05 abril, 2006

Venda de download bate a de CDs na parada britânica

Pela primeira vez, canção on-line é a mais vendida no Reino Unido
THIAGO NEYDA
REPORTAGEM LOCAL
Pela primeira vez na história uma música comercializada apenas em versão on-line superou a vendagem dos "rivais" CDs. O fato aconteceu no último domingo, quando "Crazy", canção de Gnarls Barkley, alcançou o topo da parada britânica de singles. Menos pela demonstração de popularidade do artista, o caso mostra que muita gente está disposta a pagar pela música que consome via internet -o MP3 sempre foi tratado pela indústria fonográfica como grande vilão. A parada britânica de singles é divulgada todo domingo e reúne as 40 canções mais vendidas naquela semana nas lojas. No ano passado, a Official UK Charts Company (OCC), instituição que opera as paradas de singles e de álbuns no Reino Unido, passou a incluir os downloads legais na contagem oficial. Mas há uma regra que deve ser respeitada: a canção tem de ser lançada no formato físico uma semana depois de ter chegado à internet. Assim, o CD de "Crazy" chegou ontem às lojas do país.

Um download vendido nos serviços virtuais britânicos, como iTunes, Napster e Easy Music, pode ser comprada por um valor que fica entre 0,79 e 1 libra (de R$ 3 a R$ 3,80). O formato físico, em CD, custa pelo menos o dobro. Mais de 26 milhões de músicas foram "baixadas" legalmente pela internet no Reino Unido em 2005. Segundo dados da OCC, os downloads representam três quartos de todos os singles vendidos, sejam lançamentos ou de catálogo. No último domingo, "Crazy" ganhou o topo de parada ao vender 31.703 downloads. Em segundo lugar, ficou o rapper Ne-Yo, seguido por "You Have Killed Me", a nova canção de Morrissey. Os dois últimos estavam sendo vendidos no formato físico.

Gnarls quem?
O nome Gnarls Barkley pode soar como completamente estranho, mas sua estrutura é formada por gente conhecida. A mente por trás do duo é o produtor norte-americano Danger Mouse. Aqui, ele se junta ao rapper Cee-Lo. Brilhante fusão entre soul music, psicodelia e batidas eletrônicas, "Crazy" é a primeira canção oficial da dupla. Danger Mouse (o nova-iorquino Brian Burton) ficou mundialmente conhecido no início de 2004, quando criou o "Grey Album" (álbum cinza), ao juntar os vocais do "Black Album", de Jay-Z, com a instrumentação do "disco branco" dos Beatles. Em esquema independente, o "Grey Album" chegou às lojas dos EUA, fez sucesso no boca-a-boca, mas foi retirado de circulação depois que a gravadora EMI, dona dos direitos das canções dos Beatles, proibiu sua comercialização. Em 2005, Danger Mouse esteve ocupado produzindo "Demon Days", o segundo disco do Gorillaz, e o disco "Dangerdoom", com o rapper MF Doom. Neste 2006, além do GB, ele será notícia também porque produz o novo disco do Rapture, banda que explodiu o conceito disco-punk. O álbum do Gnarls Barkley, "St. Elsewhere", será lançado em 9 de maio (no Brasil, a Warner prevê para o segundo semestre).