31 outubro, 2007

Playlist com Acesso Remoto

Seguindo a idéia do LAST.FM o winamp permite acessar remotamente nossas playlist criada no software. Basta que o computaor/servidor esteja ligado ?!?!?!?!



Winamp 5.5 tem excessos e é pouco prático

GUSTAVO VILLAS BOAS

da Folha de S.Paulo

A grande atração do novo Winamp 5.5 (gratuito, em www.winamp.com), lançado neste mês, é o Winamp Remote, que permite que você acesse as músicas guardadas em um computador de outros micros, dispositivos de mão sem fio e até videogames. Ou seja, de qualquer ponto com acesso à internet, dá para ouvir a biblioteca sonora guardada em casa.

Reprodução

Programa Winamp, além de gerenciar as músicas e os vídeos do computador, acessa rádios e televisões on-line
Mas atenção: o computador servidor --aquele em que as canções estão armazenadas-- tem que estar ligado com o serviço Winamp Remote conectado. No computador em que o internauta vai ouvir a música, basta acessar o site com o nome de usuário e a senha.

A boa novidade perde muito fôlego quando comparada com o um pouco mais antigo Anywhere.FM, em que as músicas são guardadas no servidor do site.

Em um dos computadores em que o programa foi testado, equipado com o Windows XP, o Remote não conectava e não mostrava nenhuma mensagem de erro. O firewall não chegava nem a ser acessado, e o programa foi reinstalado uma vez, além de experimentado com o firewall totalmente desabilitado. O pior: sem conectar, não foi possível acessar as configurações para tentar resolver o problema.

Excesso

O Winamp, além de gerenciar as músicas e os vídeos do computador, acessa rádios e televisões on-line, a partir da ShoutCastTV. A programação é uma mistura de conteúdo adulto com trechos de clipes piratas, em sua maioria. A imagem, em geral, é sofrível.

O Winamp também tem um navegador para a internet embutido, serve como software para gravação de CDs e possui um catálogo de podcasts. Ele sincroniza com o iPod, segundo a empresa.

Outro recurso é o Dashboard, uma espécie de página inicial como a do Google ou a do Netvibes. É possível mudar de posição as caixinhas que existem lá, mas, por enquanto, nada de o usuário adicionar seus próprios endereços de conteúdo; o Dashboard está limitado a uma seleção já pronta, pouco variada, mas promete mudar isso.

Para piorar, no layout que vem com o programa, os módulos ficam espremidos entre o menu e uma propaganda nada discreta. Aliás, publicidade não falta no Winamp.

No lugar de tantos apetrechos, o desenvolvedor deveria investir na interface e em uma ajuda on-line mais caprichada. A maior parte das informações de como usar o programa está em um fórum tocado pelos usuários --e muitas são as dúvidas de como usar o Winamp Remote, a grande atração do software.

O lançamento ainda é recente e, por isso, os fóruns ainda são bastante fracos em informações.

O Winamp tem uma curiosidade em suas versões. Passou da 3.0 diretamente para a 5.0. A explicação: essa última versão soma o melhor da 2.0 com o da 3.0. Provavelmente, nesse caminho, ficou perdida a usabilidade do programa, que aposta no excesso em detrimento da prática.