaram a estabelecer fronteiras através de carros atravessados nas ruas, pneus incendiados criando cortinas de fumaça, no intuito de limitar o avanço daqueles que estão prontos para invadir aquele lugar. Os depoimentos dos responsáveis pela operação deixam claro essa mudança de lugar para território, quando afirmam no final da operação que “a missão foi cumprida pela tomada daquele território”.


Portanto, podemos afirmar que este lugar, o Morro do Alemão com suas 13 favelas, onde as pessoas habitam e por ele criam um sentimento de pertencimento, constatado quando vemos as cenas na televisão durante a operação de moradores estendendo panos brancos nas janelas das casas como pedido de paz, ou aqueles que se recusavam a abandonar suas casas com medo de perder o seu lugar, passa, então, a ser um território quando se estabelece um conflito e, rapidamente, dois lados passam a se posicionar permitindo um confronto direto entre eles. Este embate fica tão evidente que em alguns momentos deixam de existir os moradores do lugar para apenas fazer parte do cenário, os bandidos e os mocinhos. Ou seja, como vimos anteriormente, o significado da palavra “território” tem uma relação com o “terror”, essa sensação que criar medos e estabelecer fronteiras para que seja então possível o seu controle, um território controlado. Só assim, depois do controle do território por aqueles que fazem parte do “lado do bem”, a vida volta ao normal revelando aqueles moradores do lugar que não eram percebidos durante a operação, mas que agora percebem o estrago de serem confundidos com os bandidos daquele lugar.

27 outubro, 2010

Brookfield Incorporações realiza ação bluetooth em tapumes espalhados por quatro cidades

Muito interssante este projeto criado para uma construtora em SP. Muito semelhantes ao projeto do totem digital da FUNCEB que estarei implantando no Pelourinho em janeiro de 2011. Através da tecnologia bluetooth, são eviadas visitas guiadas quando o transeunte passa em frente a um tapume no lugar onde será construído o empreendimento. Acessem o site e ouçam o material. Claro que ele só terá efeito quando vc estiver naquele lugar. Fora dele (via site) soa muito estranho !!! (Via Mobipedia)

______________________


Brookfield Incorporações realiza ação bluetooth em tapumes espalhados por quatro cidades: "

Com 387 obras concluídas e mais de 56 em andamento em todo o território nacional, a Brookfield Incoporações passou a apostar em estratégias de mobile marketing. O projeto Urban Gallery fará várias intervenções artísticas em espaços públicos.


A ação transformará cinco tapumes em obras de arte, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. Quem passar pelos tapumes com o bluetooth do celular ligado, receberá informações sobre o artista e sua obra de arte diretamente no seu dispositivo móvel. Também poderá baixar um wallpaper.



Em breve, a empresa vai lançar um aplicativo para reforçar a campanha. O Audio Wall permitirá que o usuário teste o seu talento artístico usando apenas a voz como matéria prima.


O projeto também conta com ações no Facebook, blogs, site mobile, comerciais de cinema, entre outras ações.


Clique aqui para acessar o site Urban Gallery.


Siga os posts do Mobilepedia no Twitter de Marcelo Castelo

"

27 setembro, 2010

Totem Digital - Parte 06: Assinado TAC com a FUNCEB !



Um pouco atrasado enquanto post (como é difícil manter atualizado o blog depois dos microblogs!!!), queria anunciar que assinei o Termo de Acordo e Compromisso para liberação da verba de implantação do projeto "Educação Patrimonial utilizando Totem digital para circulação de conteúdo informativo via conexão Bluetooth". Agora é espear pela publicação no Diário Oficial e em seguida a disponibilização da verba. A implantação está prevista para Janeiro de 2011, até lá esteri postando o passo a passo deste processo.

FACOM realiza Seminário para discutir os lugares e a Sociabilidade


Lugares da Sociabilidade. I Seminário dos Grupos de Pesquisa em Cibercidades (GPC) e
em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS)
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA
Palestra de abertura (Keynote Speaker). Prof. Dr. Vinicius Neto (UFF) – “Prática, Comunicação e Espaço. Uma reflexão sobre a materialidade das estruturas sociais”.

Coordenação – André Lemos (GPC) e José Carlos Ribeiro (GITS).

Objetivo: promover um espaço de discussão sobre os diversos temas relacionados às pesquisas efetuadas pelos discentes da linha cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA, vinculados ao Grupo de Pesquisa em Cibercidades – GPC e ao Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade – GITS. Os temas a serem abordados agrupam-se em mesas temáticas sobre: Cartografia colaborativa; Game Studies; Dispositivos Móveis e Redes Sociais; Jornalismo Móvel e Mídia Locativa; Interação e Redes Sociais; e Dispositivos Móveis e Jornalismo Digital.

Onde: Auditório da FACOM/UFBA, Campus de Ondina.
Quando: 13 a 15 de outubro de 2010 (quarta a sexta), das 18.00h às 22h

PESQUISADORES GPC
Doutorando: Fernando Firmino da Silva
Título: JORNALISMO E MOBILIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS DIGITAIS NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA COM TRÊS ESTUDOS DE CASO – PORTAIS JC ONLINE, A TARDE ONLINE E EXTRA ONLINE
Resumo: Esta tese busca compreender e analisar as implicações da introdução das tecnologias móveis digitais e das conexões sem fio na produção jornalística contemporânea. Partindo do conceito de jornalismo, mobilidade e seus desdobramentos por jornalismo móvel, jornalismo locativo e jornalismo em redes sociais móveis, a pesquisa explora os aspectos constitutivos das reconfigurações da prática jornalística diante de um território informacional formatado por redes Wi-Fi, WiMax, 3G, bluetooth, infra-vermelho e de tecnologias móveis digitais como celulares, smartphones, netbooks, câmeras digitais, tablets e similares. A mobilidade expandida, a portabilidade e a ubiqüidade e a convergência jornalística, atreladas a esta nova estrutura de produção, distribuição e consumo de informação, inserem novas práticas comunicacionais e reconfigurações das rotinas produtivas. A partir de reflexões teóricas e pesquisa empírica, a tese
analisa essas reconfigurações tendo como base exploratória três estudos de caso: JC Online, A Tarde Online e Extra Online.

Doutorando: Luiz Adolfo de Paiva Andrade
Título: ALTERNATE REALITY GAMES E ESPACIALIZAÇÃO: JOGOS ELETRÔNICOS E MOBILIDADE NA ERA DA COMPUTAÇÃO UBÍQUA
Resumo: A pesquisa consiste em um exame da convergência entre design de jogos eletrônicos e computação ubíqua, com foco na espacialização operada pela categoria lúdica que chamamos de jogos computacionais ubíquos ou jogos pervasivos. Como o próprio nome sugere, estes games utilizam tecnologias de computação ubíqua para se relacionar com o público, penetrando e se expandindo pelo mundo humano de um modo original. Nossa hipótese sustenta que a espacialização operada pelos jogos pervasivos tende a criar lugares temporários no espaço urbano a partir da articulação entre elemento lúdico, mobilidade e tecnologia de computação ubíqua. A análise aqui proposta é conduzida pela experiência disponível nos Alternate Reality Games (ARGS), o gênero mais popular de jogo pervasivo.

Doutorando: Macello Medeiros
Título: COMUNICAÇÃO LOCATIVA EM ZONAS BLUETOOTH: UM ESTUDO DO LUGAR NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Resumo: A pesquisa propõe um estudo do lugar na comunicação contemporânea com base na análise de quatro formas de comunicação: a comunicação local, a comunicação situada, a comunicação global e a comunicação locativa. Para tanto são utilizados três critérios de análise: o tipo de interação, a relação entre os contextos de produção e recepção de informação e os dispositivos técnicos representativos de cada forma de comunicação. O objetivo da pesquisa é perceber como as zonas bluetooth estão criando uma forma de comunicação diferenciada na qual o lugar assume o papel de maior relevância em decorrência da especificidade dos conteúdos enviados diretamente para artefatos digitais móveis que adentram estas áreas de cobertura da conexão bluetooth.

Doutoranda: Renata Baldanza
Título: CELULARES E PRÁTICAS COMUNICATIVAS CONTEMPORÂNEAS: USOS E APROPRIAÇÕES NAS REDES E MAXIMIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL
Resumo: Dado o seu caráter inovador, os telefones celulares, que surgem há bem pouco tempo se analisarmos comparativamente aos outros meios de comunicação, ocupam hoje um lugar de destaque na sociedade. Este artefato reúne diversas tecnologias que permitem ao usuário concretizar práticas comunicativas e de interação que vão muito além da simples comunicação por voz: eles captam imagens estáticas, sons e vídeos, auxiliam nas dinâmicas de localização, fazem streaming e muitas outras funções a depender no modelo que se adquire. Todavia, até os mais simples dos aparelhos permite hoje que seu usuário ao menos utilize-o como câmera fotográfica, gravação de voz e envio de mensagens SMS. A partir daí, acreditamos que tal artefato auxilia no sustento das redes sociais e maximiza o capital social a medida que sua multifuncionalidade aliada à sua capacidade de mobilidade, colabora para a alimentação dessas redes de algum modo, e consequentemente afetam suas práticas e dinâmicas. Assim, este estudo vislumbra entender como e em que medida os telefones celulares, dado o se caráter multifuncional aliado à mobilidade afetam, dão suporte e potencializam o capital social através de redes sociais bem como os reflexos disso na sociedade contemporânea.

Doutorando: André Fabrício da Cunha Holanda
Título: NEWSTABLET – CONVERGÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DO CONTEÚDO JORNALÍSTICO NOS TABLETS E OUTROS DISPOSITIVOS PORTÁTEIS
Resumo: Este trabalho busca mapear as transformações do jornalismo multimídia provocadas pela adequação do seu conteúdo aos dispositivos móveis de leitura e navegação na internet, a exemplo de tablets, leitores de e-books e smartphones. Uma complexa rede de produtores, dispositivos, aplicativos e consumidores começa a criar modelos comercialmente viáveis de jornalismo multimídia, que revivem características tradicionais dos veículos impressos como edições autônomas, pagas e diagramadas individualmente. Este formato parecia enfraquecido pelas tendências dominantes da Web: a distribuição gratuita e o imperativo da atualização contínua que exigia a padronização do design através de templates. Com o apoio da Teoria Ator-Rede, esta pesquisa recusa-se a estudar as “esferas” da produção, distribuição e consumo isoladamente; muito pelo contrário, visamos traçar a complexa rede de transformações que as unem de forma a constituir, de acordo com nossa hipótese, o exemplo mais avançado de convergência entre os modelos impresso, audiovisual e on-line.

Mestrando: Leonardo Branco
Título: OS MAPAS COLABORATIVOS COMO OBJETO DA GEOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO
Resumo: A produção e o uso de mapas, por dispositivos presentes na internet, estão inseridos em um contexto de renovação da cartografia. No mapeamento colaborativo, qualquer pessoa pode construir e personalizar um mapa com seus roteiros e lugares de preferência, além de poder inserir vídeos, fotografias e textos nos mapas. A pesquisa, com ênfase na relação entre as novas tecnologias e a cartografia, busca entender os processos de produção e consumo de mapas colaborativos no ambiente da internet.

Mestrando: Diego Brotas
Título: MÚSICA E MOBILIDADE: APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Resumo: A partir do surgimento de novos dispositivos eletrônicos e de redes infocomunicacionais sem fio, eclode dentro dos estudos da cibercultura um novo foco de estudos e pesquisas, as mídias locativas. Por meio delas, o estudo da comunicação se volta mais uma vez para as interações em espaços urbanos. Este projeto tem como foco principal a análise de novas estéticas de produção de sons, mapeamentos sonoros localizados, além da interação e consumo de músicas baseados na espacialização.

Mestrando: Paulo Victor B. de Sousa
Título: MAPAS COLABORATIVOS: VIGILÂNCIA DISTRIBUÍDA E REESCRITAS DA CIDADE
Resumo: Esta pesquisa contempla atualmente uma investigação sobre o fenômeno dos mapas colaborativos, compreendidas como ferramentas de anotação espacial abertas à participação pública. Em geral, os mapas colaborativos se utilizam de bases cartográficas prontas (Google, Flickr, Bing, dentre outros), sobre as quais os usuários podem inserir informações espaciais diversas. Toma-se, dessa forma, o objeto a partir de suas possibilidades de construção de subjetividade e transformação dos sentidos territoriais.
O corpo teórico tem avançado especialmente quanto às discussões sobre as implicações das mídias locativas em relação o lugar e quanto à catalogação de numerosos exemplos de mapas dispostos à colaboração, além de trazer conceitos e questões diversas do saber cartográfico.

PESQUISADORES GITS
Doutorando: Thiago Pereira Falcão
Título: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO EM MUNDOS VIRTUAIS
Resumo: Partindo de uma abordagem que harmoniza a relação entre regras e ficção em um jogo, e condicionando esta ao aspecto social inerente aos ambientes conhecidos como mundos virtuais, o trabalho almeja delinear que padrões são responsáveis pela criação de estruturas de significado que emergem do contato entre usuários e tais estruturas.

Mestrando: Vitor José Braga Mota Gomes
Título: COMPARTILHAMENTO DE FOTOGRAFIAS NA WEB: ESTUDO DOS USUÁRIOS DO SITE FLICKR
Resumo: A pesquisa objetiva identificar interações proporcionadas pela cibercultura de compartilhamento de fotografias. Investiga-se de que forma a fotografia é incorporada pelos usuários nas redes sociais na internet, tendo como enfoque usuários do site Flickr. O trabalho parte da premissa de que se trata de um meio através do qual usuários utilizam dos recursos provenientes do Flickr com o intuito criar representações de si e interagir baseados em seus interesses no ambiente mediado.

Mestrando: Ruan Carlos Brito
Título: COMUNIDADES VIRTUAIS E SITES DE REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS COMUNITÁRIAS NO ORKUT
Resumo: A dissertação busca compreender e caracterizar interações sociais mantidas em Comunidades do Site Orkut, observando se elementos conceituais relacionados à Comunidade Virtual estão presentes no Site de Redes Sociais em questão. Serão analisadas Comunidades do Orkut dedicadas a candidatos à Presidência da República nas eleições brasileiras de 2010: uma dedicada à candidata Dilma Rousseff / PT, uma dedicada ao candidato José Serra / PSDB e outra dedicada à candidata Marina Silva / PV. A Pesquisa será desenvolvida por meio de entrevistas com membros das Comunidades; bem como por análise do conteúdo postado nos tópicos das Comunidades.

Mestranda: Luciana Gomes Ferreira
Título: PRODUÇÃO LABORATORIAL NOS CURSOS DE JORNALISMO: PROPOSTA PARA UM ESTUDO DAS TENDÊNCIAS E MUDANÇAS PARA A COMUNICAÇÃO DIGITAL
Resumo: A dissertação de mestrado trata sobre o ensino do jornalismo na era da convergência e tem como meta analisar o ensino do jornalismo após a introdução dos componentes digitais nos programas de ensino. Um dos objetivos gerais é analisar se esses elementos promoveram mudanças no modelo curricular do jornalismo, na sua forma de ensino empregando a cultura do digital de forma transversal em todo o programa. O recorte para estabelecer este estudo foram os produtos laboratoriais digitais dos cursos de jornalismo em Salvador (BA) e a partir desse componente teórico-prático dos programas disciplinares analisar se as tecnologias digitais favoreceram o ensino do jornalismo para a era da convergência

Mestrando: Tarcizio da Silva
Título: A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E USO DE ARTEFATOS COMUNICACIONAIS DIGITAIS: O CASO DOS APLICATIVOS SOCIAIS
Resumo: A pesquisa tem como foco entender a relação entre uso e desenvolvimento de aplicativos sociais, tomados como uma manifestação das mudanças nas relações entre usuários, desenvolvedores e organizações. Projetados para alcançar os objetivos comerciais de seus produtores, os aplicativos sociais buscam levar os usuários a acessar anúncios ou comprar serviços específicos do aplicativo dentro da plataforma dos sites de redes sociais. Pretende-se observar a dinâmica de desenvolvimento contínuo de alguns aplicativos sociais, disponíveis nos sites Facebook e Orkut, como manifestações das tendências de consumo e produção de informação e ferramentas de interação dos usuários destes sites.

Mestranda: Maria Alessandra Calheira
Título: MICROBLOGS E OS ASPECTOS COMUNICACIONAIS ENTRE ORGANIZAÇÕES E PESSOAS NO TWITTER
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é analisar as relações mantidas pelas empresas Dell, Camiseteria e Livraria Saraiva e os seus seguidores no Twitter. A problematização enfoca a segmentação das mensagens, as apropriações feitas pelos seguidores de atores organizacionais, as formas de uso e estruturas destas redes e a sua colaboração para o aumento do capital social das organizações neste ambiente.

PROGRAMAÇÃO
Apresentações – 14 espaços de 30 min
Abertura – 10 min
Conferência de abertura – 1h
Perguntas – 20 min
Encerramento – 15 min
13.10.10 – quarta-feira
17:30 – Credenciamento
18:00 – Abertura: Prof. Dr. André Lemos (UFBA), Prof. Dr. José Carlos Ribeiro (UFBA) e Profa. Dra. Carmen Jacob (UFBA)
18:10 – Conferência de abertura: Prof. Dr. Vinicius Netto (UFF)
Cartografia colaborativa:
19:20 – Leonardo Branco
19:50 – Paulo Víctor Sousa
20:20 – Perguntas
20:35 – Intervalo
Game Studies:
20:45 – Luiz Adolfo Andrade
21:15 – Thiago Falcão
21:45 – Perguntas
14.10.10 – quinta-feira
Dispositivos Móveis e Redes Sociais:
18:30 – Diego Brotas
19:00 – Maria Alessandra Calheira
19:30 – Renata Baldanza
20:00 – Perguntas
20:15 – Intervalo
Jornalismo Móvel e Mídia Locativa:
20:30 – Fernando Firmino
21:00 – Macello Medeiros
21:30 – Perguntas
15.10.10 – sexta-feira
Interação e Redes Sociais:
18:30 – Ruan Carlos Brito
19:00 – Tarcízio Silva
19:30 – Vitor Braga
20:00 – Perguntas
20:15 – Intervalo
Dispositivos Móveis e Jornalismo Digital:
20:30 – André Holanda
21:00 – Luciana Ferreira
21:30 – Perguntas
21:45 – Encerramento

20 agosto, 2010

Monitoramento do Trânsito via Bluetooth

Este projeto poderia ser classificado como uma prática de bluetooth mapping dentre da classificação que estou propondo na minha tese: práticas de bluetooth P2P, Bluetooth Marketing, Bluetooth News e Bluetooth Mapping. O intuito é simplesmente monitorar o deslocamento das pessoas que estão nos veículos através da conexão blueooth dos seus dispositivos. Assim pelo MAC adress do aparelho é possível descrever um comportamento desses veículos no tráfego. Uma das utilizadades seria verificar o tempo de deslocamento daquele veículo durante um determinado trajeto, visualizando melhor os pontos de congestionamento da cidade. (Via blog de Mike Foley, Blutooth SIG Director)

__________________________________

Tracking traffic with BlueTOAD:

A BlueTOAD sensor along a Chicago freeway


TrafficCast photo

Everyone knows about the use of Bluetooth technology in cars, but how about products that detect Bluetooth signals in passing cars? Not cell towers that carry the signal from your mobile phone, but devices that measure the signals emanating from Bluetooth enabled devices in your car and then use that information to monitor traffic jams and predict travel times. That’s what a Wisconsin company named TrafficCast is doing with its new BlueTOAD system.

The BlueTOAD name is catchy, but what really caught our attention is when the Illinois and Wisconsin media started reporting on how those states have begun using the company’s technology to measure traffic on congested freeway sections. TrafficCast uses a system of sensor boxes mounted on light poles along the freeway. The sensors pick up the media access control, or MAC address, from cell phones, navigation systems and laptops in passing vehicles and the signals from Bluetooth enabled vehicles themselves.

TrafficCast CEO Neal Campbell explained how the system works. "We simply detect the Bluetooth signal that might be going by a passing antenna, we time stamp that, we look for that same Bluetooth signal some miles down the road, we do another time stamp, and we take all that information back to our data center and do a simple compute of the travel time," he told Chicago station WLS-TV. The system is sophisticated enough that it can filter out signals from passing commuter trains that could have passengers with dozens of Bluetooth enabled devices onboard.


BlueTOAD stands for Bluetooth Travel-time Origination And Destination. Transportation officials say motorists using Bluetooth enabled devices need not worry about being watched by the government, since the address information on each Bluetooth enabled device is erased after a short time, and only the travel time is recorded.



Category: Wireless;Blue Sightings;Consumers

Published: 8/17/2010 12:24 PM
"

08 julho, 2010

Versão 4.0 do Bluetooth vem aí!



Versão 4.0 do Bluetooth vem aí!: "Com foco no baixo consumo, aparelhos com a especificação estão previstos para chegarem ao mercado nos próximos meses"

Shopping Della sorteia ingressos de cinema via Bluetooth (Mobile Marketing).

Shopping Della sorteia ingressos de cinema via Bluetooth (Mobile Marketing).: "


No dia 29 de maio, realizou-se uma ação de sorteio de pares de ingressos para o cinema via Bluetooth no Shopping Della – localizado na cidade de Criciúma. No local, foram colocados banners solicitando para os freqüentadores do shopping ativarem o Bluetooth do aparelho celular para receber as instruções.


A campanha atingiu aproximadamente 200 pessoas. Durante o horário de almoçou, o sistema da 2Call automaticamente selecionou um dos usuários que recebeu conteúdo para ganhar os ingressos do Cinema Della.


"

Bluetooth Marketing para Todeschini

Bluetooth Marketing para Todeschini: "
Durante a Casa Cor, que ocorre no Jockey Club de São Paulo, a Todeschini investiu em bluetooth para entrega de conteúdos exclusivos sobre a proposta de personalização de ambientes.

Todeschini_junho022
O mais interessante é que estamos vivenciando um momento de retomada na utilização de bluetooth.
Em breve, postarei outros cases aqui.
"

Bluetooth entre as "dez mais"

O bluetooth está entre as dez tecnologias sem fio que as empresas devem conhecer e adotar em suas estratégias de comunicação. Do IDG Now.
____________________________________

Dez tecnologias móveis que vão acelerar negócios das empresas


Segundo o Gartner, Bluetooth a serviços de localização são algumas das aplicaçoes sem fio que vão impactar a forma de relacionamento entre as companhias.

Por IDG News Service

A empresa de pesquisas de mercado Gartner apontou dez tecnologias móveis ou sem fio que serão fundamentais no relacionamento entre empresas ou entre a empresa e seus funcionários.


"Essas tecnologias móveis foram selecionadas porque ou afetam as estratégias corporativas, ou parceiros de negócio e funcionários as adotarão e esperarão que a empresa as adotem, ou resolvem questões ligadas à mobilidade que as corporações terão de enfrentar em 2011", explicou o vice-presidente e analista (com distinção) da Gartner, Nick Jones, em comunicado.

Pensando nisso, a empresa de pesquisas de mercado selecionou dez tecnologias que desempenharão papel fundamental na relação das empresas, tanto com os próprios empregados, como também com o cliente. Veja no IDG Now!

14 maio, 2010

Fabricante lança jóias com Bluetooth

A conexão bluetooth agora pode ser encontrada em joías unindo o útil ao agradável. Vejam esta matéria do Olhar Digital
____________________________________

Fabricante lança jóias com Bluetooth
Hoje cada vez mais eletrônicos utilizam o Bluetooth. Celulares, notebooks, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames tem trocado os fios pela especificação. Agora, imagina ter essa tecnologia nas suas jóias e poder fazer uma ligação com um colar, por exemplo. Pois foi nisso que a fabricante Novero pensou. A empresa lançou uma linha de Bluetooth Headsets que servem como celulares e smartphones e funcionam associados a vários modelos de jóias.
Os acessórios voltados tanto para homens quanto para mulheres, no entanto, não são nada baratos. Uma peça feita com metais preciosos pode custar até US$ 120.000.

12 abril, 2010

Yellow Pages lança aplicativo com realidade aumentada (Mobile Marketing)

Apesar do meu objeto de pesquisa ser a conexçao bluetooth, a idéia de comunicação locativa pode ser verificada em outras experiências de mídia locativa, como no caso das experiências de realidade aumentada e qrcodes.

Yellow Pages lança aplicativo com realidade aumentada (Mobile Marketing): "


A Yellow Pages, (Páginas Amarelas no Brasil), continuou se atualizando, deixou para trás o livro que continha contatos de empresa de acordo com o local e transformou seu conteúdo bastante útil em um aplicativo para iPhone com realidade aumentada.


Por meio do aplicativo o usuário pode buscar a empresa e ou estabelecimento que precisa, encontrá-lo e visualizá-lo graças ao GPS e a bússola do aparelho.


Ao selecionar algum dos estabelecimentos mostrados o usuário tem acesso a diversas informações como, por exemplo, telefone, site, horário de funcionamento, descrição do local entre outras.


O aplicativo que é gratuito já está disponível na App Store.


Confira o vídeo


"

Ação de bluetooth marketing para show de Ivete Sangalo

Uma bom exemplo da comunicação locativa que venho tentando definir na minha tese. Ação de marketing feita para atingir um púbico restrito (aquele que foi ao show). Para receber o conteúdo, o usuário deve estar naquele lugar naquele momento. Entra neste caso uma relação com o contexto espaço'temporal (Thompson).


Ação de bluetooth marketing para show de Ivete Sangalo: "


Nos postos de venda de ingressos do show “Na base do beijo” de Ivete Sangalo foi realizada uma ação de bluetooth marketing. Durante a ação realizada na semana passada no Maranhão foram distribuídos conteúdos exclusivos.


Os frequentadores do ponto de venda foram convidados por totens e banners a ativarem o bluetooth de seus celulares. Aqueles que mantiveram o bluetooth ativado receberam um ringtone com a música “na base do beijo”, um gif animado e um wallpaper para celular.


A ação durou 6 dias e teve um opt-in de cerca de 3 mil celulares.


Ouça o ringtone.

"

12 março, 2010

Totem Digital - Parte 5

Ok, uma boa notícia chegou hoje com a segunda remessa de diligências da FUNCEB para a implantação do projeto totem digital. acredito que, enfim, poderemos assinar o TAC que me garantirá a execução do projeto. Aguardem mais notícias !!!

Conta de Energia e Bluetooth

Depois de alguns meses adiantando a tese, volto à "pesquisa de campo" divulgando aqui no blog novos usos e práticas de comunicação móvel utilizando a tecnologia bluetooth.

Agora a Eletropaulo fará uso da tecnologia bluetooth para obter os registros de luz nos locais onde não é possível ter acesso como casas fechadas e caixas com cadeado. Os registros serão feitos via bluetooth numa distância de até 10 metros. Para saber mais:


A conta de eletricidade ficou mais esperta: "SÃO PAULO – Tecnologias como GPS, fotografia digital e Bluetooth incrementam o sistema de faturamento de contas da AES Eletropaulo. ( Kátia Arima, da INFO )"