26 março, 2006

Canadá reforça apoio ao audiovisual brasileiro

Ruy Barata Neto [23/03 - 11:37] Principal órgão público de produção e distribuição do audiovisual canadense assina acordo com o Minustério da Cultura Brasileiro
Um dos responsáveis por tornar o Canadá referência mundial em animações e documentários, o Ofício Nacional do Filme (NFB, na sigla em inglês que significa National Film Board) agora fortalece as suas relações com o mercado brasileiro. O órgão público, mantido pelo governo canadense, assinou acordo de cooperação com a Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura do Brasil, anunciado oficialmente nesta quinta-feira, dia 23. O NFB quer descobrir, no País, novos formatos de animação, documentários e filmes experimentais para ajudar a desenvolver. O acordo está fincado em quatro pilares: financiamento de projetos de co-produçãoo; distribuição conjunta das obras; produções para novas tecnologias e comercialização do catálogo de filmes produzidos pelas produtoras brasileiras. Além de colaborar com programas de treinamento e educação nas artes visuais e, intercâmbio de conhecimento tecnológico.

Dentre as iniciativas concretas estabelecidas no acordo estão o aporte de CAD$ 50 mil (dóleres canadenses) para um fundo de desenvolvimento do document?rio. Os recursos ficar?o sob a ger?ncia da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV) e da Secretaria do Audiovisual. Além disso, dois animadores brasileiros deverão ser incluídos no Programa Hothouse do Estúdio de Animação do NFB. O projeto aproxima doze jovens animadores durante duas semanas envolvidos com criação de projetos.

Além do programa de cooperação, o NFB também possibilitou a visita ao Brasil de outros 20 criadores e produtores canadenses que farão intercâmbio com profissionais brasileiros. Como parte do seu projeto internacional, que já vem sendo realizado há dois anos, a ABPI-TV coordena nesta quinta, dia 23, e na sexta, 24, o Fórum Co-produzindo com o Canadá, cujo o principal objetivo à colocar produtores brasileiros e canadenses frente a frente para o início de conversas sobre projetos que poderão ser materializados ao longo do tempo.
A abertura da semana do Canadá no Brasil aconteceu na quarta-feira, dia 22, com uma sessão para convidados da Mostra de Cinema Canadense do National Film Board. A Mostra ficará aberta ao público a partir de sexta-feira, dia 24, e vai até quinta-feira, dia 30. As sessões acontecerão simultaneamente em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília através de projeção digital, disponibilizada pela Rain Network. O NFB também possui grande interesse em aplicar as técnicas de projeção digital que começam a ser disseminadas no Brasil. A mostra canadense é composta por 3 longas, 1 mídia e 28 curtas-metragens masterizados em HDCam, formato que garante a preservação das obras em alta definição, ideais para o cinema digital. Trás ganhadores do Oscar: Ryan; Bob's Birthday e Special Delivery serão apresentados. Além do premiado com o Palma de Ouro, When The Day Breaks e, uma animação vencedora do Urso de Ouro, Ame Noire, que conta a história da raça negra utilizando uma técnica de tinta óleo sobre vidro. Somente pela qualidade dos filmes selecionados, o público que for assistir a mostra sairá confiante de que a parceria com o Brasil será fundamental para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro.