15 setembro, 2006

Rapidez e qualidade no conteúdo para gerar negócios

Facilitadores da produção e do consumo é um dos temas discutidos no seminário Comunicação, Entretenimento e o Marketing no Mundo Digital, que acontece em São Paulo

Cláudia Bredariolli

13/09 - 12:10

O seminário Comunicação, Entretenimento e o Marketing no Mundo Digital, realizado nesta quarta-feira, 13, em São Paulo numa iniciativa da Trama, promove a discussão em torno das mudanças sociais, culturais e de consumo trazidas pelos novos formatos tecnológicos e mídias, bem como suas conseqüências para as indústrias de entretenimento e comunicação.

Entre os principais pontos levantados, a certeza de que a facilidade de trânsito por diversos formatos e a possibilidade de gerar conteúdo com rapidez e qualidade estão entre as maiores tendências de geração de negócios na área. "Hoje, com a tecnologia, os consumidores tornam-se participantes da produção, envolvem-se em fatores de convergência social. Esses elementos pedem um novo olhar, que inclui elementos emocionais, e surgem novas relações a partir disso", diz Josh Bernoff, vice-presidente da Forrester Research e moderador dos debates.

"A massa hoje é a somatória de vários nichos. É preciso saber falar com cada um deles para atingir o todo", completa André Szajman, presidente da Trama. Segundo ele, a tecnologia é de fato uma das maiores facilitadoras da produção e do consumo, mas ainda há muito a se discutir em torno desse tema como, por exemplo, a necessidade de o mercado pensar em novas relações em torno dos direitos autorais, bem como no desenvolvimento e regulamentação para tornar mais flexível e amplo o acesso à tecnologia.

14 setembro, 2006

MTV Overdrive já é o terceiro do mundo

Versão brasileira do site fica atrás apenas de Estados Unidos e Canadá em número de visitantes

11/09 - 17:51

A MTV Brasil informa que o Overdrive, canal para usuários de banda larga lançado oficialmente há uma semana, superou todas as expectativas iniciais. A versão brasileira do site, que oferece um cardápio de clipes e programetes para os usuários montarem sua própria programação, já é o terceiro mais visitado do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. Países como França, Holanda, Alemanha, Reino Unido e Itália ficaram para trás. O canal cresce a uma taxa de 10 mil novos visitantes por dia.

12 setembro, 2006

Telefônica oferecerá TV por satélite em novembro

Empresa vai utilizar a tecnologia de satélite (DTH) para ingressar no mercado de serviço de televisão por assinatura

06/09 - 12:02

A Telefônica começará a oferecer serviço de televisão paga em novembro. A operadora de telefonia pretende vender um pacote do chamado "triple play", que inclui telefone fixo, banda larga e televisão.

A empresa, como já foi amplamente noticiado, utiliza a tecnologia de satélite (DTH) para ingressar no mercado televisivo. A Telefônica oferecerá o serviço por meio de uma licença que pertencia à DTH Interactive Telecomunicações, segundo informe encaminhado à Anatel na semana passada.

TCU cancela leilão de WiMax e acusa falha da Anatel

Tribunal suspendeu licitação, por causa de 'inconsistências no estudo de viabilidade econômica da Agência Nacional de Telecomunicações'

05/09 - 12:11

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu nesta segunda-feira, 4, o leilão de WiMax - licitação sobre freqüências de internet banda larga sem-fio, que estava marcada para o dia 18. A decisão, assinada pelo ministro Ubiratan Aguiar, afirma ter detectado inconsistências nos estudos feitos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na elaboração do edital, que levaram a erros na fixação dos preços mínimos.

Um dos problemas apontados pelo TCU foi o fato da agência ter usado a cotação de novembro de 2004 (R$ 3,54) para o euro, quando fez o cálculo do valor mínimo a ser cobrado para os blocos de faixas de freqüência. A correção para a taxa de câmbio atual, de acordo com o TCU, deverá provocar um aumento de R$ 23 milhões no preço mínimo total, o que significa um reajuste de 76% sobre o pedido inicial.

Cerca de 100 empresas entregaram documentos para participar da licitação nas três regiões em que o país foi dividido pela Anatel. Os documentos entregues ficarão guardados e lacrados até que haja uma decisão sobre o edital.

05 setembro, 2006

Terra lança loja de música 'Sonora'

Serão 600 mil faixas até o fim de 2006, das gravadoras SonyBMG, Trama, Warner Music e EMI

João Paulo Nucci

31/08 - 10:53

O Terra lançou nesta quinta, 31, sua loja virtual de música, chamada 'Sonora'. Além de vender faixas para download (por valores de R$2,25 e R$2,99), a loja do portal oferece a possibilidade de assinatura de um serviço de streaming por R$14,90/mês - nessa modalidade, o assinante pode ouvir as canções do acervo, mas não pode transferi-la para cd ou tocadores de mp3. O portal informa que até o final do ano terá 600 mil faixas à venda. Participam da iniciativa as gravadoras SonyBMG, Trama, Warner Music e EMI.