24 junho, 2006

TV digital: decisão a favor dos japoneses só depende de Lula

Técnicos japoneses e representantes do governo brasileiro se reuniram durante três dias em Brasília e chegaram a um consenso sobre a proposta

André Silveira de Brasília

23/06 - 17:54

Os técnicos japoneses e representantes do governo brasileiro se reuniram durante três dias em Brasília, na semana passada e chegaram a um consenso sobre a proposta que o Japão fará para o governo brasileiro, para a adoção do sistema ISDB-T (japonês) na implantação da TV Digital no Brasil. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério das Comunicações.

A proposta prevê o uso de tecnologia japonesa com a incorporação de inovações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, como o sistema de modulação. Com isso, o ministro das Comunicações do Japão, Heizo Takenaka, deverá vir ao Brasil na próxima quinta-feira para participar de uma solenidade em que será feito o anúncio oficial da escolha brasileira. O anúncio só depende mesmo agora do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Caso Lula concorde com a opinião dos técnicos do governo brasileiro, assinará o documento que também tratará de aspectos sobre financiamento do banco japonês de fomento para a implantação da TV Digital no Brasil e também deverá publicar um decreto onde constará as diretrizes do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).