06 junho, 2006

Produtores pedem incentivo ao audiovisual nacional

Fórum de Programação e Produção discute dificuldades de financiamento e distribuição e mostra exemplos de parcerias com outros países

Eliane Pereira

05/06 - 12:17

A falta de meios de financiamento e de garantia de distribuição/exibição são dois dos principais obstáculos enfrentados pelos produtores brasileiros de obras audiovisuais. "Nosso ponto fraco é a questão do financiamento. No mundo todo a produção audiovisual independente para televisão é considerada item estratégico pelo governo e conta com subsídios. No Brasil não temos isso", aponta Fernando Dias, sócio da Griffa Cinematográfica e presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV).

O tema é um dos principais em discussão durante o 7º Fórum Brasil de Programação e Produção, que acontece hoje e amanhã no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A partir de agora o evento passa a integrar o MITV - Mercado Internacional de Televisão, uma mostra onde os produtores nacionais apresentam seus catálogos de produções a canais de TV, estúdios, distribuidores e investidores. Nesta primeira edição a feira conta com representantes de nove países.

Falando na abertura sobre as dificuldades de viabilização da produção independente nacional, Fernando Dias lembrou que muitas vezes é mais fácil aos produtores brasileiros firmar parcerias com empresas de outros países do que por aqui. "O produtor brasileiro trabalha mais para o mercado externo do que para o local. Queremos que o governo crie métodos mais eficientes de fomento da produção audiovisual", afirma.

Ainda hoje, durante o Fórum, o diretor da Ancine (Agência Nacional de Cinema) Manoel Rangel deve adiantar os principais pontos da nova política brasileira para o setor, que será anunciada oficialmente esta semana.