18 dezembro, 2007

Cidade da Luz e do Acesso sem Fio

Flanando em diferentes espaços...

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Paris estréia Wi-Fi grátis e laptop solar

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 - 12h08

SÃO PAULO - A capital da França estreou uma rede gratuita de internet sem fio em vários pontos da cidade.

Agora, a prefeitura de Paris prepara painéis solares que vão gerar energia para alimentar laptops em museus, parques e bibliotecas públicas da cidade.

Inicialmente, as conexões Wi-Fi serão oferecidas gratuitamente em parques, nos arredores de museus e praças.

O acesso gratuito será oferecido somente durante algumas horas do dia. Em outros períodos, a rede será fechada para usuários restritos, como funcionários da prefeitura, por exemplo.

A cidade prepara agora tomadas ecologicamente corretas para recarregar as baterias de laptops. A prefeitura vai instalar painéis solares em parques e no topo de edifícios públicos para captar energia do Sol e transformá-la em energia elétrica para os laptops.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Cidade Digital Brasileira

Provavelmente, a primeira cidade digital do Brasil...

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Litoral de São Paulo tem acesso gratuito e sem fio à internet

HENRIQUE MARTIN

Colaboração para a Folha de S. Paulo

No litoral paulista, uma cidade pode dizer que pretende ser totalmente sem fios: São Sebastião. O município já tem todas as secretarias interligadas por redes wireless e, desde setembro, oferece acesso Wi-Fi gratuito no centro histórico em um projeto que será expandido para toda a cidade até a metade do próximo ano --começando pelas praias mais populares, como Maresias, Juquehy, Camburi e Barra do Sahy.

Hoje, a única área coberta por Wi-Fi é a rua da Praia, que teve sua obra de revitalização entregue também em setembro. O ponto turístico não tem uma praia, mas oferece um calçadão de 800 metros de extensão com lojas de artesanato, restaurantes e sorveterias com vista para os navios no porto de São Sebastião, bem próximo à entrada da balsa para Ilhabela.

O comerciante Rogério Moraes Costa, 39, é um dos internautas que se armam de notebook e vão à calçada navegar na web de graça. Costa é dono de um dos restaurantes na área e, como o sinal da rede sem fios não pega dentro do estabelecimento, ele se senta em uma das mesas na rua, devidamente protegidas do sol forte.

Para diminuir problemas de segurança, a área é vigiada por câmeras de monitoramento --há cinco na rua e 30 no município. Algumas delas são "tagarelas": o vigia de plantão consegue falar com as pessoas na rua sobre pequenos problemas, como um carro estacionado em local proibido, em tempo real.

A rua da Praia conta com quatro pontos de acesso Wi-Fi em sua extensão, segundo Márcio de Freitas Jorge, diretor do departamento de tecnologia e informação de São Sebastião. Os locais de maior intensidade do sinal são sinalizados por placas nos canteiros de flores.

A reportagem da Folha, munida de notebook e celular com Wi-Fi, detectou três distintos pontos de acesso no local. A velocidade para navegação é boa, porém no horário dos testes não havia mais ninguém com notebook ligado no local.

A conexão à internet vem de um link de 5 Mbits utilizado pelas secretarias da cidade, todas interligadas em uma grande rede sem fio. Desses 5 Mbits, diariamente 1 Mbit é destinado para o acesso público, de acordo com o diretor de tecnologia. Nos finais de semana, com as secretarias fechadas, o link completo fica disponível para o público.

A prefeitura pretende estender o projeto de redes Wi-Fi por todo o município até a metade de 2008. Com a cidade inteira coberta, está previsto também o aumento no número das câmeras de observação e a interligação dos prédios públicos por telefonia via internet (Voz sobre IP), em um projeto estimado em R$ 1 milhão.

Celular + Publicidade

Uma tendência que está surgindo bem devagar, mas com possibilidades infinitas de acessibilidade...

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Nos EUA, MS estréia publicidade para celular

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007 - 16h45

SEATTLE - A Microsoft está inserindo anúncios em sua página voltada para acesso por celulares, a MSN Mobile, se inserindo no nascente segmento de publicidade voltada a dispositivos móveis.

O acesso à web por computadores supera em muito o feito a partir de celulares nos EUA, mas companhias como Microsoft, Google e Yahoo consideram a publicidade vinculada a aparelhos portáteis como potencialmente mais lucrativa que o mercado de anúncios online que movimenta atualmente 40 bilhões de dólares.

A companhia começará com anúncios do Bank of America, Paramount Pictures e Jaguar. A Microsoft já vende espaço publicitário em serviço celular na Bélgica, França, Espanha, Japão e Reino Unido.

A idéia da Microsoft é oferecer a clientes a opção para inserção de anúncios em uma ampla variedade de plataformas, da Internet a celulares passando inclusive pelo seu serviço online de videogames Xbox Live.

Medição da Audiência (da TV Digital) em celulares

Uma das principais características da comunicação massiva é a audiêncioa medidad no momento em que o aparelho está conectado em um determinado programa de um determinado canal. Isso vai poder ser feito, segundo o IBOPE, para medir a audiência da TV Digital acessada via celular... porém continua sendo o mesmo veículo de massa já que neste caso só muda o suporte de recepção.

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Ibope vai medir audiência em celulares

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007 - 15h27

SÃO PAULO – O Ibope vai medir a audiência em novas mídias, além dos aparelhos de TV.

Com a estréia da TV digital, o instituto pretende adaptar sua metodologia para incluir na conta da audiência também os programas que são gravados no HD de TVs e conversores.

O Ibope pretende ainda medir a audiência dos canais de TV em celulares que sintonizam TV, minitelevisores ou mesmo programas assistidos no computador.

Segundo o Ibope, o método ainda está sendo desenvolvido e o instituto vai observar o comportamento dos consumidores com o surgimento de dispositivos móveis no varejo para assistir TV antes de estrear o serviço. Uma dos recursos do Ibope é disponibilizar um aplicativo, o Dib-6, capaz de rodar em celulares e enviar dados ao instituto.

Os primeiros celulares que podem captar TV digital devem chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2008.

Sucesso dentro e fora das Telinhas !!!



E contnua o maior sucesso as histórias para celular no Japão. De cada dez obras que vingaram, a metade começou no formato para celular. São chamadas de Keitai shosetsu e têm uma tiragem média de 400 mil exemplares. Muitos deles já se transformaram em livros impressos.