17 outubro, 2007

E o Radio Digital? Ainda uma Promessa...

Mais uma vez o rádio fica atrás da tv no que se refere a evolução tecnológica. No Brasil, a FM só veio surgir na década de 60, quando a TV já era colorida (e isso por que a TV demorou quase 20 anos surgir após a invenção do rádio !!!!), e agora a Rádio Digital que parecia sair na frente da TV ficou para trás. Por que será !?!?!?!?!?!

************************

Definição sobre rádio digital deve ficar para 2008

Missão brasileira vai aos Estados Unidos para identificar problemas do sistema Iboc

Alexandra Bicca

16/10 - 15:23

O assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, André Barbosa, disse nesta terça-feira, 16, em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, que o Rádio Digital "tem assustado a Casa Civil". Barbosa explicou que a viabilidade de apenas um dos sistemas disponíveis no mercado preocupa pelo fato de o Brasil não ter muitas escolhas nesse processo de negociação.

"Queremos ter uma alternativa para poder negociar melhor. Na TV Digital, nós tivemos essa alternativa; no rádio fica difícil", afirmou o assessor especial da Casa Civil.

Barbosa informou também que governo brasileiro deverá visitar universidades e emissoras de rádio norte-americanas para conhecer melhor o sistema Iboc. De acordo com ele, essa seria uma oportunidade para o governo brasileiro tirar as dúvidas sobre esse sistema que é o único que se enquadra ao perfil das emissoras de rádio do país, mas que ainda recebe muitas críticas sobre o aspecto técnico. Barbosa explicou que o fato de os europeus do DRM não estarem demonstrando interesse em adequar o seu sistema ao modelo brasileiro está levando a uma aproximação do Iboc, por esse permitir a operação sobre as mesmas banda e freqüência.

Ele disse que a proposta que começa a ganhar força é do Brasil começar um trabalho sobre a plataforma do Iboc; assim, em seis meses seria possível apresentar um sistema brasileiro.