28 agosto, 2008

Perfil Móvel do Brasileiro

Esse vem do overload. Uma empresa de pesquisa francesa mapeou o comportamento do brasileiro usuário de celular. Uma constatação: para a maioria dos jovens, é acessório inseparável...
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Mobilidade Brasil 2008

O Estudo ‘Mobilidade Brasil 2008’ da Ipsos revela como estes pequenos aparelhos estão mudando o comportamento dos brasileiros.

A multinacional francesa de pesquisa Ipsos realizou o estudo ‘Mobilidade Brasil 2008’ que busca, principalmente, compreender de que maneira o celular modificou a vida e o comportamento das pessoas e se ele trouxe novas atividades e costumes aos seus usuários. A pesquisa foi realizada em maio de 2008, forma 1.000 entrevistas com ambos os sexos, acima de 16 anos em 70 cidades e 9 regiões metropolitanas.

Inseparável

O Estudo ‘Mobilidade Brasil 2008’ da Ipsos revela também que 18% dos brasileiros se dizem viciados em seus celulares. As mulheres (21%) e os jovens com idade entre 16 e 24 anos (23%) são os mais viciados em seus aparelhos. Como se não bastasse, 5% dos respondentes utilizam mais de uma linha regularmente. Na classe AB, este número sobe para 17%.

A pesquisa ainda detectou que existem pessoas que não conseguem separar-se de seu celular nem por um segundo. Para a maioria das pessoas, um tempo suportável sem o aparelho é de, no máximo, um dia. Um em cada cinco brasileiros se sente abandonado quando não recebem nenhuma ligação ou mensagem durante o dia. Especialmente entre as mulheres (23% contra 15% dos homens) e principalmente os jovens. Mais da metade dos respondentes usuários de telefone celular no Brasil realiza em média duas a cinco ligações de seu celular diariamente, sendo a maior concentração (20%) na faixa das três chamadas diárias.

Etiqueta

A atitude menos aceita pelos entrevistados é falar ao celular enquanto dirige, mesmo que as duas mãos estejam livres. Em segundo lugar está falar ao celular por muito tempo durante uma viagem de avião. Em seguida, está atravessar a rua enquanto falando ao celular, e, por último, falar ao celular por muito tempo durante uma viagem de ônibus.

Em todos os casos, a aceitação destes comportamentos é maior entre os mais jovens, e reduz de acordo com a faixa etária do entrevistado, revelando que os mais jovens se incomodam menos e se adaptam melhor a essas atitudes. O estudo mostra também que, para muitas pessoas, o celular tornou-se uma ferramenta para fugir de situações “incômodas” em nosso dia-a-dia. Aproximadamente 23% dos brasileiros, por exemplo, já começaram a usar o celular, ou fingiram estar usando o aparelho, para evitar a aproximação de alguém. Este número é maior entre as mulheres (27%) e entre os mais jovens (30%, com idade entre 16 e 24 anos).

Destino final

O que o brasileiro faz com o seu celular antigo, quando adquire um modelo mais novo e moderno? O estudo da Ipsos mostra que a maior parte das pessoas (34%) dá aparelho para alguém. Outros tentam vendê-lo em alguma loja de usados (26%). Já 16% dos brasileiros guardam o aparelho antigo como “estepe” para alguma emergência. 7% jogam fora o aparelho velho, e apenas 2% disseram encaminhá-lo à reciclagem.

Análise

“O impacto da telefonia móvel no comportamento do brasileiro já tem sido grande e deve aumentar ainda mais. Não sópelo aumento da penetração, mas pelo aumento do uso do telefone móvel. Mais do que um instrumento para chamadas telefônicas, o telefone estásendo cada vez mais utilizado para troca de mensagens, como tocador de músicas e para enviar e receber outras mídias criando um leque de novas oportunidades de negócios gigantesco,”, explica Luís Minoru, diretor da área de PublicAffairs, da Ipsos.