Em minha fase de pesquisa no doutoramento na Facom/UFBA, tenho me dedicado à investigação do cosnumo da informação através da conexão Bluetooth em artefatos móveis. Portanto, desde já, peço a colaboraçao de vcs no tocante ao tema. Segue uma aplicação desta conexão no consumo de informações publicitárias.
************************************
Marketing de Rede (sem-fio)
A Tellvox está com uma campanha muito interessante, disponibilizando em diversos pontos de venda, como os cafés Suplicy e o Fran's Café terminais Bluetooth, divulgando uma campanha do novo Fiat Palio. O cliente passa perto do cartaz, onde é convidado a habilitar o Bluetooth em seu celular. Feito isso ele recebe um conteúdo promocional, multimídia. É a primeira campanha usando essa tecnologia no Brasil.
Isso vem sendo prometido desde antes da homologação do Bluetooth, mas é uma estratégia com data certa para acabar. Hoje isso "vende" por ser legal, ser novidade. É o Marketing de Curiosidade. Quando deixar de ser raro e curioso, vai se tornar um incômodo. Simmm, amigos marketeiros. Embora um leitor tenha comentado, no blog do Michel Lent que é legal pois não é SPAM, o leitor aceita se quiser, lembro que esse É o argumento de todo spammer. Você só abre o email se quiser.
No momento em que se tornar hábito andar com o Bluetooth habilitado o tempo todo, receber mensagens toda hora que você passa por uma loja pode não ser tão legal assim. Sem contar a parte da segurança. O Mundo Nokia já tem seus vírus soltos por aí.
Qual a saída quando a novidade acabar? Simples, incentivos. Como o pessoa do DeGustibus costuma lembrar, incentivos funcionem. "Assista nosso mini-comercial e ganhe 5 torpedos para seu celular". Aí sim estamos conversando.
Mesmo assim a idéia como existe já é muito boa, vai render bastante dinheiro para os envolvidos, e muito assunto em mesa de bar para o público. Só discordo do Leonardo Xavier, do Mobilizado, ao dizer que esse tipo de ação respeita mais a privacidade do consumidor do que a ação tradicional, com promotoras distribuindo panfletos. Essas promotoras invariavelmente são gatinhas, escolhidas a dedo, cheirosas e formosas, eu quero mais é que NÃO respeitem minha privacidade ;)