24 junho, 2008

3G: Precisa de lugar e hora certa !

O início da tecnologia digital nos celulares não foi diferente; era difícil "pegar" um sinal digital e o aparelho vivia em uma eterna comutação entre analógico e digital. Com a tecnologia 3G não está sendo diferente. É o que diz a matéria do Folha On Line...
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Boa experiência com rede 3G depende de condições especiais
RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Para aproveitar o que de melhor o 3G tem a oferecer, é preciso estar no lugar certo na hora certa. É essa a conclusão a que chegou a Folha ao testar os serviços das operadoras Claro e TIM com celulares das marcas HTC, LG, Nokia, Samsung e Sony Ericsson.

A reportagem percorreu as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e central da cidade de São Paulo e constatou que a cobertura da Claro é bem superior à da TIM, ainda parcial ou inexistente em alguns bairros.

Em áreas com boa cobertura 3G, a exibição de sites e o download de arquivos foram rápidos. Fora dessas condições, porém, muitas páginas demoraram até três minutos para ser exibidas ou simplesmente não abriram --mensagens acusando "falha na conexão" foram freqüentes. Até estar dentro de um prédio muito fechado pode mudar a velocidade da conexão.

Outro inconveniente é que, em alguns celulares, o usuário é obrigado a esperar a página inicial do portal da operadora carregar antes de poder navegar em sites de sua preferência.

A experiência de acesso à internet varia bastante de acordo com o aparelho usado. Alguns celulares têm telas pequenas demais e com baixa resolução, o que torna a navegação desconfortável.

Quando o site visitado não tem uma versão adaptada para as diminutas telinhas dos aparelhos, as informações ficam dispostas de forma confusa --culpa de alguns navegadores instalados nos celulares, que deixam a desejar.

Uma boa opção é instalar o browser gratuito Opera Mini (www.operamini.com), que exibe a página de forma quase igual à que ela aparece em um PC --depois de carregado o site, basta escolher uma área da página a ser ampliada.

Vídeo

O YouTube funcionou bem em celulares de ambas as operadoras, com ligeira vantagem para a Claro. Foi possível assistir a vídeos mesmo em áreas sem 3G, mas, nesse caso, ocorreram mais travamentos. Videochamadas só foram bem-sucedidas em condições ideais: de TIM para TIM e de Claro para Claro, e somente quando ambos os usuários estavam em áreas com 3G.

Em tese, é possível fazer videochamadas entre usuários de operadoras diferentes. As tentativas da Folha, porém, foram frustradas: a pessoa com aparelho da TIM conseguiu transmitir sua imagem para o usuário da Claro, mas a recíproca não foi verdadeira. Se um dos interlocutores da videochamada não estiver em uma área com cobertura 3G, não é possível nem completar a ligação.

Bill Gates de Pijamas !!!

É, chegou a hora dele dizer adeus. Juntamente com Paul Allen criou o que viria a ser um dos maiores impérios da informática. Agora, Bill só quer vestir seu pijama e cuidar da sua fundação. Dizem que com sua aposentadoria, ele aposenta tb a "Era do Desktop". Mas vejam o que ele fez até hoje nessa cronologia do IDGNow...
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Bill Gates abandonou a Universidade de Harvard em 1975 para investir seu tempo na Microsoft. Em 2007, comandava um império de 51,12 bilhões de dólares. Após anos de dedicação e ganhos extremamente satisfatórios, em 2006 o executivo anunciou sua saída da gestão diária da Microsoft a em 30 de junho de 2008.

Acompanhe a trajetória do executivo nesta linha do tempo, que traz os fatos mais marcantes da história de Bill Gates e da Microsoft.

1955 - No dia 28 de outubro, William Henry Gates nasce em Seattle, nos Estados Unidos. Foi na Lakeside School que surgiu interesse por computadores - ele começou a criar softwares aos 13 anos de idade.

1973 - Gates entra na Universidade de Harvard, onde conheceu Paul Allen e Steve Ballmer, atual Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft.

1975 - Enquanto estava em Harvard, Gates e Allen desenvolveram uma versão em Basic para o primeiro computador pessoal, o Altair 8800. Naquele ano, o código foi vendido por 3 mil dólares - mais royalties - à fabricante MITS. E para se dedicar totalmente à recém-fundada Microsoft, Gates deixa Harvard.

1976 - Gates e Allen registram a marca Microsoft, após desistirem do nome Allen & Gates Inc. e Micro-Soft.

1978 - As vendas da Microsoft ultrapassam 1 milhão de dólares.

1981 - IBM e Gates fecham um contrato de desenvolvimento de software. Em seguida, o executivo compra um sistema chamado QDOS, por 50 mil dólares, o renomeia como DOS, e o vende para a IBM, que lança um PC com o sistema operacional MS-DOS 1.0.

1983 - O Windows é lançado. O sistema operacional é parecido com o DOS, mas conta com a Graphical User Interface (GUI).

1986 - A Microsoft faz sua primeira oferta pública de ações - a 21 dólares por ação.

1989 - Chega ao mercado a primeira versão do Microsoft Office.

1990 - A Microsoft lança o Windows 3.0.

1994 - Bill Gates casa-se com Melinda French Gates. O casal tem, hoje, 3 filhos.

1995 - O sistema operacional Windows 95 chega ao mercado.

1998 - Lançamento do Windows 98. A Microsoft também sofre um processo antitruste, nos Estados Unidos, por incluir o navegador Internet Explorer em seus sistemas operacionais.

2000 - Em janeiro, Gates deixa o cargo de CEO, tornando-se Chief Software Architect, e passa o trono para Steve Ballmer. O ano marca o lançamento do Windows 2000 e o anúncio da plataforma .Net. Além disso, Gates e Melinda fundam a Bill & Melinda Gates Foundation.

Em junho, o caso antitruste de 98 continuou. O juiz Thomas Penfield Jackson ordenou que a empresa se dividisse em duas companhias: uma voltada à venda de sistemas operacionais e outra destinada à oferta de aplicações.

2001 - Microsoft Office XP e Windows XP são lançados. Ainda este ano, a corte de apelação dos Estados Unidos derruba a decisão de Thomas Penfield Jackson - e a empresa se mantém unificada.

2002 - Em conjunto com parceiros, a empresa apresenta o Tablet PC.

2003 - A Microsoft anuncia o Windows Server 2003 e o Office 2003.

2004 - A empresa revela que distribuirá mais de 75 bilhões de dólares em dividendos para acionistas. Neste ano, o processo antitruste da União Européia contra a Microsoft resulta em uma multa de 627 milhões de dólares e um pedido para que a empresa desvincule o Windows Media Player do sistema operacional.

2006 - Bill Gates conta que deixará o cotidiano da empresa em julho de 2008. Ray Ozzie assume o cargo de Chief Software Architect, trabalhando e aprendendo com Gates.

2007 - Lançamento mundial do Windows Vista e do Office 2007.


2008 - Em maio, a Microsoft recorreu da multa de 1,3 bilhão de dólares imposta pela União Européia por não cumprir o acordo antitruste de 2004. O valor é referente à falta de interoperabilidade entre seus produtos e desenvolvedores externos.

Após 13 anos no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo, Gates cai para o 3º lugar - com uma fortuna de 58 bilhões de dólares. Em 30 de junho, Gates deixa o dia-a-dia da empresa para se dedicar mais à Bill & Melinda Gates Foundation.

Audiência na Web???

Bom, ainda discordo do uso da palavra audiência como forma de medir os acessos e comportamentos dos usuários na web, pois a palavra "audiência" tem em sua origem a aplicação em numero de pessoas que "ouvem" dentro de um determinado ambiente. É claro que seu significado se estendeu para número de pessoas que não apenas ouvem mas veêm e ouvem em um mesmo momento (ampliando a noção de lugar). No entanto a Google esta lançando uma nova ferramenta de medição... de audiência. Confira abaixo a notícia da revista Info...
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Google terá nova ferramenta de audiência
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

SÃO PAULO - Google prepara ferramenta para medir a audiência na web, o que o fará competir a comScore, diz WSJ.

O Wall Street Journal publicou, nesta terça (24), que o Google está próximo de revelar uma nova ferramenta para medir a audiência de portais e o comportamento dos usuários online.

Segundo o WSJ, a ferramenta é bem mais completa que as atualmente disponíveis, como o Google Analytics e o Google Trends.

Este último passou a exibir informações sobre o histórico de audiência dos portais e onde se localizam os visitantes dos sites pesquisados.

A idéia do Google, diz o jornal, é apresentar um mecanismo poderoso que possa orientar melhor os investimentos de agências de publicidade na internet.

Para entender o comportamento do usuário online, Nielsen e comScore usam estimativas feitas em painéis e pesquisas com os internautas, diz o jornal.

A idéia do Google é fazer a mesma análise, porém baseada em amplo banco de dados, com informações coletadas diretamente dos servidores dos sites analisados, diz o jornal.

O resultado do esforço do Google seria uma ferramenta capaz de oferecer informações mais profundas e detalhadas de como os usuários chegam num site, onde clicam, por quais motivos saem de determinada página, para onde vão, etc.

A ferramenta seria oferecida gratuitamente para agências de publicidade. A notícia fez os papéis da comScore se desvalorizarem mais de 6% nesta terça (24).

30 maio, 2008

Mudanças de Comportamento

Depois do relógio, do despertedor, do radinho de pilha, da câmera fotográfica, agora o celular substitui o MP3, detalhe: são praticamente da mesma geração !!!!!
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Celular substitui MP3 player, diz análise
Reuters

DENVER - Talvez não haja aparelho que tenha exercido maior impacto sobre o uso de música em rede móvel do que o iPhone.

Embora apenas 6,7 por cento do total de usuários de celulares do mundo empreguem seus aparelhos para ouvir música, o total sobe a 27,9 por cento entre os usuários de celulares inteligentes e a notáveis 74,1 por cento entre os proprietários de iPhones, de acordo com a M:Metrics e a Billboard.

A maior parte da música ouvida, no entanto, é transferida de computadores, e não adquirida pelo celular e baixada sem fio. Isso pode mudar a partir da metade do ano, quando a Apple lançar o que muitos esperam seja uma nova versão de seu marcante aparelho, dotada de acesso de terceiro geração (3G) e alta velocidade às redes sem fio.

A empresa ainda não fez anúncio oficial, mas os sinais indicam um lançamento no começo de junho. A Apple já deixou de reabastecer os estoques do varejo com a versão atual do iPhone, o que, segundo os analistas, é sinal seguro de que a nova versão está para chegar. A Worldwide Developers Conference da Apple está marcada para 9 de junho, e o presidente-executivo Steve Jobs fará a principal palestra.

Os modelos de iPhone existentes se conectam a uma rede existente, mais antiga, mas compensam essa deficiência com o acesso a redes de Internet Wi-Fi, de velocidade mais elevada. As pessoas que usam o iPhone para baixar música do portal iTunes, por exemplo, devem usar essa conexão Wi-Fi. Embora certamente mais rápida do que as redes de celulares convencionais, uma rede Wi-fi oferece alcance menor.

A Apple vendeu mais de cinco milhões de iPhones em todo o mundo, mas muitos compradores conhecedores de tecnologia decidiram esperar uma versão 3G antes de comprar. Atualizar o iPhone para o padrão 3G é considerado crucial caso a Apple deseje cumprir sua meta declarada de vender 10 milhões de aparelhos este ano.

Mesmo que a Apple atinja a meta, o iPhone ainda assim representaria apenas cerca de um por cento dos celulares novos em operação. Para o setor de música, por mais significativas que sejam as porcentagens de uso musical do aparelho, o mais importante é que os concorrentes se sintam inspirados a atingir o mesmo patamar.

Mobilidade: esse é o caminho da internet!

Para mostrar que estamos no caminho...
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Internet móvel ultrapassará web convencional, diz Google
THIAGO FARIA
da Folha Online

O número de usuários que acessam a internet via dispositivos móveis vai ultrapassar os que acessam de forma convencional, como em casa ou em LAN houses. É o que afirma o diretor de desenvolvimento de negócios do Google Brasil, Leonardo Tristão, baseado em pesquisas da empresa de internet.

Tristão participou ontem (13) da 7ª edição do Tela Viva Móvel, evento que reúne as principais empresas de serviços e entretenimento móvel. Durante o encontro, representantes de empresas como Google, Yahoo!, Claro e Nokia apresentaram sua visão a respeito da mobilidade na era do iPhone.

Para o diretor do Google, o telefone da Apple é justamente um dos responsáveis pela expansão do acesso à internet via celular. "O iPhone explodiu o acesso de internet móvel por conta de sua usabilidade", afirma Tristão. Ele não dá uma data para a ultrapassagem da web móvel sobre a convencional.

O prognóstico do Google também é compartilhado por Valter Wolf, da Nokia Siemens Network, empresa resultante da fusão do grupo Siemens e da fabricante Nokia para as atividades de infra-estrutura e serviços de redes de comunicação.

Segundo pesquisa da empresa que deve ser divulgada no próximo mês, apenas 6% dos cerca de 125 milhões de usuários de celulares no Brasil utilizam a internet pelo aparelho. "Quando este número chegar a patamares maiores, como 20%, teremos um universo bastante significativo", afirma Wolf.

Segundo a Ibope/NetRatings, o total de internautas ".br" que acessam de pontos fixos é de 40 milhões de pessoas.

Wolf estima que a mudança deve ocorrer em cerca de cinco anos, sendo influenciada pela popularização da tecnologia 3G. "Usuários querem ter no celular os mesmos serviços de internet que têm no PC", diz.