24 maio, 2007

Desenvolvimento nacional através da Radiodifusão

Congresso discute inovações técnológicas e regulação da radiodifusão

Alexandra Bicca

23/05 - 15:17

O 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, que acontece entre os dias 29 e 31 de maio, no Hotel Blue Tree, em Brasília, vai discutir o papel das emissoras de rádio e televisão no desenvolvimento nacional. Realizado pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), contará com aproximadamente 1.500 participantes.

Durante o evento acontecerão painéis sobre televisão digital, plenárias sobre os desafios da radiodifusão, oficinas e também uma feira de equipamentos para o setor. Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, o momento de transformações tecnológicas pelo qual a radiodifusão brasileira está passando é importante, por isso o setor precisa debater a implanção do sistema digital na televisão brasileira e também se preparar para definição do padrão digital para o rádio brasileiro. " A televisão digital começa a operar no Brasil no fim deste ano, um momento importante por causa da convergência teconológica. Já existem várias iniciativas concretas sobre a implantação da TV Digital no Brasil, inclusive o anúncio da liberação de R$ 1 bilhão pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para garantir a conversão para o padrão digital. Para definição do padrão digital do rádio ainda há muitos pontos a serem dicutidos", afirma.

Daniel Slaviero destaca que o tema central do evento é mostrar ao setor que os veículos de comunicação têm papel importante no desenvolvimento econômico, social e cultural do país. De acordo com Slaviero, as rádios exercem papel fundamental nas economias locais e isso conseqüentemente passa a ter destaque no espaço nacional, através da composição de redes de emissoras. No caso da televisão o impacto é nacional, pois a concepção da televisão é de abragência nacional, apesar das emissoras locais reservarem espaços em suas grades para programações regionais. Essa concepção que Slaviero destaca faz parte do conceito de modelo federativo de radiodifusão, onde os aspectos culturais, econômicos, regionais e geográficos passam a ser fundamentais na elaboração das grades de programação de emissoras de rádio e televisão.

Sobre TV e Rádio Digital, Daniel Slaviero informou ainda que serão feitos testes para apresentação da tecnologia digital aos participantes. Slaviero também falou sobre o trabalho que a Abert vem fazendo junto ao Congresso Nacional para que o setor de radiodifusão tenha uma marco regulatório. "Precisamos modernizar as leis do mesmo modo como estamos modernizando o sistemas de radiodifusão do Brasil. Precisamos de atualizar as leis, garantir um regramento para o setor", disse.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou a participação na abertura do 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, a partir das 20h do dia 29 de maio. Também participam do evento o ministro da Secretaria Especial de Comunicação, Franklin Martins, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, entre outros convidados.

Quem deseja participar as incrições estão abertas até o dia 29 de maio. Informações no site da Abert ou pelo telefone (61)2104.4600