20 setembro, 2006

Governo prepara cronograma da TV digital

Proposta de cronograma será apresentada aos grupos que compõem a câmara executiva do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD)

André Silveira, de Brasília

18/09 - 13:48

O Ministério das Comunicações apresenta, nesta segunda-feira, 18, a proposta do cronograma de implantação da TV digital aos grupos temáticos de trabalho que compõem a câmara executiva do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), formada por radiodifusores, indústria de transmissores e receptores e universidades.

No entanto, o ministro da pasta, Hélio Costa, já adiantou que as geradoras instaladas na capital paulista poderão pedir a consignação do canal digital, de 6 megahertz (MHz), a partir de outubro de 2006. Um ano depois, o direito será aberto às geradoras das demais capitais. A expectativa, de acordo com o ministro, é de que já no final do ano todas as geradoras de São Paulo solicitem o canal e iniciem a digitalização.

A digitalização das demais geradoras, pela proposta, começa em outubro de 2008. A idéia, ainda segundo o ministro, é permitir que as emissoras com maior capacidade digitalizem suas redes antes do prazo final, de 18 meses, previsto no decreto da TV digital. As retransmissoras, quase 10 mil em todo o País, poderiam se digitalizar tão logo suas respectivas cabeças de rede o fizessem.

Costa também destacou que não haverá a possibilidade de uma retransmissora se digitalizar antes de sua geradora. "Para garantirmos isso, estudamos uma forma de estimular que todas geradoras se digitalizem dentro do prazo." O ministro também destacou que, no dia 10 de outubro, fabricantes de equipamentos e radiodifusores do Japão chegam ao Brasil para uma maratona de reuniões na qual se discutirá a implantação do padrão nipo-brasileiro de TV digital. Os japoneses ficarão três dias no País e deverão tratar, entre outros temas, das especificações sobre as inovações a serem incorporadas ao sistema ISDB, como o middleware (sistema operacional) e o MPEG IV (compressão de áudio e vídeo) desenvolvidos pelos pesquisadores brasileiros.

Hélio Costa também informou que o resultado das reuniões com os japoneses será levado oficialmente à reunião da Comissão Interamericana de Comunicações (Citel), em 17 de outubro, na Venezuela. A idéia é dar uma definição ainda mais ampla ao padrão nipo-brasileiro na Citel, imprimindo-lhe uma dimensão continental. Só falta convencer os países vizinhos de que a tecnologia adotada aqui também é vantajosa para o resto do continente.
André Silveira, de Brasília