03 janeiro, 2008

Celular contra o Crime

Uma tática para combater a criminalidade...
________________________________________________________________

Libéria distribui celulares para que a população chame a polícia

da BBC Brasil

O governo da Libéria encontrou uma maneira inusitada de lutar contra as altas taxas de criminalidade do país: começou a distribuir gratuitamente telefones celulares para que a população possa chamar a polícia e denunciar crimes.

Cada uma das 400 comunidades carentes localizadas ao redor da capital, Monróvia, irá receber 10 aparelhos, pré-programados para discar gratuitamente um número da polícia que recebe denúncias sobre crimes.

A comunidade que denunciar o maior número de crimes vai ganhar um prêmio.

Segundo correspondentes da BBC na Libéria, os telefones celulares são amplamente usados no país africano, mas o alto preço das ligações faz com que muita gente desista de chamar a polícia.

Críticos da iniciativa, no entanto, duvidam de seu sucesso e afirmam que os próprios telefones celulares são um dos principais alvos dos ladrões na Libéria.

O país ainda se recupera dos 14 anos em que esteve mergulhado em uma guerra civil. Depois do fim do conflito, em 2003, milhares de ex-combatentes não encontraram empregos como civis. Alguns deles acabaram se tornando assaltantes.

A força policial do país é insuficiente para lidar com o número de crimes, afirmam correspondentes. Na áreas mais perigosas, os policiais só entram com o apoio de membros da força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).