Parece que teremos em breve uma nova possibilidade de acesso à informação de forma móvel e localizada (uma mídia locativa?)...
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Siemens Brasil investe em mídia móvel
Corporação de telecomunicações escolheu o país para lançar a Omnimedia, sistema de monitores móveis sustentados na tecnologia sem fio, via GSM
Bárbara Sacchitiello
22/01 - 15:21
A Siemens, corporação multinacional de telecomunicações, escolheu o Brasil para lançar seu primeiro experimento de solução de mídia indoor sustentada na tecnologia wireless (sem fio). Batizado de Omnimedia, o sistema permite a veiculação de informações por meio de um monitor de TV, em pontos fixos e móveis. A diferença do modelo para os já conhecidos sistemas de mídia para transportes públicos - bastante difundidos nos ônibus, metrôs e trens de São Paulo após a Lei Cidade Limpa, que restringiu a publicidade externa - é a atualização praticamente instantânea de conteúdo devido à utilização da tecnologia GSM.
No sistema da Siemens, os monitores sem fio estão adaptados a receber informações via GSM. A solução foi utilizada experimentalmente em Curitiba, durante uma conferência na cidade, em 2006. A idéia, entretanto, foi desenvolvida um pouco antes, em uma reunião global da empresa, realizada na Alemanha, na qual se decidiu que o Brasil seria o primeiro país a testar e aprimorar a Omnimedia.
De acordo com Eduardo Casagrande, gerente da divisão Wireless Module da Siemens Brasil, a principal vantagem da nova mídia está no dinamismo da veiculação de seu conteúdo. "Enquanto a maioria dessas mídias transmite uma mesma programação por horas, a Omnimedia permite um fornecimento de informações em tempo real, como se recebesse as notícias via celular", esclarece. Casagrande explica que essa característica 'online' permite criação de anúncios e ações publicitárias relacionadas ao local por onde o veículo trafega ou ao período do dia em que o percurso é feito.
A Siemens pretende oferecer o sistema de mídia móvel tanto para as empresas que já possuem sistemas de transmissão em transportes ou em pontos comerciais fixos e que desejam otimizá-lo, como também para grupos que queiram investir nesse tipo de tecnologia. Segundo a companhia, a solução Omnimedia está pronta para ser comercializada em São Paulo, mas ainda não há nenhuma negociação efetivada.
Título da minha Tese de Doutorado defendida em março de 2011 que apresenta o conceito de Comunicação Locativa (Locative Communication)
22 janeiro, 2008
Mais Mobilidade = Mais Acesso ?
Um dado importante que nos faz pensar que se temos mais acessos via IPhone, ou seja, via celular, esse acesso é realizado de forma móvel. Poderíamos pensar então que a mobilidade favorece o acesso? (Talvez se tivessemos uma comparação com os acessos fixos)
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IPhone estimula tráfego na internet, diz Google
da Reuters, Denver
O Google informou que recebeu mais acesso de iPhones do que de qualquer outro aparelho móvel no último Natal, ainda que o modelo detenha apenas 2% do mercado de celulares inteligentes e menos de 1% do mercado de celulares em geral.
Embora menos pessoas tenham iPhone, os usuários do modelo tendem a usá-lo para acesso à internet com freqüência muito maior do que proprietários de outros celulares.
Não foi revelado que tipo de conteúdo os internautas de celular procuram na rede. Até o momento, no entanto, baixar música para celulares não se provou uma atividade popular.
De acordo com estudo recente da M:Metrics, 20% dos usuários de celulares em todo o mundo ouvem música em seus aparelhos, mas 83% deles transferem música para seus aparelhos de computadores ou players digitais, em vez de baixá-las.
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IPhone estimula tráfego na internet, diz Google
da Reuters, Denver
O Google informou que recebeu mais acesso de iPhones do que de qualquer outro aparelho móvel no último Natal, ainda que o modelo detenha apenas 2% do mercado de celulares inteligentes e menos de 1% do mercado de celulares em geral.
Embora menos pessoas tenham iPhone, os usuários do modelo tendem a usá-lo para acesso à internet com freqüência muito maior do que proprietários de outros celulares.
Não foi revelado que tipo de conteúdo os internautas de celular procuram na rede. Até o momento, no entanto, baixar música para celulares não se provou uma atividade popular.
De acordo com estudo recente da M:Metrics, 20% dos usuários de celulares em todo o mundo ouvem música em seus aparelhos, mas 83% deles transferem música para seus aparelhos de computadores ou players digitais, em vez de baixá-las.
N800

Opção para quem não quer aderir ao smartphone..
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Softwares de terceiros fazem N800 crescer
GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo
Não é muito maior que uma carteira --mas é mais fino. O Nokia N800, com dimensões de 144x75x13 mm, é a internet de bolso --contando que você tenha acesso Wi-Fi ou um celular com Bluetooth. Ele também tem outros aplicativos e funções.
A tela é retangular e ocupa quase toda a frente do aparelho, restando um pequeno espaço para os controles e para as surpreendentes caixinhas de som. Como reprodutor de mídia, o N800 é bom.
O Nokia N800 é a internet de bolso, desde que usuário tenha acesso a rede Wi-Fi ou um celular com sistema Bluetooth
Os controles podem ser dispensados, já que a tela é sensível ao toque. O pequeno teclado virtual que aparece para inserir textos é apenas razoável mesmo para escrever pequenas mensagens; as letras são minúsculas --mas dá para aumentá-las.
O aparelhinho já vem com um navegador para a internet, que funciona bem na maioria dos sites. Mas a memória RAM de 128 Mbytes é pouca --com duas ou três janelas do navegador abertas, o N800 já não reage com prontidão aos comandos. Ele pode acessar o Skype.
O sistema operacional Maemo (maemo.org), baseado no Linux, tem programas desenvolvidos por terceiros, o que torna o produto mais flexível. O preço sugerido, de R$ 1.500, é atraente, principalmente para quem sabe que vai encontrar pontos de acesso Wi-Fi.
18 janeiro, 2008
120 milhões em ação, pra frente Brasil !
Esse talvez seja um dos poucos índices em que o Brasil é uma verdadeira potência....!!!!!
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Brasil já tem mais de 120 mi de celulares
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 - 12h42
SÃO PAULO - O Brasil fechou 2007 com 120,98 milhões de linhas de celulares ativas, uma expansão de 21% sobre 2006.
Segundo relatório da Anatel, foram habilitadas no ano passado 21, 061 milhões de novas linhas. O número é recorde desde que a telefonia móvel foi implementada no Brasil, em 1990.
O mês com maior venda de celulares foi dezembro. Só nos últimos 30 dias de 2007 foram habilitados 4,666 milhões de linhas, outro recorde para a telefonia móvel. Há dez anos o Brasil tinha apenas 4,6 milhões de linhas de celular ativas.
Segundo o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg a expectativa da agência é que 2008 repita o bom resultado sobretudo porque o leilão 3G determinou que as teles móveis deverão levar telefonia celular a 1,8 mil municípios ainda sem rede.
A medida deve incluir 17 milhões de brasileiros no mercado de consumo de celulares.
Teledensidade – Atualmente existem 63,69 celulares para cada grupo de 100 brasileiros.
O Distrito Federal lidera a teledensidade móvel brasileira, com um índice de 1,17 telefone para cada habitante.
O Rio de Janeiro aparece com índice de 0,79 celular por habitante, em segundo lugar. Os estados do Norte e Nordeste têm a menor teledensidade do Brasil.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
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Brasil já tem mais de 120 mi de celulares
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 - 12h42
SÃO PAULO - O Brasil fechou 2007 com 120,98 milhões de linhas de celulares ativas, uma expansão de 21% sobre 2006.
Segundo relatório da Anatel, foram habilitadas no ano passado 21, 061 milhões de novas linhas. O número é recorde desde que a telefonia móvel foi implementada no Brasil, em 1990.
O mês com maior venda de celulares foi dezembro. Só nos últimos 30 dias de 2007 foram habilitados 4,666 milhões de linhas, outro recorde para a telefonia móvel. Há dez anos o Brasil tinha apenas 4,6 milhões de linhas de celular ativas.
Segundo o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg a expectativa da agência é que 2008 repita o bom resultado sobretudo porque o leilão 3G determinou que as teles móveis deverão levar telefonia celular a 1,8 mil municípios ainda sem rede.
A medida deve incluir 17 milhões de brasileiros no mercado de consumo de celulares.
Teledensidade – Atualmente existem 63,69 celulares para cada grupo de 100 brasileiros.
O Distrito Federal lidera a teledensidade móvel brasileira, com um índice de 1,17 telefone para cada habitante.
O Rio de Janeiro aparece com índice de 0,79 celular por habitante, em segundo lugar. Os estados do Norte e Nordeste têm a menor teledensidade do Brasil.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
16 janeiro, 2008
Férias !!!!!
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