22 janeiro, 2008

N800



Opção para quem não quer aderir ao smartphone..
____________________________________

Softwares de terceiros fazem N800 crescer

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo

Não é muito maior que uma carteira --mas é mais fino. O Nokia N800, com dimensões de 144x75x13 mm, é a internet de bolso --contando que você tenha acesso Wi-Fi ou um celular com Bluetooth. Ele também tem outros aplicativos e funções.

A tela é retangular e ocupa quase toda a frente do aparelho, restando um pequeno espaço para os controles e para as surpreendentes caixinhas de som. Como reprodutor de mídia, o N800 é bom.

O Nokia N800 é a internet de bolso, desde que usuário tenha acesso a rede Wi-Fi ou um celular com sistema Bluetooth
Os controles podem ser dispensados, já que a tela é sensível ao toque. O pequeno teclado virtual que aparece para inserir textos é apenas razoável mesmo para escrever pequenas mensagens; as letras são minúsculas --mas dá para aumentá-las.

O aparelhinho já vem com um navegador para a internet, que funciona bem na maioria dos sites. Mas a memória RAM de 128 Mbytes é pouca --com duas ou três janelas do navegador abertas, o N800 já não reage com prontidão aos comandos. Ele pode acessar o Skype.

O sistema operacional Maemo (maemo.org), baseado no Linux, tem programas desenvolvidos por terceiros, o que torna o produto mais flexível. O preço sugerido, de R$ 1.500, é atraente, principalmente para quem sabe que vai encontrar pontos de acesso Wi-Fi.