26 março, 2006

TVs publicam comunicado em apoio ao padrão japonês

[23/03 - 10:46] Com um slogan "Televisão Digital - 100% Brasil. 100% grátis", emissoras fazem lobby pelo sistema ISDB-T
As emissoras de TV publicaram nesta quinta-feira, dia 23, um comunicado em favor da escolha do padrão japonês para as transmissões digitais. Sob o slogan "Televisão Digital - 100% Brasil. 100% grátis" , elas afirmam que a escolha da modulação ISDB-T será a única que garantirão gratuitamente a todos os brasileiros os benefícios da digitalização. Assinado por Bandeirantes, Cultura, Globo, Record, RedeTV, Rede Vida, SBT, 21, CNT e Rede Mulher, o texto diz que a decisão é urgente, uma vez que a digitalização da televisão por assinatura e a telefonia móvel já foram implantadas em 1998.

Leia o comunicado na íntegra:

"Comunicado

O país tem assistido a um amplo e democrático debate sobre o sistema digital a ser adotado pela televisão brasileira.

Isto é saudável.

Mas não se pode esquecer a questão fundamental - o que está em jogo, objetivamente, é uma só definição:

Qual é o melhor modelo de televisão para o Brasil.

Nada pode justificar que o brasileiro seja privado de usufruir, gratuitamente, de uma televisão com imagem e som de alta qualidade, que possa ser assistida em movimento, em aparelhos portáteis e que ofereça opções de interatividade para o telespectador obter informações, serviços e diversão adicionais à programação exibida, usando apenas o seu controle remoto.

É neste sentido que nós, representantes do setor de comunicação social, que temos responsabilidades perante a sociedade, disciplinadas pela Constituição Federal, nos dedicamos, por vários anos, a estudar esta questão e, junto com diversas universidades brasileiras, podemos afirmar que o sistema ISDB-T desenvolvido no Japão, com os aperfeiçoamentos criados pelos cientistas nacionais, é o único sistema que garantirá, gratuitamente, a todos os brasileiros todos os benefícios da televisão digital.

Diante das manifestações de outros setores sobre essa escolha, nos sentimos no direito e no dever de externar publicamente a nossa opinião. Esta decisão é urgente. O tema vem sendo estudado pelo Governo, universidades, a Sociedade de Engenharia de Televisão e Telecomunicações e radiodifusores, desde 1998.

Não faltam elementos para a tomada de decisão.

A digitalização de outros setores, como a telefonia móvel e a televisão por assinatura, já foi implantada desde 1998.

Não faz sentido que a TV livre e gratuita fique condenada ao atraso tecnológico e impedida de oferecer televisão de alta definição, de graça, ao povo brasileiro. Hoje, isso só pode ser oferecido pelos demais setores àqueles que podem pagar.

Temos certeza de que o Governo brasileiro tomará sua decisão com a urgência que o assunto exige em benefício da sociedade brasileira, que merece continuar a ter acesso, livre e gratuito, a uma das melhores televisões do mundo.

Esta televisão que é e deve continuar a ser fator decisivo de promoção de desenvolvimento econômico, de inclusão social e de fortalecimento da identidade e coesão nacionais.

Televisão digital - 100% Brasil. 100% grátis.

Bandeirantes - Cultura - Globo - Record - RedeTV - Rede Vida - SBT - 21 - CNT - Rede Mulher"