07 novembro, 2007

A Hora e a vez do Teletudo !!!!!

Para André Lemos, o celular é uma espécie de "teletudo" e, por isso, conforme prognósticos em seu blog Carnet de Notes, o celular está tomando a frente dos PCs como ferramenta informacional.
_________________________________

Celular já disputa espaço com PC como ferramenta de informática

da France Presse, em Nova York

Com cerca de 3 bilhões de telefones celulares em uso no mundo --três vezes mais que o número de computadores--, esses aparelhos mostram as garras para substituir o PC como a ferramenta de informática.

Segundo a empresa Gartner e Strategy Analytics, somente em 2007 foram vendidos mais de um bilhão de celulares, uma alta de 17% em um ano, com o grupo finlandês Nokia detendo cerca de 40% do mercado, seguido pela Motorola e pela Samsung.

Mas o segmento que registra um verdadeiro "boom" é o dos telefones "inteligentes", os "smartphones", verdadeiros computadores de bolso, que misturam internet, e-mail, agenda eletrônica, câmera digital e player de mídia.

Segundo as empresas Canalys e IDC, as vendas mundiais de smartphones deverão alcançar os 100 milhões em 2007, cerca de 10% dos celulares vendidos este ano.

As vendas deverão continuar em disparada, quase dobrando a cada ano: mais de um bilhão de smartphones deverão ser vendidos desse ano até 2010-2012, substituindo pouco a pouco os telefones celulares clássicos e roubando funções dos PCs.

O mercado foi sacudido recentemente pelo iPhone, da Apple, que com seu belo design atraiu novos consumidores para esse tipo de celular, que até agora tinha a fama de ser difícil de utilizar.

Esse recurso também foi utilizado pelos rivais, como os BlackBerry do grupo canadense Research in Motion e os últimos modelos dos grupos Nokia, Palm ou Motorola.