19 fevereiro, 2008

Telona > Telinha > Te...

A grande sensação no Mobile World Congress na Espanha foram os celulares prontos para receber o sinal da TV Digital. O cinema é a telona, a TV é a telinha e o celular? Esta lançado o concuso para dar nome à "telinha" do celular... uma teleca? uma telezinha?...
____________________________________



Motorola, Nokia, LG e Samsung apresentam celulares com TV digital na Espanha

RODOLFO LUCENA

Enviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona

Há algum tempo, carregar no bolso um televisor era uma impossibilidade física. Mas já é uma coisa relativamente comum em países da Europa e da Ásia onde se dissemina a transmissão digital para dispositivos móveis, denominação que engloba várias linhas de produto, mas tem endereço certo: o celular.

Trata-se de um mercado em construção e ninguém quer ficar fora dele, a julgar pelo que está sendo apresentado em Barcelona, no Mobile World Congress --maior evento internacional de telefonia do mundo, de que participam cerca de 1.400 empresas.

A Motorola, que recentemente anunciou sua disposição de se desfazer de sua unidade de celulares --vender, talvez--, parece não pretender ficar fora desse mercado. Mostrou uma TV digital portátil, sem telefone, que também armazena vídeo e ainda funciona como navegador GPS.

Celular chinês é apresentado na estande CMMB (China Mobile Multimedia Broadcasting), em Barcelona, na Espanha
Mas não vai servir para os brasileiros, pois o aparelhinho capta a TV digital do padrão DVB-H, utilizado por países europeus e asiáticos --mas não pelo Japão, cuja tecnologia é empregada na sistema brasileiro de TV digital.

É o mesmo caso de outros aparelhos demonstrados na feira, como o N96, da Nokia. A empresa nem usa o nome telefone para designar o dispositivo, preferindo chamá-lo de computador multimídia.

Ele tem, como outros modelos com painel deslizante, um tecladinho alfanumérico. Mas também desliza para baixo, deixando à mostra, do outro lado, os botões para navegar pela TV digital, trocando canais e executando outras funções. Para completar a aura televisiva, tem um suporte embutido, permitindo que você o coloque de ladinho na mesa.

A Samsung, por seu lado, também demonstrou seu aparelho para a TV digital européia, o P960, que funciona no padrão DVB-H e deve chegar ao mercado em abril próximo.

Brasil

O lançamento do P960 virá, provavelmente, depois da entrada no mercado brasileiro do celular com TV --pois a empresa está prometendo o dispositivo para o mês que vem.

Aliás, a Samsung já está usando um modelo de celular-TV vendido no Japão para demonstrar a capacidade de sintonia e qualidade de padrão que o portátil pode oferecer.

A gigante coreana não vai ficar sozinha por muito tempo no mercado brasileiro, pois sua concorrente e compatriota LG é uma das que pretendem mostrar sua TV de bolso com capacidade de fazer telefonemas.

China

Enquanto isso, do outro lado do mundo, a China não pára em sua febre de construir infra-estrutura antes dos Jogos Olímpicos; não é diferente na televisão móvel.

No estande da CMMB (China Mobile Multimedia Broadcasting), era demonstrada, em diferentes celulares, ao vivo a TV digital móvel que está em testes no país.

A experiência abrange hoje oito cidades da China. O cronograma é ambicioso: o objetivo é dar condições para que antes da Olimpíada, o serviço comercial entre no ar e esteja em todo o país.