09 março, 2009

Apple segue tendência dos Netbooks?

Esta circulando um protótipo não oficial da Apple seguindo a linha dos Netbooks.

Saiba mais aqui

(Via Gizmodo.)

05 março, 2009

Comunicação Locativa de Nicho

Ontem em uma conversa com a responsável pela ação de Bluetooth Marketing realizada pelo Grupo A Tarde no Carnaval 2009 de Salvador, pude constatar mais uma evidência dessa forma de comunicação que tenho divulgado aqui no blog. Segundo ela, a ação não surtiu efeito, já que não houve nenhum comentário (feedback) por parte dos foliões que circularam pela Bluetooth Zone instalada na Barra (próximo à concentração dos blocos).

Bom, fazendo uma análise da situação e aplicando o conceito da Comunicação Locativa de Nicho podemos sugerir justificativas do insucesso da ação. Primeiramente, sem levar em conta a questão de segurança em relação a utilização dos aparelhos de celular no circuito do carnaval (apesar de outras ações utilizando este dispositivo tenho surtido efeito comprovando que alguns foliões ainda se arriscaram em levar os aparelhos), a insucesso pode ter sido ocasionado pela questão "locativa". A Bluetooth Zone foi implantada em um espaço híbrido descaracterizado uma vez que serve de passagem para foliões, trios, curiosos, etc. ou seja, não é um "lugar" estabelecido. Da mesma forma que o "público" que se encontrava nesse espaço não estava disposto a receber notícias, já que não havia um "contexto" para tal. O conceito de nicho também é afetado uma vez que temos uma massa de foliões e não propriamente um nicho. O carnaval já é por si só é um evento de caráter massivo. Apesar de algumas experiências em lugares "massivos" como em estádios, por exemplo, tenham surtido efeito desejado por que o conteúdo enviado era de interesse do "grande público" torcedor.

Talvez essa mesma justificativa sirva para o insucesso da primeira experiência (digo insucesso, porque não me chegou informações de outras ações do mesmo tipo) do Bluetooth Marketing através do Outdoor Interage, já que as pessoas que passavam pelo Outdoor recebia uma informação descontextualizada, ou seja, o local da ação era inadequado.

Por enquanto são apenas elocubrações para chegar em alguma conclusão daqui a dois anos quando encerra meu prazo de doutoramento.

28 fevereiro, 2009

Mobile Advertising continua crescendo mesmo com a crise

Na íntegra, via Praesto Convergence:

Uma notícia de hoje publicada na Advertising Age mostra que, apesar da crise que já afeta fortemente o mercado publicitário mundial, os investimentos em mobile de algumas marcas continuam crescendo devido à alta performance alcançada pelas experiências realizadas nos anos anteriores.

Segundo a matéria, só as marcas Jaguar e Land Rover já alocaram cerca de US$ 2,65 milhões para gastos com mobile marketing em 2009,  sendo que cerca de 60% (US$ 1,6 milhão) serão destinados à compra de mídia na rede Admob nos EUA.


De acordo com o diretor de digital da Mindshare, agência das marcas, o canal móvel tem surpreendido por apresentar fortes resultados em resposta direta do consumidor, e não apenas pela criação de awareness (conhecimento da marca). Esta boa performance é potencializada pela alta capacidade de segmentação e pelo rápido crescimento do uso da Internet móvel entre o público-alvo.

O texto na íntegra pode ser lido aqui.

Bluetooth e Redes Sociais

O uso da conexão Bluetooth chega às redes sociais através de um sistema chamado Cityware, ferramenta disponibilizada pelo site de relacionamento Facebook. O sistema funciona da seguinte forma: o usuário se cadastra no site e registra uma ID que será reconhecida por dispositivos bluetooth em qualquer lugar que ela esteja:

"Users register with the Facebook tool, called Cityware, to track encounters in the real world via Bluetooth."

A proposta é aumentar a proximidade entre os usuários do Facebook no "mundo real":

"The ambition for the Facebook tool is to have mobile phones alert each other when in the proximity of another Facebook user who shares common interests or common friends."

Veja mais aqui

26 fevereiro, 2009

Bluetooth no carnaval pernambucano

Voltando a blogar depois das férias (apesar de continuar com as leituras e tb de escrever um artigo para a Compós 2009), começamos pelo fim... do carnaval e início do ano !!!!

O projeto divulgado abaixo é semelhante ao proposto por mim no edital de Cultura Digital 2008/2009 da FUNCEB. A idéia é semelhante e utiliza o sistema Bluetooth para Educação Patrimonial no Centro Histórico de Salvador através de envio de Podcasts (trarei mais detahes em breve). Outroprojeto que venho trabalhando chama-se Bluetooth News e tb parte deste mesmo princípio de veiculação de informações. Num recente artigo que escrevi para a Compós 2009 denomino estas práticas de "Comunicação Locativa de Nicho".
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Se você está indo (ou já foi) para o Recife neste carnaval, ative o bluetooth do seu celular. Este ano o carnaval pernambucano conta com o bluetooth marketing.


A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) está presente em diversos pontos da grande Recife com promotores devidamente identificados. Os conteúdos distribuídos aos foliões via bluetooth são: a programação do evento, wallpapers e músicas.

(Via Mobilepedia.)