01 agosto, 2006

TVA lança acesso remoto à TV via internet

Novidade será apresentada na feira da ABTA; operadora testa também, em São Paulo, serviço de conexão sem fio à rede, em banda larga

Eliane Pereira

31/07 - 15:12

A operadora de TV por assinatura TVA está lançando um novo serviço, o TVA Digital Portátil, que permite ao usuário assistir à programação da sua televisão em qualquer computador conectado à internet em banda larga. A novidade consiste num pequeno equipamento, o Sling Box, que conecta a caixa conversora da TV a cabo (o decoder) com a internet. O assinante que está fora só precisa acessar o Sling Box, via web, que ele envia a programação da TV de casa para o terminal que o cliente estiver usando (computador, laptop, palmtop).

O serviço só estará disponível para assinantes do pacote TVA Digital (cerca de 80 mil clientes em São Paulo) e vai custar R$ 1.199, incluindo o roteador, ou R$ 999, para os que já o possuem. O assinante paga ainda uma taxa mensal (a exemplo do que acontece hoje com o acesso em banda larga).

Um software especialmente desenvolvido para a operadora permite que o usuário mude de canal e programe gravações no DVR. Não é necessário ter placa de captura de vídeo no computador.

A outra novidade, esta ainda em fase de testes, é o acesso à internet em banda larga sem fio, via rede WiMax. A TVA, em conjunto com a Samsung, já tem três antenas em São Paulo com as quais está testando a tecnologia em diversos cenários e condições. Além da mobilidade e da portabilidade (características disponíveis também em outros sistemas de transmissão, como GSM, por exemplo), a grande vantagem do WiMax é que o custo do serviço é extremamente baixo.

"Nosso maior desafio, hoje, é definir o timing de implantação", afirma Leila Lória, diretora superintendente da TVA. Os dois serviços estarão em demostração de amanhã a quinta-feira (dias 01, 02 e 03 de agosto), durante a feira e congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura - ABTA 2006, que acontece no ITM Expo, em São Paulo.