15 outubro, 2007

Wifi Solidario: Compartilhe uma rede com seu vizinho !

Uma fusão de empresas multimídia incentiva a rede sem fio compartilhada... uma socialização wifi !!!



BT Fon cria a maior rede Wi-Fi gratuita do mundo

Tele britânica e operadora espanhola anunciam uma "rede wireless do povo", de alcance internacional, enquanto a McDonald's oferece acesso gratuito em 1,2 mil restaurantes do Reino Unido

Cibele Santos

08/10 - 18:55

O BT Group, maior provedora de serviços de telecomunicações e internet do Reino Unido, e a Fon, operadora de hotspots da Espanha, aliaram-se para criar a BT Fon, que, segundo as empresas, é "a maior comunidade Wi-Fi do mundo".

Anunciado nesta segunda-feira, 8, o acordo assinado no final da semana baseia-se na expectativa de que "centenas de milhares" dos 3 milhões de assinantes ADSL da British Telecom aceitarão compartilhar suas conexões Wi-Fi domésticas ("home hubs") com outros assinantes, em troca de acesso gratuito à rede internacional de 190 mil hotspots operados por usuários da Fon, espalhados por países que incluem Japão, Estados Unidos, Espanha e França.

Todos os 3 milhões de assinantes do Total Broadband, o pacote mais caro da BR (mensalidade a partir de 22,99 euros mais 15 euros do aluguel da linha), estão habilitados a participar da "rede do povo" (eles também poderão participar da Openzone, da BT, que fornece cobertura Wi-Fi no Reino Unido e inúmeros mercados internacionais). Do total, cerca de 2 milhões já possuem um roteador wireless "home hub" -- as caixas plugadas na linha telefônica que transmitem o sinal Wi-Fi em banda larga para toda a residência, e que, segundo a BT, serão transformadas em verdadeiros "transmissores públicos". Para participar da rede, os usuários de banda larga deverão baixar a aplicação da BT Fon e concordar em ceder meio megabit da sua conexão aos membros da Fon.

"Este é o começo de uma coisa muito excitante para a BT. Estamos lançando uma rede Wi-Fi para o povo, que um dia poderá cobrir cada rua da Inglaterra", disse Gavin Patterson, diretor administrativo da divisão de consumo da empresa.

Martin Varsavsky, fundador da Fon, sediada em Madri, mostra o mesmo entusiasmo: "Desde o começo os usuários da Fon acreditaram no conceito de compartilhamento e na possibilidade de participar da construção de algo importante, que beneficiará a todos".

Como parte do acordo, a BT comprará uma fatia da Fon, de valor não revelado, juntando-se a um seleto time de investidores que já incluem Google, Skype, eBay, Index Ventures e Sequoia Capital.

McDonald's
Em comunicado paralelo, a McDonald's anunciou que, a partir desta segunda-feira, seus 1,2 mil restaurantes do Reino Unido começarão a oferecer acesso Wi-Fi gratuito aos seus frequentadores - mesmo, enfatiza, "àqueles que não comprarem um hamburguer".

Quando o serviço estiver completo, dizem os observadores, a gigante norte-americana de fast food se tornará a maior provedora de acesso wireless gratuito do RU, respondendo por cerca de 10% de todos os 12 mil hotspots da Inglaterra - hoje fornecidos principalmente por The Cloud, BT e T-Mobile, além de operadoras menores.

Para a McDonald's, o usuário comum que paga cerca de £ 5 num café por uma hora semanal de uso de Wi-Fi poderá economizar até £ 260 por ano se usar o serviço gratuito. Além disso, observou Steve Easterbrook, presidente da McDonald's Restaurants, "nunca houve tanta demanda como hoje por acesso à internet em trânsito, seja via laptops, celulares, PDAs ou mesmo consoles de games".

A McDonald's já oferece Wi-Fi em muitos locais dos EUA, mas o serviço é gratuito apenas para os frequentadores que usam o Nintendo DS - os restantes pagam "um fee nominal". Um dos efeitos da sua iniciativa do Reino Unido, acredita a empresa, será a redução do preço de acesso de outros serviços premium.