15 setembro, 2006

Rapidez e qualidade no conteúdo para gerar negócios

Facilitadores da produção e do consumo é um dos temas discutidos no seminário Comunicação, Entretenimento e o Marketing no Mundo Digital, que acontece em São Paulo

Cláudia Bredariolli

13/09 - 12:10

O seminário Comunicação, Entretenimento e o Marketing no Mundo Digital, realizado nesta quarta-feira, 13, em São Paulo numa iniciativa da Trama, promove a discussão em torno das mudanças sociais, culturais e de consumo trazidas pelos novos formatos tecnológicos e mídias, bem como suas conseqüências para as indústrias de entretenimento e comunicação.

Entre os principais pontos levantados, a certeza de que a facilidade de trânsito por diversos formatos e a possibilidade de gerar conteúdo com rapidez e qualidade estão entre as maiores tendências de geração de negócios na área. "Hoje, com a tecnologia, os consumidores tornam-se participantes da produção, envolvem-se em fatores de convergência social. Esses elementos pedem um novo olhar, que inclui elementos emocionais, e surgem novas relações a partir disso", diz Josh Bernoff, vice-presidente da Forrester Research e moderador dos debates.

"A massa hoje é a somatória de vários nichos. É preciso saber falar com cada um deles para atingir o todo", completa André Szajman, presidente da Trama. Segundo ele, a tecnologia é de fato uma das maiores facilitadoras da produção e do consumo, mas ainda há muito a se discutir em torno desse tema como, por exemplo, a necessidade de o mercado pensar em novas relações em torno dos direitos autorais, bem como no desenvolvimento e regulamentação para tornar mais flexível e amplo o acesso à tecnologia.