12 abril, 2010

Yellow Pages lança aplicativo com realidade aumentada (Mobile Marketing)

Apesar do meu objeto de pesquisa ser a conexçao bluetooth, a idéia de comunicação locativa pode ser verificada em outras experiências de mídia locativa, como no caso das experiências de realidade aumentada e qrcodes.

Yellow Pages lança aplicativo com realidade aumentada (Mobile Marketing): "


A Yellow Pages, (Páginas Amarelas no Brasil), continuou se atualizando, deixou para trás o livro que continha contatos de empresa de acordo com o local e transformou seu conteúdo bastante útil em um aplicativo para iPhone com realidade aumentada.


Por meio do aplicativo o usuário pode buscar a empresa e ou estabelecimento que precisa, encontrá-lo e visualizá-lo graças ao GPS e a bússola do aparelho.


Ao selecionar algum dos estabelecimentos mostrados o usuário tem acesso a diversas informações como, por exemplo, telefone, site, horário de funcionamento, descrição do local entre outras.


O aplicativo que é gratuito já está disponível na App Store.


Confira o vídeo


"

Ação de bluetooth marketing para show de Ivete Sangalo

Uma bom exemplo da comunicação locativa que venho tentando definir na minha tese. Ação de marketing feita para atingir um púbico restrito (aquele que foi ao show). Para receber o conteúdo, o usuário deve estar naquele lugar naquele momento. Entra neste caso uma relação com o contexto espaço'temporal (Thompson).


Ação de bluetooth marketing para show de Ivete Sangalo: "


Nos postos de venda de ingressos do show “Na base do beijo” de Ivete Sangalo foi realizada uma ação de bluetooth marketing. Durante a ação realizada na semana passada no Maranhão foram distribuídos conteúdos exclusivos.


Os frequentadores do ponto de venda foram convidados por totens e banners a ativarem o bluetooth de seus celulares. Aqueles que mantiveram o bluetooth ativado receberam um ringtone com a música “na base do beijo”, um gif animado e um wallpaper para celular.


A ação durou 6 dias e teve um opt-in de cerca de 3 mil celulares.


Ouça o ringtone.

"

12 março, 2010

Totem Digital - Parte 5

Ok, uma boa notícia chegou hoje com a segunda remessa de diligências da FUNCEB para a implantação do projeto totem digital. acredito que, enfim, poderemos assinar o TAC que me garantirá a execução do projeto. Aguardem mais notícias !!!

Conta de Energia e Bluetooth

Depois de alguns meses adiantando a tese, volto à "pesquisa de campo" divulgando aqui no blog novos usos e práticas de comunicação móvel utilizando a tecnologia bluetooth.

Agora a Eletropaulo fará uso da tecnologia bluetooth para obter os registros de luz nos locais onde não é possível ter acesso como casas fechadas e caixas com cadeado. Os registros serão feitos via bluetooth numa distância de até 10 metros. Para saber mais:


A conta de eletricidade ficou mais esperta: "SÃO PAULO – Tecnologias como GPS, fotografia digital e Bluetooth incrementam o sistema de faturamento de contas da AES Eletropaulo. ( Kátia Arima, da INFO )"

24 dezembro, 2009

Livro Comunicação e Mobilidade

Via Carnet de Notes:

Comunicação e Mobilidade

Saindo agora da editora o livro "Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil, pela EDUFBa, Salvador, 2009 (ISBN - 978-85-232-0658-1, organizado por mim e pelo Fabio Josgrilberg com textos de Eduardo Pellanda, Sérgio Amadeu, Gilson Schwartz, Fernando Firmino, Lucas Bambozzi, Lucia Santaella, Fernanda Bruno, além dos organizadores. O livro deve estar em breve nas livrarias. Agradecemos a todos os autores, ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, o Wi. Journal of Mobile Media, e a Edufba pelo belo trabalho de edição e revisão.

Abaixo texto da orelha e o sumário do livro:

O livro Comunicação e Mobilidade - Aspectos Socioculturais das Tecnologias Móveis no Brasil, organizado por André Lemos (UFBA/CNPq) e por Fábio Josgrilberg (Metodista, SP), oferece ao leitor uma coleção de artigos que traçam um panorama completo e atual da comunicação móvel no Brasil. Os artigos abordam diversas temáticas relevantes para a compreensão complexa do fenômeno, como a relação das tecnologias móveis de comunicação com o corpo, a cidade, a vigilância, a arte, o jornalismo, as mídias locativas e a inclusão digital. Os artigos foram originalmente publicados em inglês na revista eletrônica canadense "Wi - Journal of Mobile Media" (http://wi.hexagram.ca), em julho de 2009, e é a primeira contribuição brasileira no campo a ter uma projeção internacional.

A obra está inserida no contexto atual da computação móvel e ubíqua, oferecendo ao leitor uma visão geral do impacto das redes sem fio e dos telefones celulares no Brasil. Escrito pelos mais importantes pesquisadores do tema na área das ciências sociais aplicadas no país, o livro faz uma radiografia das múltiplas apropriações dos dispositivos móveis mostrando a sua influência nas relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Comunicação e Mobilidade é leitura obrigatória para pesquisadores, estudantes de graduação e interessados em compreender os rumos e as perspectivas das tecnologias de comunicação móvel e seus usos no Brasil.

Sumário

Apresentação......................................................................................................07
André Lemos, Fabio Josgrilberg

Comunicação móvel no contexto brasileiro.....................................................11
Eduardo Campos Pellanda

Redes municipais sem fio: o acesso à Internet e a nova agenda da cidade......19
Fabio B. Josgrilberg

Espectro aberto e mobilidade para a inclusão digital no Brasil...........................37
Sérgio Amadeu da Silveira

Identidade, valor e mobilidade: Motoboys em São Paulo.....................................51
Gilson Schwartz

Tecnologias móveis como plataformas de produção no jornalismo.......................69
Fernando Firmino da Silva

Arte e Mídias locativa no Brasil........................................................................89
André Lemos

Aproximações arriscadas entre site-specific e artes locativas............................109
Lucas Bambozzi

Revisitando o corpo na era da mobilidade...............................................................123
Lucia Santaella

Vídeo-vigilância e mobilidade no Brasil...................................................................137
Fernanda Bruno

Sobre os autores...........................................................................................................153


Powered by Qumana